Quem quiser conhecer em detalhes a ISP, seu endereço na rede é http://www.world-psi.org/Template.cfm?Section=Home. Aparentemente, ela não está conectada organicamente com nenhuma das grandes centrais sindicais mundiais que disputam influência sobre os sindicatos do planeta - de um lado a socialdemocrata CSI (Confederação Sindical Internacional, a quem a CUT está filiada) e, de outro, a anticapitalista FSM (Federação Sindical Mundial).
A legenda da ilustração desta matéria, copiada do site da ISP, diz que: "O principal objetivo da ISP é aumentar a força global dos sindicatos do setor público para fazer avançar os direitos e interesses dos trabalhadores e promover os serviços públicos de qualidade como essenciais na edificação de sociedades justas e includentes, onde todas as pessoas tenham igualdade de acesso e de oportunidades". O discurso merece aplauso, mas, em política, sempre se deve ter a conta a recomendação de que a prática é o critério da verdade.
A sede da ISP fica na bucólica localidade francesa de Ferney-Voltaire, situada a 500 km de Paris e a 8 km de Genebra na Suíça. Há sedes regionais espalhadas nos diversos continentes. O custo anual da filiação da FASUBRA à ISP será da ordem de 65 mil euros (185 mil reais pela cotação de ontem). Uma das metas imediatas da ISP no continente americano é a fundação da Confederação dos Trabalhadores das Universidades das Américas (CONTUA), prevista para um congresso que ocorrerá de 2 a 5 de junho deste ano no Panamá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário