-->

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Denúncias graves sobre ASUFEPAR circulam na UFPR

A este blog chegou email, de origem indeterminada, veiculando graves denúncias de irregularidades na ASUFEPAR sob a gestão do servidor Vilson Kachel. Pelo remetente do email não se consegue determinar a origem, mas pelo campo de destinatários pode-se supor que a mensagem tenha sido enviada a centenas de servidores da UFPR. 

Aqui já informamos semanas atrás que a própria Diretoria da ASUFEPAR, depois que Kachel dela se licenciou para fazer campanha a deputado, vinha identificando irregularidades para serem apuradas.  Desde fins de agosto, porém, com o retorno de Kachel à presidência, após ser impugnado pelo TRE, o impulso investigador parece ter sofrido interrupção.

O email atribui à gestão de Kachel irregularidades como a contratação de funcionários para a ASUFEPAR que ali não estariam trabalhando de fato, apenas recebendo.  Ou seja, um problema parecido com o que foi denunciado com relação aos deputados estaduais, isto é, a contratação de funcionários-fantasmas.  A própria secretária particular da presidência da ASUFEPAR na verdade estaria só trabalhando na campanha de deputado de Kachel mas recebendo da folha de pagamento da entidade.

Não somente acerca da gestão de Kachel na ASUFEPAR o email faz denúncias, mas também sobre o período dele à frente da CENTRAN (Central de Transportes da UFPR), onde teria havido uso de recurso público para fins privados.

Não repetiremos aqui tudo que há no citado email, pois ele deve ter chegado a muitas pessoas da UFPR e da FUNPAR.  Assinalamos que os autores das denúncias, se possuem evidências e provas das irregularidades, devem levá-las às devidas instâncias da ASUFEPAR (diretoria, assembleia geral) para que tudo se esclareça e se tomem providências.  Por seu turno, o presidente Vilson Kachel precisa se explicar ou comprovar que nada seja verdade. 

A ASUFEPAR já tem antecedente de afastamento de um presidente por prática de corrupção (nos anos 90).  Espera-se que não se permita a repetição de atos que maculam a imagem da associação de servidores.  A plena transparência das contas e dos atos da Diretoria é o melhor remedio para dificultar práticas escusas de gestores coletivos.

4 comentários:

PARANÁ disse...

só para lembrar, em 1998 quando eu era então da gestão da Asufepar, cobrei do Presidente na época, solução em relação a algumas coisas irregulares que estavam ocorrendo, mas como o Presidente estava totalmente envolvido na greve daquele ano, e fazendo parte do Comando Nacional de greve em Brasilia, não teve como tomar providencias, ai então não me restou outra alternativa a não ser fazer a denuncia, e após a denuncia feita, foi convocada uma grande assembléia no teatro da reitoria, onde ficarm definidos alguns encaminhamentos, dentre eles que o Kachel como vice assumiu a até hoje esta lá.

mas na época as denuncias foram mais na ordem de uma má gestão, algo que poderia ser contornado e resolvido, mas a coisa foi encaminhado para um lado extremo e houve até abertura de processo e pessoas foram afastadas.

recebi este E-mail hoje, fiz uma leitura, e espero francamente que tudo aquilo ou parte não passe de insinuações, porem se for confirmado a veracidade do que esta sendo denunciado, isto é muito grave, alem de ser grave é muito diferente da situação do ano de 1998, acho sim que a diretoria devem apurar tudo, e se confirmado ou não, devem e é obrigação de convocarem uma assembléia, como foi no ano de 1998, no TEATRO DA REITORIA e repassar o que esta acontecendo, o que não pode é ficar do geito que tá, por enquanto são só denuncias e espero francamente que não se confirmem, para o bem das pessoas envolvidas e para o bem da propria ASUFEPAR.

sou franco em afirmar, da ASUFEPAR não quero saber de nada, até porque deixei de ser associado justamente por não concordar com a forma de administração realizada.

o meu maior interesse e é notório por toda a comunidade da UFPR, é limpar o SINDITEST dos desmandos que lá vem ocorrendo durante anos, e a luta esta valendo a pena, e o final desta batalha esta próximo, portanto não me procurem para discutir ASUFEPAR, é um favor que me fazem.

e só para te lembrar Kachel, veja quem esta do seu lado, quem são seus verdadeiros amigos, pois como já lhe falei, voce comprou briga com muitos, e muitos estão querendo te derrubar.

portanto não perca tempo comigo, minha meta já disse e reafirmo, é limpar o SINDITEST.

PARANÁ disse...

já comentei sobre o email recebido pelas pessoas no dia de ontem, no meu caso e de outras pessoas no dia de hoje.

agora acho muito estranho, logo após a veiculação do email no dia de ontem, no dia de hoje começar a circular um jornal do SINDITEST onde falam e prometem divulgar em alguns dias algumas denuncias que dizem ter recebido.

seria tudo isto uma grandissíma coincidência?

sugiro as pessoas que leiam o jornal de setembro do SINDITEST, e tirem suas próprias conclusões.

Milton-UFPR disse...

Paraná continua delirando. Continua na série B e lá vai continuar pro resto da vida.

wrencher"karioca" disse...

No meu parco entendimento chego a conclusão de que poucos estão preocupados seriamente com o destino da Asufepar , pois caso contrário participariam mais ,opinariam mais ,enfim , não deixariam chegar neste ponto critico , qual todos somos culpados por "omissão ",Mas, não podemos é esquecer quem era a ASUFEPAR a alguns anos . Curioso, pasmem ,atirar pedras é fácil.