-->

segunda-feira, 18 de maio de 2009

CONFASUBRA foi histórico mas tomou poucas decisões


Desde o começo do ano e mais intensamente no período da tirada de delegados, tornou-se evidente que um assunto dominaria a pauta do XX CONFASUBRA: a questão da CUT. Além disso, também o fato de esse Congresso eleger uma nova Diretoria. Isso monopolizou tanto o tempo, as intervenções e as conversas entre os participantes, que faltou espaço para que outros assuntos do temário pudessem ser devidamente tratados e decididos.


Ocorreram reuniões em 11 grupos menores, para aprofundar discussões sobre os temas todos, mas mesmo neles o problema da manutenção da filiação ou desfiliação da CUT sobressaía. Os grupos produziram relatórios, incluindo propostas sobre conjuntura, universidade, novo estatuto da FASUBRA, plano de lutas, mas simplesmente isso não conseguiu ser levado a nenhuma plenária geral para ser votado!


A Plenária final que examinaria os relatórios dos grupos e aprovaria um Plano de Lutas estava programada para a sexta-feira (15), penúltimo dia do CONFASUBRA. No entanto, esse era também o dia em que os diversos grupos finalizavam a composição das chapas para a eleição da Diretoria, faziam conversações sobre possíveis alianças, e inscreviam as chapas. Resultado: nenhuma plenária aconteceu.


Mesmo que a principal liderança da CSC/CTB tivesse cobrado dos dirigentes do grupo de maior tamanho (a Tribo e demais cutistas) que se fizesse a Plenária final na sexta-feira, estes não deram bola e no penúltimo dia apenas aconteceu a eleição da Direção Nacional. Para salvar um item importante do temário, foi deliberado ainda na quinta-feira (14/5) que será realizado em 2010 um Congresso extraordinário somente para aprovar o novo Estatuto da FASUBRA.


A falta de decisão sobre o Plano de Lutas que a nova Direção terá que implementar foi uma gritante falha do XX CONFASUBRA, que fica debitada na conta dos grupos majoritários. A aprovação da desfiliação da CUT tornou esse Congresso um marco histórico (a FASUBRA estava filiada há mais de 20 anos), mas a ausência de decisões sobre as próximas lutas vai obrigar que a Federação convoque em breve uma Plenária nacional para suprir essa espantosa insuficiência.

2 comentários:

Roberto disse...

Como pode, os caras ficam reunidos uma semana inteira pra discutir e não decidem mais nada além de desfiliar da CUT que o pariu! Po, FASUBRA, vê se gasta melhor o dinheiro dos sindicatos, desse jeito vamos ficar financiando turismo de diretor de sindicato.

Rita de Cassia disse...

Concordo com o Roberto
Será que alguem lembrou que estavam representando servidores das universidades?