-->

terça-feira, 16 de março de 2010

De novo, a transparência. A falta dela

A TV Paranaense e o jornal Gazeta do Povo inauguraram ontem um ciclo de reportagens sobre maracutaias na Assembléia Legislativa do Paraná envolvendo contratações irregulares de funcionários da AL e os "Diários da Assembléia", onde devem ser publicadas as nomeações. Pelas primeiras informações, os "rolos" parecem ser grandes. Nessas publicações oficiais da AL, há coisas que aparecem e outras que são escondidas do conhecimento público. A investigação da imprensa tenta levantar o véu que cobre as mutretas.

Enfim, de novo volta à cena a questão da transparência. Que deve ser entendida como um dos pilares de uma democracia sólida. Afinal, os cidadãos cumprem deveres, pagam impostos e tem o direito de saber como os recursos são gastos por quem recebeu pelo voto a incumbência de dirigir a sociedade.


Em escala menor, mas refletindo a mesma essência, temos cobrado incansavelmente a efetiva realização da transparência, de contas e de atos, da Diretoria do Sinditest. Impossível entender como, em tempos de internet, cada vez mais acessível para publicar informações e para as pessoas lerem, um sindicato nega a seus filiados o conhecimento de tudo o que é realmente feito com as mensalidades que pagam. Não à toa, por isso, mantemos neste blog o banner da entidade "Transparência Brasil".


Tão ruim quanto a omissão, ocorre também a informação falseada, como se comprovou no caso da notícia sobre a venda da "chácara" no Jornal do Sinditest de agosto-setembro/2009, desmascarada pela Oposição sindical e hoje até objeto de inquérito no Ministério Público.


A ausência de informação completa, a desinformação e a contra-informação são faces do mesmo problema: a falta de transparência na gestão de coisas que são públicas. E que também revelam desprezo pelo melhoramento do processo democrático. Seja na sociedade em geral, seja no movimento sindical.

5 comentários:

PARANÁ disse...

TRANSPARÊMCIA,
hoje está fazendo exatamente 158 dias que foi protocolado no SINDITEST 07/10/2009, um requerimento assinado por 14 filiados solicitando informações sobre a venda da chácara.

TRANSPARÊNCIA na resposta nenhuma.

pois até agora não foi dado nemhuma satisfação aos filiados, quanto mais resposta!!!!!

mas quem vai colocar tudo estes acontecimentos as claras com toda TRANSPARÊNCIA que a categoria mereçe, é a dona JUSTIÇA e suas ivestigações que estão em curso.

é só aguardar.

pedir a este grupo que divulguem a verdade via internet com TRANSPARÊNCIA, é demais pois se assim o fizerem estarão assinado suas próprias sentenças de culpa, pois o que tem de coisa errada!!!! é de arrepiar.

Choque de Gestão disse...

Transparência na UFPR.

"Queremos colocar o orçamento na internet, que fique clara toda a aplicação de recursos. Não só o orçamento de custeio, mas tudo o que gastamos." Zaki Akel Sobrinho (em campanha Fonte: http://www.jusbrasil.com.br/noticias/426910/ufpr-sem-funpar-hc-e-inviavel-diz-reitor-entrevista-zaki-akel-sobrinho-quero-ouvir-mais-os-estudantes)

No ambito da UFPR também não existe tranparência, apesar da promessa feita pelo Mag. Reitor. Se quer os instrumentos de implantação obrigátória por lei, como a página de Transparência, são utilizados. E aqui, tal qual no Sinditest, as coisas só ficam mais claras quando há a atuação de um orgão de controle externo. É uma pena.

Luis Otávio disse...

Só não ve irregularidades na atual gestão do Sinditest aquele que por omissão, cumplicidade, culpa, preguissa ou todas as anteriores gosta de fazer de conta que está tudo certinho.
E as pessoas fazem barbaridades contando com a lentidão da justiça e com a omissão da maioria.
Tomara que neste caso a verdade venha a tona mesmo que tardia.

FORMIGA ATÔMICA disse...

Paraná,
a resposta à solicitação assinada pelos 14 filiados foi tão transparente, tão transparente, que simplesmente ficou em branco, nula, sumida...Vai ver usaram, quando responderam, aquelas canetinhas mágicas que, com o passar do tempo, some do papel ou quem sabe algo do tipo HARRY POTER, que somente quem tem superpoderes pode ler os documentos!! Neste caso, o sumiço foi mais longe, ate dos correios, porque nenhum documento ou correspondência oriundos do Sindicato com as respostas solicitadas, chegou às mãos dos requerente.
Vai ver é essa a TRANSPARÊNCIA adotada pela atual Diretoria do Sinditest! heheeh

Claudio_ufpr disse...

Falando em transparência, alguém viu o contrato com as operadoras dos planos de saúde? Entendo que o plano ficou muito bom para os filiados(inclusive eu fiz o plano), e por isso, muitos tenham se omitido de criticar.
Mas não é raro o caso de soluções imediatistas que acabam se tornando sérios problemas.