-->

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Aumento de idade para aposentadoria: protestos na França


Os sindicatos de trabalhadores franceses começaram ontem (7) uma série de passeatas para resistir à reforma previdenciária proposta pelo presidente Nicolas Sarkozy, que pretende elevar de 60 para 62 anos a idade mínima legal para os trabalhadores se aposentarem.

O movimento sindical organizou 200  manifestações em diversas cidades da França, com paralisações afetando o transporte público, o transporte aéreo doméstico, sistema de correios, hospitais, bancos entre outros setores públicos e privados.

Os protestos efetivamente mobilizaram mais de um milhão nas ruas de todo o país no dia de ontem. Greves causaram grandes problemas nos serviços públicos e no sistema de transportes, pondo à prova a capacidade do governo para realizar reformas que pretendem reduzir o déficit público à custa de cortes de investimentos sociais. Apenas em Paris, a central sindical CFDT afirma que 270 mil pessoas compareceram aos protestos.

O presidente francês diz que se dispõe a conversar com as centrais sindicais para fazer ajustes na reforma, mas não recua na questão da idade mínima. Os sindicatos, por sua vez, entendem que possíveis concessões na proposta de reforma não serão suficientes para impedir novos protestos.
----------------------------------------------------------
Fonte: com informações de agências G1, Estadão, Reuters.

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostaria de parabenizar a toda equipe
do blog, pelo magnífico trabalho que está sendo desenvolvido, e pela pluralidade de assuntos que são discutidos. Merece o blog ser mais divulgado.
Abraços.
Hermano