-->

sexta-feira, 12 de março de 2010

Proibido usar jaleco em público

Na verdade, o Projeto de Lei 410/09, aprovado na quarta-feira (10/03) pelos deputados estaduais paranaenses, não proíbe o uso de jalecos e aventais em todos os locais públicos. Estudantes de Medicina vaidosos ainda podem continuar "desfilando de branco" pela Rua das Flores, por exemplo, desde que não resolvam fazer um lanchinho na rua.


O Projeto 410 pretende coibir que profissionais da área de saúde usem jalecos, aventais ou outro tipo de vestimenta de proteção individual de trabalho em ambientes públicos que servem refeições, como bares e restaurantes. Essa proibição não vale para refeitórios e lanchonetes situados dentro dos hospitais e clínicas médicas.


Os próprios profissionais e estudantes da área de saúde que frequentem ambientes onde circulem agentes patogênicos infecto-contagiosos devem ter a clara consciência dos riscos que podem levar ao público quando saem à rua trajando suas vestimentas de proteção. Quem trabalha num hospital do porte de um HC sabe que ali circulam agentes microbianos de alta virulência, patógenos que desenvolveram resistência a muitos antibióticos. Pode ser chato ter que tirar o jaleco só para ir fazer um lanche na esquina, mas trata-se mesmo de uma questão de consciência de saúde pública.

Um comentário:

PARANÁ disse...

no RU - Restaurante Universitário central, isto já era regra, apesar que os estudantes da área de áúde no geral, já tem esta conciência, mas sempre tem aqueles que estão aéreo, e querem entrar com seus aventais, porem nós que trabalhamos ali na portaria, os recomendamos a retirar o avental, e somos atendidos sem maiores problemas.
diferente do que vem acontecendo nas lanchonetes e restaurantes das imediações do HC, a circulações destas pessoas sem conciência nenhuma do perigo de contaminação que estão levando aos frequentadores destes locais, deveriam nestes locais colocarem adesivos indicando a proibição.

querem dois exemplos, o posto da Caixa Econômica Federal e o Posto do Banco do Brasil no Pátio da Reitoria, nestes locais é normal o transito das pessoas com seus aventais.