-->

quarta-feira, 14 de maio de 2014

CGU e UFPR cobram 800 mil do Sinditest por restaurantes fechados

RU Central, tradicional QG de greve da FASUBRA

847 mil reais – essa a quantia que CGU (Controladoria Geral da União) e Reitoria da UFPR estão exigindo do Sinditest desde ontem, quando foi entregue ao sindicato a “Notificação” abaixo estampada [clique na figura para ampliar]. A notícia foi publicada hoje no site da UFPR, com links para esse documento e um outro, da CGU, que explica os motivos da pesadíssima cobrança.


Como dissemos em postagem anterior, já na assembleia de greve de ontem, o servidor do RU Central Gessimiel “Paraná”, informado por seu chefe imediato Lineu, deu conhecimento a todos os presentes do problema gerado a partir da inspeção da CGU nos restaurantes.

O motivo da cobrança é justamente o tipo de entendimento que a CGU formou sobre a ocupação dos RU's pelo movimento grevista, que impediria o trabalho normal dos terceirizados, cujo contrato e pagamento de salários precisam ser honrados pela UFPR. Os terceirizados – que hoje poderiam tocar sozinhos as atividades usuais dos RU's – continuam recebendo os salários mas sem trabalhar, embora não estejam em greve. Isto a CGU caracterizou como danos sociais e financeiros, por considerar que o RU presta uma atividade de assistência em especial aos estudantes carentes.

Em 20 de março começou a greve da FASUBRA, tomando imediatamente o RU Central para ser QG da greve, como era usual em greves anteriores; dias depois foram fechados os demais RUs (Agrárias, Botânico, Politécnico).

A Reitoria propôs então, à Diretoria do Sinditest, um acordo para continuar atendendo usuários mais carentes, pelo qual o movimento poderia manter o RU Central como sede, mas deixaria abertos os demais. A proposta do acordo foi ignorada pelo Sinditest.

Em abril, contudo, a UFPR conseguiu reabrir os RUs dos Setores de Agrárias e Jardim Botânico. Simultaneamente, fiscais da CGU já estavam observando o quadro criado com o fato de pessoal terceirizado não poder trabalhar nos RUs mas ter que ser pago pela exigência contratual entre UFPR e empresa terceirizadora. Mais uma auditoria específica sobre o caso foi aberta sobre a UFPR pela CGU. O resultado disto é que a CGU instou a UFPR a tomar providências imediatas sobre os ditos custos financeiros e sociais.


Um dado novo deve ser considerado: atualmente o pessoal estatutário nos RU's é bastante reduzido, enquanto o quadro de terceirizados já consegue realizar, sozinho, praticamente todas as tarefas típicas nessas unidades. Estando o espaço de trabalho fechado ou ocupado devido à greve, os terceirizados não podem desempenhar suas tarefas, mas, não estando em greve (eles filiam-se a outro sindicato), tem direito a continuar recebendo os salários por força de contrato. A não-oferta dos benefícios aos carentes da UFPR é considerada pela CGU um dano social, cuja conta ela quer que o Sinditest pague. E é salgadíssima, se não houver por onde o sindicato fugir dessa cobrança. Não deve ser o caso de esgrimir bravatas para enfrentar a situação.

12 comentários:

PARANÁ disse...

Pessoal, antes de iniciar a greve o sindicato já tinha sido avisado de que os RUs estavam passando por um processo de auditoria pela CGU, e que poderia ser complicado o fechamento dos Restaurantes neste momento delicado.

Não deram a mínima atenção desrespeitaram e ignoraram tal alerta e resolveram mesmo assim enfrentar e fechar os RUs, tudo movido por um espírito de vingança contra a Reitoria e o Governo Federal e para atender as orientações de seu partido PSTU.

Agindo desta forma deixaram relegados a segundo planos os interesses da categoria.

a multa até o dia 12 de maio por enquanto é este valor, a cada dia que passa e continua mantendo o RU Central fechado, soma-se mais uns 15 mil dia, e a categoria tem que decidir o que fazer, ao invés de informar a categoria na assembleia de ontem, eles fizeram foi omitir este problema criado por eles da categoria. Por este motivo que informei independente do que me falariam mal e foi justamente o que ocorreu, mas estou me lixando para esta turma, o importante é que a categoria não pode mais ser enganada por estes santos do pau oco.
A categoria tem que saber quem realmente são estas pessoas, e a auditoria que não falam nada e estão escondendo o seu resultado, porque será que até agora eles não fizeram um jornal divulgando o resultado da auditoria. Mas isso é para outro debate.

Eu vou propor em assembleia a liberação do RU central, para que este prejuízo não vire uma bola de neve, e olhem que o valor já é salgado demais, se eles quiserem, que defendam contra e assumam de seus bolsos os prejuízo que advirem DESTA TRUCULENCIA.

Seria bom parar com este discurso BABACA de vocês que, "EU SOU GOVERNISTA, PELEGO, TRAIDOR, QUE SOU CONTRA A GREVE" e outras tantas coisas, o que importa é a categoria não ter que pagar um prejuízo enorme deste por indução ao erro formulada e defendida pela direção do sindicato. Se valesse a pena correr este risco ate seria aceitável desde que debatidos com a categoria, mas tudo indica que não vai vale à pena.

Quando conversei com alguns diretores, promovi o debate no virtual, alertando para este perigo, me chamaram de LOUCO, CANALHA, TRAIDOR, PELEGO, AGENTE DO GOVERNO, PE DOIS, LACAIO E ETC ETC, e agora! quem é que estava com a razão?

Anônimo disse...

Paraná não enche o saco, vai cuidar da tua vida cara. Você é um porre...

PARANÁ disse...

para todos aqueles que trabalham somente com as mentiras e para todos aqueles que acreditam nestas mentiras, realmente eu sou porre, concordo plenamente com o sujeito que é tão perfeito que assina ANÔNIMO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Rita de Cassia disse...

Não dá pra fazer de conta que a cobrança não existe. Ou será que é isso que vão fazer até que se detone tudo?

Lucia disse...

Lembro de meus filhos quando criança que pra não ouvir uma bronca punham as mãos no ouvido. Mas neste caso não dá pra agir como criança fazendo de conta que não está ouvindo. O problema é grave e carece de solução imediata antes que piore.

Anônimo disse...

Dodo, por gentileza apure as informações!!!!!!!!!!!
1º: sou lotada no Ru;
2º: não teria, em hipótese alguma, como os terceirizados trabalharem sozinhos - as nutris são servidoras, os responsáveis almoxarifado são servidores, alguns chefes cozinha são servidores.... quem faria os pedidos senão as Nutris eo Almoxarifado? quem supervisionaria e responderia tecnicamente pelas refeições produzidas? Acham que nosso serviço é tão descartável, inútil, assim?
3º: Vc sabia que, devido a engenharia mal construida do Ru politécnico o piso da copa desabou? Ele foi consertado6f, dia 09/05, logo, mesmo que não estivéssemos em greve, como iríamos lavar as bandejas de 3800 refeições?
4º: sabia que estamos proibidos pelo Corpo de Bombeiros de cozinhar devido ao vazamento de gás, problema q existe há pelo menos dois anos e nunca foi resolvido pela UFPR por falta de recursos? Estamos no aguardo de um laudo, mas acredite, dê uma visitada no portal da PRA e leia todas as considerações que nós, servidores fizemos (ah, o Paraná nunca participou, alias, ele é lotado no RU? engraçado nunca vi...)e sim estamos nos rus todos os dias, tentando resolver os vários problemas estruturais que temos, torcendo para que estes prédios mal construidos não desabem sobre nossas cabeças...nao estamos em greve, dormindo em casa...
5º: Por favor, questione tbm sobre a contratação das nutris pela Funpar....não estava proibido? Prestação de serviços por quase 7000 reais mensais para cada um destes contratados?? Que espécie de contratação é essa sem licitação nem concurso? Pessoas tomando nossos postos, nos desafiando e ate nos impedindo de entrar no setor??
E vem cobrar do sindicato um valor de, haham, 850 mil reais?
6º Por favor, não usem o nome do Lineu em vão...é incarater...
7º: Paraná - venha falar comigo, quero ouvir vc dizer pra mim estas absurdices que escreveu acima...logo vc que nem aparece pra trabalhar, nunca te vi lá, a não ser nos fins de semana usando as salinhas para acessar a internet. Auditoria da CGU? Aquela, que ela faz na UFPR toda? Como ficaria sua folha ponto entao?
E que vingança é esta que vc fala?
fomos NÒS servidores que aderimos a greve, não apenas a greve da Fasubra, mas a greve pelas Nossas condiçoes de trabalho... nao recebemos insalubridade, fazemos 4500 refeições em área que suporta 2500, não temos manutenção preventiva nos equipamento - nem temos utensílios para cozinhar!!!!!!! O sindicato apenas fez o que era padrão - apoiar.
Por que você não lembra que em todas as greves passadas foi dado tíquetes para os bolsistas, e hj, a Reitoria prefere pagar 50mil reais para serviços de assessoria por mês pela "extinta" Funpar, que comprar tíquetes para alimentar os realmente carentes?

Daria pra falar muito mais coisas, mas sério, cansei...e Paraná, aprende um negocio: você, pra ter alguma razão algum dia, vai ter que trabalhar...

Debora Coutinho.

Anônimo disse...

Paraná, você tenta passar para as pessoas que é uma pessoa muito informada e esperta, será? Que pena pois você não é, é apenas uma pessoa ingênuo, quer um ex: A Roseli e Arielto te usarão como quiserão e te abandonarão e se arrumarão e pra você o que sobrou? Nada vezes nada, pois era apenas útil e conveniente e nada mais, ou seja, uma ferramenta descapotável, é só perceber a onde chegou, lugar algum. A onde esta a esperteza?

LUIS OTÁVIO disse...

Será que desqualificar o Paraná e mostrar os problemas do RU resolve o problema? Estão achando que por conta disso a dívida será perdoada? SABEM DE NADA INOCENTES...!!!!

Debora Coutinho disse...

E vc sabe de tudo, não é Luis Otavio???
Fale alguma coisa inteligente para que eu possa te responder...

PARANÁ disse...

Debora Coutinho, se é que existe e não é um fantasma, mas não tenho problema, não tenho medo de assombração.

conversar!! estou a sua disposição, agora que você foi muito mal orientada por alguém isso é muito claro em suas colocações.

não tem como você me ver no dia a dia mesmo,já que deve trabalhar no Poli.

folha ponto, esta tudo em ordem, já que estou no meu local de trabalho todo dia.

distribuição de tikt´s em greve passadas, com essa você se superou kkkkkkkkkkkkk
então seja lá quem você for, estou a seu inteiro dispor no Ru Central na hora que você quiser conversar. agora, se quer continuar brincando de esconde esconde, fique a vontade mas não comigo, pois não tenho tempo a perder.

agora que você se superou na distribuição de tikts nas outras greves, isso sim que é superação.

quando for escrever alguma besteira, procure se orientar melhor.

ao SR. Anônimo, os covardes é que se escondem por detrás do anonimato, não preciso dizer mais nada a você.

saudações aos coxinhas.

Luis Otávio disse...

A Débora está esperando que eu fale algo mais inteligente. O que será que ela quer? Que eu minta? Que eu fale que a cobrança não existe? Estou esperando um comentário "inteligentíssimo" da colega.

Anônimo disse...

É inacreditável discutirmos com colegas que deveriam apoiar a greve do RU, não apenas as reivindicações de aumento salarial da Fasubra, mas por melhores condições de trabalho...como podemos colegas de trabalho, digladiar assim?
Nada que eu diga será inteligente.
Nada que eu diga será real.
Nada que eu diga será aceito por vocês.
Por que tanta oposição sobre nós? Leiam nossa petição - está em meu perfil no facebook - Debora Coutinho.


E saibam: viverei defendendo aquilo em que acredito.