-->

quinta-feira, 14 de maio de 2009

CONFASUBRA vota hoje a questão da CUT

Dodô, um dos delegados da UFPR, registrando apontamentos do CONFASUBRA

Depois das mesas-redondas sobre conjuntura política e sobre Universidade, na tarde de ontem (13) aconteceu o debate sobre estrutura sindical, centrado na questão de a FASUBRA continuar filiada à Central Única dos Trabalhadores (CUT) ou desfiliar-se. Este é o tema mais "quente" do Congresso. Seis debatedores analisaram o assunto: três deles favoráveis à CUT - Antonio Spis, da tendência "Articulação Sindical"; Dario, da tendência "CUT Socialista e Democrática" (CSD); e Júlio Turra, da tendência "O Trabalho", todas do PT. E outros três defendendo a desfiliação: Pascoal Carneiro, da CSC/CTB; Jorginho, da Intersindical; e Zé Maria, da Conlutas.


Depois das exposições iniciais desses debatedores, sucederam-se 35 falas dos delegados da plenária, ocasião em que o membro do Núcleo Avançar na Luta, Dodô, também pôde se pronunciar na tribuna, defendendo a desfiliação da CUT como o melhor caminho para preservar o pluralismo de idéias dentro da FASUBRA e fortalecer sua unidade interna. Cada vez mais percebe-se que a manutenção da filiação a essa central sindical, que já não tem mais apoio da maioria dos técnico-administrativos, constitui-se em uma coisa forçada.


A votação sobre a posição da FASUBRA em relação à CUT ocorrerá em plenária geral na tarde de hoje, que promete ser a mais tensa de todo o Congresso. De um lado e de outro, alguns fazem defesas apaixonadas de seus pontos de vista, e por vezes ocorrem atritos desagradáveis entre delegados que acham que estão num estádio de futebol. Para se ter uma idéia, ontem, um delegado pró-CUT disse algo mais ou menos assim ao microfone: "Se essa proposta [de desfiliação] for aprovada, com que cara eu vou voltar pra casa e explicar isso pra minha esposa, meus amigos?" Convenhamos, pessoal, o assunto é sério, mas não é caso de vida ou morte!


Há um cálculo de que a proposta de desfiliação da CUT ganhe a maioria dos votos, mas por diferença modesta, cerca de 50 votos, isso num congresso que reúne 970 delegados. Esperamos que ambos os lados saibam comportar-se com seriedade e espírito de unidade, para que, independente do lado que sair perdedor na votação, a FASUBRA continue unida e avançando na luta, filiada ou não à CUT.

Um comentário:

Anônimo disse...

Sabemos que toda mudança traz um efeito benéfico certeiro: a obrigação de quem se encontra inerte, acomodado ou ineficiente se movimentar e se adequar à nova situação. Que nossa FASUBRA siga no aperfeiçoamento, pois acredito que hoje temos líderes e trabalhadores e trabalhadoras que não de hoje estão enganjadas nesta luta que são altamente competentes, capazes de contribuir para um movimento classista mais encorpado, digno de uma sociedade organizada e democrática que lamentavelmente tende á semear injustiças de uma variedade incrível!! Eia, vamos avante e em frente!!!!
Deixo aqui um agradecimento ao Sr. Paulo Adolfo (Dodo) parabenizando-o pela colaboração efetiva de sua mente ante o XX Confasubra, dispondo as informações em tempo hábil p/ os colegas trabalhadores não presente mas sintonizados no Congresso!! Valeu Dodo !!!! Abraços. 15/05/09 09:35 h
Roberto Coimbra - tec. adm. - SISTA - UFMS (base)

Campo Grande - Mato Grosso do Sul