-->

domingo, 24 de maio de 2009

FASUBRA alerta: Projeto da Fundação de Direito Privado sob pedido de urgência

O Informe extraordinário, de 21/05, da Direção Nacional da FASUBRA alerta os sindicatos sobre o avanço do PLP 92/2007, o projeto de lei que autoriza criar fundações de direito privado nas áreas de Saúde e Educação. Seis ministros de Estado estariam fazendo pressão diária sobre o Congresso Nacional para apressar a votação do PLP2/07.

De fato, se formos verificar o andamento do Projeto diretamente no site da Câmara de Deputados (clique aqui para aprender como fazer isso). Nota-se que ele foi inserido na pauta desde o dia 23/03/2009, para discussão em primeiro turno, mas até agora não foi apreciado porque outros assuntos estão na frente nessa pauta. A novidade é que o dep. Benedito Lira, em 20 de maio último protocolou um Requerimento de urgência para o PLP 92 (acima o facsimile do requerimento manuscrito e assinado por diversos deputados), pelo qual ele pode furar a fila na pauta.


O plantão de Brasília da DN da FASUBRA informa que ainda não está preparada nenhuma manifestação massiva contra o PLP 92 e orienta que as entidades escrevam para as lideranças congressuais e os deputados dos estados para demonstrar a posição contrária do movimento sindical. Em cada sindicato de base, obviamente, deve aumentar a vigilância e a mobilização, especialmente nos Hospitais Universitários, alvos principais do modelo de gestão fundacional. Acompanhemos para ver o comportamento das lideranças do HC da UFPR, sabedoras há muito do avanço desse projeto.

3 comentários:

Sergio disse...

O projeto da Fundação vai passar. A direção do HC vai ficar supercontente, o reitor Zaki Akel também. Dizem que a diretoria do Sindicato protesta publicamente contra o projeto, jogando pra torcida, mas em segredo também gosta da idéia e nada faz de eficaz para lutar contra a lei da nova fundação.
O tempo dirá, mas acho que o projeto tá na bica pra deslanchar mesmo.

Maria Lucia disse...

Concordo com o Sérgio
Não vi até hoje nenhum ato da direção do Sinditest junto aos parlamentares tentando bloquear o processo. Só bla bla bla dentro das quantro paredes do HC pro povão achar que estão fazendo a sua parte.
Agora é esperar e comemorar junto com a turma do sindicato.

Marcia disse...

O que foi que os folgados da diretora do Sinditest fezeram até agora para barrar essa lei. Eu não vi nada. Alguem viu