-->

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Sinditest faz festa pré-demolição

A Diretoria do Sinditest está distribuindo convites para um almoço no dia 11/09 no barracão da r. Marechal Deodoro, 1899. Segundo seu informativo, trata-se de evento para comemorar antecipadamente o 28/10, Dia do Servidor. A antecipação é justificada pelo fato de a sede da Marechal entrar em obras de demolição em meados de setembro.

Sempre ajuda lembrar um pouco da história em torno da sede da r. Marechal e porque está sendo derrubada. Ao ser comprada, em 2001, o lugar continha duas casas, já algo antigas, que foram ambas usadas para funcionamento do sindicato. A gestão 2004-2005, comandada por Dr. Néris e Moacir Freitas, resolveu demolir uma delas, para no local erguer o barracão que lá está, usado para reuniões e festas, numa construção cujos custos nunca ficaram livres de suspeita para membros do Conselho Fiscal.


No entanto, a área construída do barracão extrapolou o limite permitido por Lei municipal de uso do solo, e a Prefeitura ameaçava com multas caso não houvesse demolição de parte do imóvel. Em vez de atender a exigência da Prefeitura de Curitiba, a gestão Dr. Néris-Moacir preferiu torrar uma poupança de 225 mil reais na compra de uma "chácara" em fins de 2005, esse famoso "mico" até hoje carregado por toda a categoria pagante de mensalidades sindicais. A pressão da Prefeitura e a necessidade de reformar o imóvel continuaram.


A atual Diretoria, presidida por Wilson Messias, optou pela compra de nova sede administrativa, pela vultosa soma de R$ 520.000,00, em outra operação imobiliária que deixou margem a dúvidas pela falta de transparência na exibição de documentos e contabilidade, além de feita ignorando totalmente a autorização do Conselho Fiscal. Devido a tudo isso, fica-se com razão para conjecturar de onde sai e sairá todo o dinheiro envolvido nessas operações...


Um capital de mais de 250 mil reais imobilizado num terreno inútil em Piraquara ("chácara") que não foi vendido até hoje, prestações da compra da sede nova de 520 mil reais, além de despesas correntes de pagamento de funcionários e manutenção de várias sedes - destas questões a Diretoria tem que dar conta. Felizmente não veio por aí, em 2008 e 2009, nenhuma grande greve nacional, que costuma envolver investimentos de muitos recursos (desde que se queira fazer a luta de verdade, é claro), e o Governo Lula está cumprindo o Acordo da Greve dos 100 Dias de 2007.


Quem sabe, se a Diretoria publicasse regularmente informações detalhadas de suas contas, com transparência, impediria que as pessoas ficassem "imaginando" coisas. Um único balancete atá agora publicado em março/2008 e a não-realização das duas Assembléias Ordinárias de prestação de contas, como manda o Estatuto - isso dá o que pensar e "imaginar".

6 comentários:

FORMIGA ATÔMICA disse...

Bem, parece que a política do "faça o que digo, mas não faça o que eu faço" é a mais utilizada por essa Diretoria "Paratodista". Trocando em miúdos, desde que assumiram o Sinditest, usam como defesa o ataque à gestão passada, seja à Diretoria, seja ao Conselho Fiscal. No entanto, vários Diretores de hoje já foram diretores anteriormente e não solucionaram inúmeros problemas, ao contrário, criaram mais. Vejam por exemplo: 1)a dívida da Nishifarma, que Sr. Antônio Néris deixou crescer absurdamente e até o momento ainda não foi paga, so anunciadda; 2) a construção da sede Marechal,na gestão Moacir/Néris, completamente IRREGULAR, tendo como consequência as inúmeras notificações e multas impostas pela Prefeitura e pagas com o meu, o seu e o dinheiro de TODA A CATEGORIA; 3) a compra também IRREGULAR de um chácara-canil, que nunca serviu e nem servirá para lazer de ninguém, pois nem eles que compraram utilizaram a tal chácara ( se fosse boa aquisição como alegam, porque nunca usaram para as festividades comemorativas, como essa do dia 11/09?);4) a inativação da Casa do Servidor ( na sede da Dr. Faivre esq. com Comendador Macedo), destinada a hospedar, a preço simbólico, os colegas do interior - ficou fechada durante toda a gestão Paratodos; 5) a recente aquisição da sede na Agostinho de Leão, usa em que uma assembléia aprovou X coisas e a Diretoria do Sinditest fez Y coisa, em total desrespeito a sua base, bem como ao Conselho Fiscal que nem foi consultado, desrespeito ao Estatuto da Entidade, à CLT etc, etc e tal.

Essa turma mente, falta com a ética e transparência, ilude a base, ludibria e se diz "PARA TODOS"...sim, para todos que rezarem pela sua cartilha, para todos que dançarem conforme sua música, pois do contyrário, nada terão,a não ser uma bela passada de rasteira!!!

Tá na hora, ou mais que na hora da categoria abrir os olhos...ainda há tempo!!!

Maria Lucia disse...

Por que será que esse pessoal gosta tanto de lidar com imóveis?
Compra, reforma.
Hummmmm
Sei não....
Luta sindical que é bom eles não fazem

Roberto disse...

Uma das coisas que se pode pensar é que os diretores do sindicato estejam confiantes na vitória e realmente já estejam empatando o dinheiro que ainda vai ser recolhido no futuro, em 2010 e 2011. Ou entao já deixando a cama pronta se a oposição vencer a eleição no final do ano, que irá assumir já pagando montes de dívidas com tanto imóvel.

PARANÁ disse...

é a coisa tá preta mesmo, ou melhor tem coisa aí, estão tentando limpar uma sujeira feita lá atrás na gestão do sr. Moacir e Néris, quando gastaram segundo levantamento realizado, mais de 300 mil na construção do barracão irregularmente, com notificação DE IRREGULARIDADES e tudo, nem engenheiro responsável pela obra tinha.
um dos metros de construção mais caros da época, mais de 1000 reais.
agora vão demolir o sobrado que para construir hoje, custaria em torno de um 150 mil, e a categoria vai pagar este prejuízo.
se naquela época foi o metro mais caro da construção, quanto vai custar nesta obra HOJE?
algumas coisas tem que ser lembradas aqui, para que a categoria possa relembrar as enganações praticadas no passado por este grupo, afora o relembrado pela FORMIGA ATÔMICA e por sinal muito bem lembrados, perguntas que não querem calar;
já pagaram a divida de 234 mil da NISHIFARMA, responsabilidade do sr NÉRIS?
o CONSELHO FISCAL já autorizou tal investimento?
já foi realizado alguma assembléia para á aprovação desta obra?
se irão iniciar a obra no dia 12 de setembro, então já efetuaram o pagamento do projeto, sem á autorização do CONSELHO FISCAL?
a Prefeitura Municipal de Curitiba já forneceu o ALVARÁ DE CONSTRUÇÃO?
ou será mais uma obra IRREGULAR?
com o pagamento da pretação da nova sede mais os investimentos nesta obra, não estão mais uma vez desrrespeitando o ESTATUTO DA ENTIDADE quanto a limitação financeira?
ou será que a categoria vai almoçar e esquecer tudo isto?
um aviso a esta Diretoria e Diretorias anteriores presididas por eles;
VOCES SABEM QUE O MINISTÉRIO PUBLICO ESTÁ DE OLHO E ACOMPANHANDO AS IRREGULARIDADES PRATICADAS, E NÃO ESTÁ LONGE DE SAIR UMA DECISÃO EM FAVOR DA CATEGORIA.
ou será esta mais uma irregularidade que terei que ir denunciar?

PARANÁ

ALÔ ALÔ FISCALIZAÇÃO disse...

Meu Deus!!!!!

porque será que vão começar a demolir no sábado?
seria porque a fiscalização da Prefeitura não atua neste dia?
tem caroço neste angú.

GUFLOS disse...

Caroço nesse Angú...
vários caroços isso sim..
Só que ninguém quer saber..
são sempre os mesmos a se preocupar e dar algum depoimento aqui.
Se tivessemso uma outra forma de abrir os olhos da categoria, certamente faríamos.
Portanto, saia da sua toca e entre NA LUTA contra todas as atrocidades que está cometendo essa Diretoria!!!
Você também é responsável, afinal, seu dinheiro está sendo usado sem sua autorização.
Você gosta de ser passado pra trás dessa maneira????