-->

quarta-feira, 17 de março de 2010

Plenária Nacional adia o Congresso Extraordinário da FASUBRA


O XX Congresso da FASUBRA (CONFASUBRA), ocorrido em maio/2009, em Poços de Caldas (MG), indicou a realização de um congresso extraordinário em julho/2010 para debater questões estatutárias e de organização sindical. A Plenária da Federação reunida na semana passada avaliou, por unanimidade, ser melhor postergar sua realização, justificando ser necessário "se priorizar neste período a Campanha Salarial, que demandará uma concentração de esforços coletivos para o seu desdobramento, em ações práticas".


Esse é um dos motivos, mas não o único. No primeiro semestre haverá atividades da Campanha Salarial para o reajuste de 2011, mas, depois de junho, praticamente todos os militantes sindicalistas se envolverão na batalha política mais importante do ano: as eleições presidenciais, de governos estaduais e de deputados. Não sem razão, afinal o resultado da eleição presidencial é crucial para anseios e interesses de todos os trabalhadores e de seu movimento.


Sendo assim, é mesmo mais adequado remeter o Congresso da FASUBRA para um momento posterior às eleições gerais de outubro, permitindo mais tempo e tranquilidade para prepará-lo materialmente e para avaliar a nova conjuntura (Qual será o próximo presidente? Que nova correlação de forças surgirá? Igual, melhor ou pior para os trabalhadores?).


A deliberação da última Plenária da FASUBRA é para que, passada a eleição de outubro, faça-se nova Plenária dos sindicatos de base logo em seguida, a qual decidirá qual a pauta e qual a melhor data para o XXI CONFASUBRA. Considerando que já se vai estar perto do final de ano, aumenta a possibilidade de que ele só se realize em abril de 2011, época sugerida como preferencial pelos militantes da CTB da FASUBRA.

Um comentário:

Roberto disse...

Melhor assim mesmo. Nao entendo porque ter congoresso de fasubra todo ano.