-->

segunda-feira, 30 de março de 2015

Contas incompletas e de ano incerto em assembleia do Sinditest na sede social

Figura capturada da tela do site do Sinditest hoje de manhã, 30 de março

A capacidade de manobrismo espertalhão do PSTU na Diretoria do Sinditest frequentemente surpreende.  Não fosse o olhar atento de um membro da OPOSIÇÃO ao visitar o site do sindicato, passaria despercebido que, na manhã de hoje, a Diretoria PSTUcana capitaneada pela jornalista Carla Cobalchini postou ali um aviso de “assembleia” de modo muito maroto, referente a uma “prestação de contas” da entidade.

Por que maroto? Porque todas as assembleias gerais do Sinditest são informadas com destaque na Seção “Notícias” e também com chamadas visuais.  Desta vez, a chamada de uma “Assembleia do Conselho Fiscal” saiu somente na seção “Agenda”, que raramente é atualizada no site.  Veja a figura acima [clique nela para ampliar], para entender isto e outras pilantragens.

Clicando ali, chega-se a um Edital da “Assembleia do Conselho Fiscal” (cópia do Edital no final desta postagem). O primeiro problema do Edital é que NÃO EXISTE no Estatuto do Sinditest a figura da “Assembleia do Conselho Fiscal”.  Existe a Assembleia Geral ORDINÁRIA DO SINDITEST para a prestação anual regular das contas do exercício anterior (no caso, seria 2014).  O desavisado da base que ler essa chamada e o Edital vai pensar que só quem é membro do Conselho(*) é que pode ir para essa assembleia.  Mas, não, trata-se de uma Assembleia Geral do Sinditest!

Em segundo lugar, o Edital não informa a que ano se refere essa prestação de contas!  O exercício de 2013, também sob a presidência de Carla Cobalchini, não foi apresentado em março/2014 como manda o Estatuto.  As tabelas prévias das contas de 2014 foram apresentadas no site do Sinditest em janeiro deste ano, mas sem informar as contas do mês de dezembro nem os gastos do Fundo de Greve/2014.  Então: contas de qual ano essa Diretoria quer mostrar e esclarecer?

Terceiro problema: dificultação da participação de servidores da UTFPR nessa assembleia de prestação de contas de amanhã.  Pois, ora, tiveram a pachorra de marcar uma assembleia de tirada de delegados ao 22. CONFASUBRA do campus Curitiba da UTFPR no mesmo dia e hora da assembleia de prestação de contas! Se algum servidor da UTFPR-Curitiba quiser saber das contas e também acompanhar a escolha de representantes ao CONFASUBRA, ele vai precisar de um clone...  Um absurdo.

Por manobras e diversionismos assim foi que o presidente do Conselho Fiscal atual renunciou em setembro do ano passado. Queria saber dos detalhes das contas, como era do seu dever de membro do Conselho, mas a Diretoria de Carla lhe sonegava informações.  Pelo visto, a prometida transparência e a democracia “operária” do PSTU são só CPBD(**)!

CHAMAMOS OS SERVIDORES que queiram tirar isso a limpo para comparecerem a essa misteriosa assembleia de prestação de contas.  Será nesta terça-feira, 31 de março, a partir das 09h30, na sede da rua Marechal Deodoro, 1899.  Vão com sua paciência e estômago preparados!
-----------------
(*)O Conselho Fiscal (CF) compõe-se de 6 membros, 3 titulares e 3 suplentes, que foram eleitos para o mandato 2014-2015 no final de 2013.  O Estatuto do Sinditest (Artigo 10) ORDENA que, até o 31 de março de cada ano, deve ocorrer Assembleia Geral Ordinária para a prestação de contas do exercício anterior e que essa assembleia deve ser presidida por membros do CF.

(**)CPBD: Conversa Para Boi Dormir.

Edital da Assembleia "do Conselho Fiscal" (termo enganoso)


-------------------
Atualização às 13h20: parece que bastou a gente criticar aqui a má divulgação dessa assembleia "do conselho fiscal" que a Diretoria do Sinditest se mexeu e postou no rol das "Notícias-Geral" a chamada para a dita cuja.  Menos mal.  Nessa matéria, a Diretoria também denuncia a não-cessão de espaços do HC e outros da UFPR para realização de assembleias do Sinditest, o que, se for real, nós criticamos com veemência, pois trata-se de prática antissindical da EBSERH do HC e da UFPR.

Um comentário:

Rita de Cassia disse...

São pós doutores em malandragem.