-->

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Lula de novo?

Deputado apresenta até o fim de maio PEC do terceiro mandato de Lula
Marcos Chagas-Repórter da Agência Brasil-Brasília


O deputado Jackson Barreto (PMDB-SE) pretende protocolar até o final de maio uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que abre caminho para um terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Pelo texto, seria feito ainda este ano um plebiscito para verificar se a população estaria ou não de acordo com um terceiro mandato para Lula.

À Agência Brasil, Jackson Barreto disse que não tem “qualquer constrangimento em apresentar a proposta”, mesmo sem respaldo do PMDB uma vez que não possui indicações de cargos para qualquer esfera da Administração Pública Federal.

Na Câmara já existem algumas PECs que tratam do terceiro mandato, uma delas do deputado Devanir Ribeiro (PT-SP).

A PEC do deputado peemedebista recebeu críticas de todos os lados. O ministro-chefe de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, disse à Agência Brasil que é contrário à discussão desse assunto. “Pessoalmente, não acho bom. O próprio Congresso não é a favor disso. É melhor manter a Constituição como está”, afirmou.

A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) é outra que não aprova um terceiro mandato. Segundo ela, em conversas informais da bancada petista no Senado, o assunto já foi discutido e a posição majoritária é de que “a discussão não é oportuna”. Serys acrescentou que analisar um terceiro mandato para o presidente Lula seria “ruim para a democracia”.

O presidente do PSDB, Sérgio Guerra (PE), foi mais incisivo na crítica ao tema que é recorrente no Congresso: “Isso é golpe. Nós da oposição vamos tratar como tentativa de golpe. O PT e o PMDB já afastaram essa hipótese”.

Jackson Barreto colheu 171 assinaturas que viabilizam a apresentação da proposta de emenda constitucional. Segundo ele, a PEC só não foi apresentada até agora para não parecer qualquer tipo de constrangimento à ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, candidata do presidente Lula e que está em tratamento de um câncer linfático. “Quando terminei a coleta de assinaturas apareceu o problema de saúde da ministra Dilma e eu dei um recuo para não causar qualquer tipo de constrangimento. Pessoalmente penso que o terceiro mandato para o presidente Lula representa um pensamento majoritário entre os nordestinos”, disse o peemedebista.


Barreto: Dilma não motiva meu pedido de 3º mandato.

Em entrevista à Terra Magazine, o peemedebista afirma que seu pedido não está relacionado aos problemas de saúde da ministra Dilma Rousseff. O peemedebista alega que sua motivação foi "sua base". Ou seja, seu eleitorado:

- "Foi a certeza de que as políticas do presidente Lula melhoraram a condição de vida da população nordestina. Hoje o sentimento da população em relação ao Lula é de alguém que olhou para os pobres e para o Nordeste. Então eu, como intérprete do pensamento das minhas bases, fiz o que achei preciso."

A proposta de Barreto é permitir duas reeleições para presidente, governador e prefeito. A emenda prevê também a realização de um referendo em setembro, assim, faz valer para a eleição de 2010. Para Barreto, esta é uma maneira de assegurar "o jogo democrático".


Com base nessa notícia, lançamos algumas indagações aos leitores:


  • O que significaria um terceiro mandato de Lula para os Técnicos em Educação das Universidades Brasileiras?

  • E para o povo brasileiro?

  • Já pensaste nessa hipótese?

  • Qual tua opinião?

Lê, pensa e comenta aqui!


4 comentários:

Roberto disse...

Se pode ser feito um plebiscito, o povo vai ser consultado, então qual o problema? Se o povo disser que pode, então tem o segundo teste. Por mim, pode fazer.

Rita de Cassia disse...

Não discuto a qualidade de seu governo, mas não gosto muito da idéia de alguem se mantendo no poder por muito tempo.
Acredito que tenha alguem com competência para substitui-lo

Roberto disse...

Não se trata de ter alguém com competência para substituir o Lula, mas sim de um governo que faça o mesmo e muito mais pelo social como o governo Lula.
Com certeza o Serra ou o Aécio Neves são competentes, falam bem, tem diploma etc e tal, mas são competentes pra fazer voltar a era tucana das privatizações e do arrocho em cima do servidor.

Anônimo disse...

Lulinha meu herói!!!!!!!!
Se não der, bota o Ciro GOmes, que não leva desaforo pra casa e xxinga mesmo quem bota a mãe dele no meio dos escândalos.