-->

segunda-feira, 1 de março de 2010

Dia da Mulher comemorado com ato público e show musical em Curitiba


Em 2010, mulheres do mundo inteiro comemoram o centenário do Dia Internacional da Mulher. Em Curitiba, a União Brasileira de Mulheres – Seção Paraná (UBM-PR) conclama à participação no Ato Público marcado para 06/03 (sábado), às 11 horas, com caminhada que vai da Praça Santos Andrade à Boca Maldita. No dia 8, a entidade patrocina e convida para o Show "Faces de Mulher", às 20h00, no Teatro Salvador de Ferrante (Guairinha).

As manifestações que ocorrerão em diversos países por ocasião do 8 de março querem reafirmar as lutas e conquistas da mulher em busca da igualdade de gênero, ao longo desses 100 anos de existência da data simbólica. Em Curitiba, o ato público do dia 06/03 - coordenado pelo Fórum Popular de Mulheres, Marcha Mundial das Mulheres, Federação de Mulheres do Paraná e demais entidades do movimento feminista, popular e sindical - contará com a participação de centenas de mulheres, que se concentrarão na Praça Santos Andrade às 11 horas. De lá seguirão até a Boca Maldita, local final da manifestação.

“É um momento de nós, mulheres, contribuirmos para o debate sobre a relação mulheres x poder. Este é um ano político e é fundamental superar a subrepresentação feminina na política e em todos os espaços de poder para impulsionar o avanço da democracia no Brasil. As eleições deste ano constituem importante momento desta luta. E as conquistas das mulheres se dão no ventre da liberdade e da democracia, mas também sob a pressão das próprias com o apoio da sociedade”, explica Elza Campos, coordenadora estadual da UBM-Paraná.


Show Faces de Mulher
No dia 08 de Março, a UBM-Paraná, em conjunto com a Rede Esperanto (RDEE), promove a 2ª edição do Show "Faces de Mulher". O espetáculo será realizado no Teatro Salvador de Ferrante (Guairinha), às 20 horas.

Na ocasião, as cantoras Janaina Fellini, Raquel Santanna, Simone Magalhães, Clarice Mendes, Maria Isabel Corrêa e Zezé Chagas realçarão as transformações alcançadas na trajetória de lutas das mulheres e a consolidação de sua presença na música paranaense e brasileira. Além da música, o público também poderá conferir as esculturas da artista plástica Graciela Scandurra, que farão parte do cenário, representando a mulher em movimento.


O valor do ingresso é de R$ 5,00 (estudantes) e 10,00 reais (público geral). Os ingressos podem ser adquiridos no próprio local do show ou no
site do Teatro Guaíra.

22 comentários:

Milton-UFPR disse...

Eu particularmente não separo gênero em relação ao poder. Já temos exemplos que as mulheres se assemelham aos homens quando no poder...

ROSA CHICLETE disse...

sANTO MILTON. VOCÊ NAOI EXISTE MESMO!
AINDA BEM QUE TEMOS 2 DIRETORAS AQUI DO SINDICATO QUE FAZEM PARTE DA PASTA DA MULHER, LA NA FASUBRA.
ATE O MOMENTO NENHMA MANIFESTAÇÃO NESTE SENTIDO.
VAMOS VER O QUE ESTAS NOBRES DIRETORAS TEM PRA APRESENTAR COMO VALORIZAÇÃO DA MULHER.
AGUARDEMOS!!!

Mariana disse...

Que barbaridade, seo Milton! Mulher fica igual homem estando no poder? Entao que se danem os tratamentos desiguais que se dá a homens e se dá a mulheres no trabalho por exemplo? QUe se dane a violencia domestica contra a mulher? Se na França tão civilizada, uns 20% dos homicidios contra mulheres é caso de marido matando a esposa, imagine aqui!!! E nao precisa trabalhar essas desigualdades historicas??? Tá maluco? Voce nunca estudou Historia? Vá se catar!!!!!

Guaracira disse...

Mulher é sempre mulher, nunca será como homem!! Isso é fisiológico,. biológico! e creio que nenhuma mulher reinvidique isso1
Nossa luta é para que tenhamos direito ao mesmo salário dos homens, quando ocuparmos o mesmo cargo e posição, por exemplo. O que impede? Por que essa diferenciação? Mulher é muito capaz em várias áreas e o homem em outras além de que podemos desempenhar muito bem inúmeras funções anigamente só atribuidas ao homem. Isso é sinal de progresso e é nesse sentido que se desenvolve a luta das mulheres! somos guerreiras sim e isso a história vem demonstrando!!!

Rosa Maria disse...

Vai ter um Seminário para Mulher Trabalhadora promovido pela Fasubra. já que as responssaveis por essa Coordenação são as duas diretoras do sinditest, pergunto como se faz para participar do evento?
O sindicato vai escolher quem mandar ou não vai mandar porque entende que isso nao é importante ou vai mandar somente DIRETORAS ou AMIGUINHAS DO SALVADOR MESSIAS???
MAMÃE, EU QUERO...quero particpar dos eventos sindicais e fasubrais...Deixa, mamãe, deixa??!!

Sinditest-PR disse...

Seminário de Mulheres da FASUBRA
Inscrições no SINDITEST-PR

Dias 06, 07 e 08 de março a FASUBRA realizará o II Seminário da Mulher Trabalhadora da FASUBRA na cidade de São Paulo/SP. o Seminário tem caráter formativo e abordará temas como a mulher no mundo do trabalho, a mulher na política e a violência contra a mulher.

Filiadas interessadas em participar do Seminário tem até as 18 horas de terça-feira (02/03/10) para se inscrever por telefone no SINDITEST-PR diretamente com a funcionária Ana Paula.

PARANÁ disse...

muito interessante o posicionamento do Sinditest neste blog.
1º) como ouve uma divulgação deste seminário através deste blog, a diretoria se expertou e abriu as inscrições, pois com toda certeza só iriam como de costume os apadrinhados da diretoria.
2º) na pressa de querer acetar acabam errrando, equivocadamente abrem inscrição somente para mulheres.
3º) esta discussão tambem interessa a muitos Homens.
4º) pelo que sei não esta em debate o movimento feminista, mas discuções en torna da mulher.
5º) sempre participei e continuarei a participar nos debates de generos, e para encerrar, não é de agora que a mulher mereçe seu lugar ao sol já passou da hora, muito mais que seu lugar ao sol, temos que acabar com este preconceito desta sociedade maxista.

Milton-UFPR disse...

1. Não Paraná. A informação já estava no site antes desse blog.
2. Homens também podem participar.
3. Vc participava mais desses debates com uma candidata a tira-colo para angariar votos e não pela causa feminina...

Milton-UFPR disse...

Leia aí Paraná:

Vereadores vão ter de devolver parte do salário
Tribunal de Contas do Paraná julgou irregular o reajuste salarial de 53,7% concedido pela Câmara Municipal em 2004. Montante total que deve retornar aos cofres públicos não foi revelado, mas cabe recurso da decisão

Guaracira disse...

Interessante a manifestação do Sinditest aqui no blog! Isso é bom. No entanto, seria muito bom infomarem; a)qual o nº de "filiadas" que poderão participar do evento? b)todas as que se inscrevrem terão participação garantida? c) qual o cirtério de participação?

Milton-UFPR disse...

Fala sério Dona Guaracira,
Você acha que existem TANTAS "voluntárias para discutir o tema em São Paulo??

Regina disse...

Mais uma vez o colega Milton falou bobagem. Certamente ele não sabe do que está falando ou vive em outro planeta

Sinditest-PR disse...

Confira a carta feita pelo Grupo de Trabalho dos trabalhadores FUNPAR/HC e assinada pelo SINDITEST-PR.

Cerca de seiscentos trabalhadores da FUNPAR/HC lotaram o Auditório do 7º andar do HC na última assembléia do SINDITEST-PR. Na pauta: a luta contra a demissão dos funcionários FUNPAR HC/UFPR prevista no Acórdão 98908/2002. Convidados pelo SINDITEST-PR, estiveram presentes o Reitor da UFPR, Prof. Dr. Zaki Akel, a Diretora Geral do HC, Dra. Heda Amarante e o Superintendente da FUNPAR Prof. Pedro Steiner Neto. Em sua fala, o Reitor Zaki Akel se comprometeu a não acatar uma eventual ordem para demissão dos quase 1200 funcionários FUNPAR/HC, afirmando inclusive que o HC não sobrevive sem a manutenção desses trabalhadores. Sugeriu ainda três alternativas para não demissão:

1) Abertura de concurso público;
2) Migração desses trabalhadores para uma Carreira em extinção;
3) Prorrogação do Acórdão.

A Diretora do HC e o Superintendente da FUNPAR apenas ratificaram a posição manifestada pelo Reitor. A categoria participou ativamente exigindo garantias. Diante disso, o Reitor afirmou ainda que, “vou para a cadeia, mas não vou demitir nenhum funcionário da FUNPAR/HC”.

Diante das posições colocadas na Assembleia e ouvida a categoria, o SINDITEST-PR entende que essa foi uma importante etapa da luta contra as demissões. Mas isso não basta, pois até agora são só expectativas. Apenas a união de toda a categoria, presente em todos os momentos que for convocada, garantirá que promessas virem realidade.

O SINDITEST-PR, através do GT FUNPAR está dando encaminhamento aos anseios de toda a categoria e já solicitou oficialmente a constituição e início dos trabalhos da Comissão que será formada pelo sindicato, Reitoria, HC e FUNPAR. Em breve divulgaremos o plano de ações para o próximo período.

A luta está só começando e a sua presença é indispensável. Compareça e participe de todas as atividades convocadas pelo SINDITEST-PR.

Guaracira disse...

Muito bem, SINDITEST-PR! Usando este blog para prestar esclarecimentos à categoria! Sejam bem-vindos e usem este espaço que realmente é DEMOCRÁTICO e permite que todos, sem exceção, façam suas postagens e comentários.
Só uma dúvida me vem á mente: a opção de vocês em usar este espaço também seria porque aqui os acessos são em maior número? será por que estamos constantemente atualizando o blog?

Se não quiserem responder, sem problemas! O fato de estarem utilizando o espaço da OPOSIÇÃO à sua Diretoria já nos dá anos luz de vantagem!

Milton-UFPR disse...

Dona Guaracira "ingênua". Falei com a Diretoria do sinditest. Os acessos nesse blog são infinitamente menores que o site do sinditest. Não foi ninguém da diretoria do sinditest quem postou aqui. Como qualquer um posta aqui, pegou a informação do site e colou no blog se intitulando Sinditest.

Dodo disse...

Se a inclusão do informe publicado no site do Sinditest sobre a assembleia da FUNPAR partiu de alguém da Diretoria ou não, pouco importa. Importa que, embora tardiamente, houve uma informação publicada, tarefa obrigatória de uma Direção sindical.
E este blog não se recusará a republicar o que no site do Sinditest for divulgado, se atende ao interesse da categoria. Aliás, pra poupar isso é que incluímos em nosso rol de links o do próprio Sinditest. Pois entendemos que um site, um jornal impresso, outros veiculos de divulgação devem ser DA ENTIDADE, e não apenas de sua Diretoria.

Prezaríamos muito, além disso, que as demandas e cobranças legítimas feitas por filiados da base - e nós, da oposição, também somos da base e não "alienígenas mal-intencionados" - fossem respondidas nos devidos termos pela Diretoria do Sinditest, quer respondendo aqui no Blog, quer através dos veículos de divulgação do Sinditest. Parece, porem, que pedir esse grau de convivencia democrática e transparência é pedir demais à atual Diretoria do Sinditest. Paciência!

Luis Otávio disse...

É claro que o Milton não tem como saber se o acesso a esse blog é maior ou menor que o site do Sinditest. E também é claro que ele não tem como saber se o texto sobre a assembléia da Funpar foi ou não publicado por um diretor do Sinditest. A única alternativa pra que ele saiba o número de acessos do site do Sinditest e quem publicou o texto é ele sendo um dos diretores.
Então só posso concluir que ele é um dos diretores que se disfarça de base porque não tem coragem de assumir sua identidade.
Milton, Dois Santos e outros que pintaram por ai.

Milton-UFPR disse...

Qualquer um pode deduzir que o acesso a esse blog é menor, justamente porque são poucas as pessoas que postam. já no site do sinditest todos frequentemente visitam por causa das notícias sindicais. eu não sou diretor de nada, apenas um aposentado que gosta de verificar o que acontece nos meios em que vivi.

Dodo disse...

É coisa absolutamente natural que o site do Sinditest, sendo o site "institucional" da entidade, receba mais acessos, enquanto que um blog é um site de opinião e menos conhecido que o do sindicato. Não se está fazendo nenhuma disputa por qual site é mais acessado.
Porém, o que se deve lamentar é a sub-utilização do site do Sinditest, pois certamente muitas pessoas nele entram esperando obter informações detalhadas e vêem um site que é irregularmente atualizado, que não contém muitas informações necessárias - com destaque para as jurídicas -, e que pouco serve para mobilizar a categoria. Destacamos o problema da falta quase total de informações da Assessoria Jurídica, obrigando os filiados a telefonarem para o escritório do advogado, onde também com frequencia os atendentes não fornecem a informação suficiente.

Milton-UFPR disse...

ESSAS MULHERES...
Vinte cinco mil reais foi o valor combinado para a morte do prefeito de Rio Branco do Sul, Adel Rutz (PP), 36 anos, e a mandante do crime foi a ex-mulher da vítima, Josiane Portes de Barros, 31.

Guaracira disse...

Milton!

Alguns esclarecimentos: em que te baseias quando afirmas que os acessos a este blog são infinitamente menores que aos do site do Sinditest? Acaso são informações da Diretoria do sindicato? E como poderias saber quantos acessos este blog tem? Não sei se sabes - pelo visto desconheces- mas existe um CONTADOR DE ACESSOS, através do qual se pode conferir os acessos diários, semanais, mensais, traçando com isso uma estatística. E somente tem acesso ao referido contador, pessoas autorizadas, pois requer senha para login. Assim , caro Milton, a Diretoria do Sinditest até pode ter te dito que os acessos ao blog são INFINITAMENTE MENORES, mas estão jogando, sem o real conhecimento de causa. Então, nobre colega,qual de nós dois merece o adjetivo que me deste, INGÊNUA?
Uma outra prova de teu total desconhecimento e ingenuidade é a afirmação que fazes em teu último comentário, quando dizes: " Qualquer um pode deduzir que o acesso a esse blog é menor, justamente porque são poucas as pessoas que postam." Ora, Milton, o fato de somente algumas pessoas postarem comentários aqui não significa, em hipótese alguma que o acesso seja, por si só, menor. Por acaso todos os que acessam devem postar comentários??? Será que muitas pessoas não se limitam a apenas a ler as notícias, acompanhar o blog e se inteirar dos fatos? I' sorry, colega! Dedução pobre e ingênua essa tua!
Além do mais, este blog já publicou inúmeras vezes, notícias de real interesse da categoria, bem antes de aparecer qualquer menção no site do Sinditest. O pessoal já sabe que aqui as notícias estão sempre atualizadas, que os editores do blog estão empenhados em informar a base o mais rápido possível, coisa que nem sempre se observa no site sindical!!!
Esteja mais atento, please!

MEDEIA disse...

Sacanagem essa do Milton contra as mulheres, logo na materia alusiva ao DIA INTERNACIONAL DA MULHER!!!
Vem cá, ôh Miltão, você nao tem mãe nao? veio de chocadeira??Ta achando que todas as mulheres são iguais?? Ou você não é chegado na mulherada?? vai ver é isso...você tá mais pra "cuecão de couro", Village People e coisas do gênero...kkk
Nada contra a opção sexual de cada um, mas atacar as mulheres dessa maneira??? algo de errado tem aí....heheeh