-->

sexta-feira, 20 de março de 2015

PSTU é contra as atuais políticas públicas para Educação porque...

...Porque é um partido que não tem programa para a Educação! 

Sim. Experimentem visitar o site do PSTU e, no menu da página, cliquem na aba "Programa".  Constam lá uma introdução e alguns itens setorizados, mas, quando se clica no item "Educação", o que aparece é isso aí embaixo:

Captura de tela do site do PSTU em Março/2015

Agora dá para entender porque os militantes do PSTU na área da Educação preferiam e preferem defender o status quo, repelindo toda proposta de política pública que tenha vindo ou venha dos governos Lula e Dilma!  Porque esse partido, que se acha tão revolucionário e - pasmem - até de "esquerda", simplesmente não tem propostas definidas para a Educação. Ou seja, na prática acaba tendo postura conservadora, já que é para tudo ficar como está.

Assim, quando, por exemplo, o governo Lula lançou o Programa REUNI para expandir o número de Universidades Públicas Federais e o número de vagas nas IFES já existentes, o PSTU foi radicalmente contra!  Hoje há 15 novas IFES e muito mais vagas, todas públicas e gratuitas.  Há problemas, há insuficiências, tanto nas novas como nas velhas, mas há muito mais brasileiros podendo se graduar na escola pública.  Isso o PSTU desdenha e insiste em só reclamar, sem nada propor.

O Programa Político de um partido é a sua cara, a sua identidade.  Representa aquilo que o partido defende no presente para superar problemas da realidade brasileira  Um conjunto de ideias, propostas e projetos que o partido irá implementar caso chegue ao poder.  Partidos fisiológicos ou de aluguel não tem programa algum ou só tem um para inglês ver. Partidos ideológicos, de esquerda (como o PCdoB) e de direita (como o PSDB), tem programas definidos.  Por isso é tão importante conhecer o Programa escrito de cada partido que busca influir no cenário político.

Pena que o PSTU - que atua na direção de entidades da área da Educação, como o ANDES-SN, a FASUBRA e no próprio Sinditest (que monopoliza) -, não tenha um programa claro que dê a conhecer publicamente, e por isso fique só na crítica interminável e furibunda contra quem tenta fazer alguma coisa. 

Um comentário:

Regina disse...

O que eles querem mesmo é colocar o Cunha e o Renan lá no Planalto. Projeto de governo, etc etc.. não interessam