-->

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Tribunais serão obrigados a apresentar seus gastos na Internet

Enquanto isso rola a transparência no Sinditest...

A Gazeta do Povo de hoje(*) informa que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão que exerce o controle externo do Judiciário, baixou nesta terça-feira (15) uma resolução determinando a todos os tribunais do País que divulguem na internet os seus gastos. A novidade foi batizada informalmente de "Siafi do Judiciário", numa alusão ao Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi). Até pouco tempo, o Judiciário era conhecido por ser uma "caixa preta" na administração pública.




De acordo com a resolução, os tribunais terão de publicar em seus sites as despesas com pessoal, gratificações, aluguel, diárias, serviços de comunicação, limpeza, conservação e também os recursos consumidos com a construção e reforma de imóveis.



As informações deverão ser publicadas num link denominado "transparência". A intenção do conselho é que qualquer pessoa tenha acesso aos dados. Segundo informou ontem o CNJ, os tribunais deverão atualizar os dados até o 20º. dia de cada mês a partir de fevereiro de 2010. Eles terão um prazo até 31 de março de 2010 para divulgar os demonstrativos detalhados dos anos de 2007, 2008 e 2009.



De passagem, comentamos a curiosa coincidência da data de 31 de março com a mesma que o Estatuto do Sinditest determina como prazo para a assembléia ordinária anual de prestação de contas do sindicato. Mas nós, servidores técnicos filiados ao Sinditest, já somos felizes porque contamos com total "transparência" dos atos e contas da Diretoria "Para Todos" na internet, que libera acesso aos dados da contabilidade para qualquer filiado a qualquer momento, em especial os que envolvem transações com imóveis. Não é mesmo?

---------------------------------------------------------------
Fonte: com informações da (*) Gazeta do Povo de 16/12/2009

11 comentários:

Mário disse...

Um pirulito sabor de formiga pra quem adivinhar a data em que a diretoria do seu Messias vai publicar tudinho das contas no site do sindicato. Eles dominaram até a última instancia fiscalizadora, que é o conselho fiscal. Agora ta´tudo entre compadres e comadres. Politica da cerveja preta caracu. Á diretoria sindical entra com a cara e a base com o resto.

Guaracira disse...

Ora, ora, que bela notícia!
Todos os órgãos e entidades preocupados com a transparência! Isso é o progresso, afinal de contas, o que é público é público! E merece todo o respeito, principalmente quando se trata das finanças. Só o SINDITEST teima em ficar no ostracismo, no obscurantismo, no atraso.

Essa Diretoria acusou tanto a gestão " Novos Tempos", de ter praticado atos ilícitos, mas até o momento não apresentaram nenhuma prova de suas acusações. A gestão " Novos Tempos", da qual fiz parte, teve vários erros sim, mas nunca faltou com a verdade e transparência nas contas do Sinditest, proporcionando, inclusive, aos filiados, conferência das contas da tesouraria. E teve filiado que fez isso - esteve lá pra conferir e até este momento não questionou nada.

Assim, que a nova diretoria eleita faça o que lhes é de dever: esclareçam as negociatas que fizeram na venda da chácara e compra da nova sede; prestem contas com TRANSPARÊNCIA e HONESTIDADE das transações imobiliárias e outras coisas mais de 2009, sem ludibriarem o Conselho Fiscal!
Tenham um pouco mais de responsabilidade e respeito pela categoria!

Sebastião UTFPR disse...

Guaracira, não espere que isto um dia venha acontecer. Essa transparência não faz parte de quem vai precisar de "apoio" para a candidatura nas eleições do ano que vem!!!
Não adianta esperar transparência de quem nunca soube PRESTAR CONTAS e agora lançou um Conselho Fiscal aliado!!!
Deixa pra lá!!! Deixa a Diretoria "TRABALHAR"!!!!
Aguarde que talvez um dia eles consigam explicar o porque das injustiças cometidas no panfleto de campanha solto na madrugada nos corredores do HC!!

Nicolau disse...

Como as pessoas são otárias. O povão quer pão e circo, o resto não interessa. Assim se conserva o poder.
Se tiver chamado de greve da FASUBRA ano que vem, deixa os outros sindicatos otários fazerem a luta que o daqui fica só olhando e fazendo confraternizações legais pra categoria tipo almoço e festa. Depois, ganha-se os frutos da possível conquista alheia. Mole.

Guaracira disse...

Tens razão, Sebastião, dessa turma de pelegos e manipuladores não se pode esperar nada como honestidade, transparência e respeito. É que ao deparar com algumas realidades, os questionamentos e a revolta surgem. Mas estás certo: nada como um dia após o outro!

Rita de Cassia disse...

Um Sonho...
Quem sabe um dia as pessoas dão importãncia pra prestação de contas.
Quem sabe um dia elas descobrem que o dinheiro arrecado é delas e não dos outros.
Quem sabe um dia elas pedem provas concretas sempre que se acusa alguem e deixam de acreditar em falsas acusações de vespera de campanha eleitoral. Porque quem é sério denuncia um erro assim que descobre e não espera dois anos pra usar essa acusação só pra se manter no poder.
Quem sabe um dia o voto será mais criterioso e responsável.
Quem sabe um dia as pessoas descobrem o quanto é nocivo o monopólio de poder.
Enquanto isso ficamos aqui a merce do voto irresponsável de grande parte da população brasileira.
Aquela que elege e reelege os que guardam dinheiro na cueca, os que fazem negociatas imobiliárias, os que mentem, falsificam e se mantem no poder.

Maria Lucia disse...

Falando em transparência eu não tenho dúvida que mais uma vez o pessoal da diretoria do Sinditest está de malas prontas pra ir pro aeroporto com passagem e estadia pagas pelos filiados. Em janeiro tem Forun Mundial em Porto Alegre e não tenho dúvida de que é de ¨EXTREMA¨ relevância que toda a diretoria participe.
Afinal de contas do ultimo que houve em Belem e a turma toda foi resultaram encaminhamentos ¨IMPORTANTÍSSIMOS¨pra nossa categoria.

Paulo disse...

é claro se fosse a chapa adversária que tivesse ganho as eleições estaria fazendo o mesmo ou até pior...

Dodo disse...

Caro Sr. Paulo:

Que bom que você reconhece que NÃO É BOM o que a diretoria está fazendo acerca da transparência! Ou melhor, deixando de fazer, ocultando informações.

Você tem direito a opinar que os grupos da Chapa 2 fariam o mesmo, ou seja, aquele surrado argumento de que, no poder, todo político fica igualzinho a quem criticava. O argumento do conformismo e de quem acha que nada nunca vai mudar, que aponta o caminho do desinteresse político e do absenteísmo quando se trata de discutir propostas e rumos em eleições e em assembléias. Vou me contentar em lhe lembrar que este Núcleo responsável pelo Blog apóia-se nos mesmos princípios da Central Sindical ao qual se vincula, a CTB, e entre eles o respeito à democracia interna e à transparência. Pode conferir no link "Princípos norteadores da CTB", na coluna do lado direito neste blog.

Milton - UFPR disse...

É real. quem conquista o poder muda de ideologia e só pensa em se dar bem. tem exemplos claros disso por aí. os princípios da CTB são princípios no papel. as pessoas é que agem deslealmente e buscam tirar proveito das coisas.

Dodo disse...

Sr. Milton,

Isso que você abomina - um sujeito ou grupo botar de lado quaisquer princípios e promessas de campanha só pra manter-se no poder - de fato ocorre em MUITOS casos. E é abominável. A própria Diretoria do Sinditest é exemplo claro disso. Seja porque se desconhece se os 2 grupos ali associados na Diretoria tenham de fato princípios ou quais são. Seja porque muitas de suas promessas de 2007 ficaram MESMO no papel, exemplo mais evidente o da TRANSPARENCIA nos atos e contabilidade.

Mas isso não ocorre em TODOS os casos. Pois, se aceitarmos a equação que diz que todo indivíduo ou grupo que chega ao poder torna-se fisiológico e mesmo corrupto, então admitimos que NADA JAMAIS MUDARÁ. E a História está aí para desmentir essa equação simplória. As coisas mudam, embora nem sempre no jeito e no ritmo que desejamos.

Um velho revolucionário do século 19 traduzia como examinar as pessoas e fenomenos com uma frase simples: "a prática é o critério da verdade". Não se pode julgar um homem ou um grupo ou partido acreditando ingenuamente no que ele diz de si mesmo, mas pelo que ele faz concretamente.

Bueno... passar os olhos por diversas matérias publicadas neste blog sobre ações da Diretoria do Sinditest, desde 2008, ajuda bastante a ter uma noção de quantos problemas teve a prática REAL desse grupo! Quem não quiser faze-lo pode continuar se iludindo com tudo que eles escreveram sobre si mesmos em seus jornais.