-->

terça-feira, 20 de abril de 2010

Sinais interessantes

Início da Passeata "Caça-Fantasmas", dia 14/4, na Praça Santos Andrade

Um bom sinal - respondendo à nossa cutucada de cobrança - é que a área do site do Sinditest chamada "Destaques" está sendo atualizada mais frequentemente com notícias e avisos. O outro sinal interessante, o qual saudamos, é uma das postagens recentes no site, intitulada "Curitiba sacudida por manifestações", de sexta passada (16/4). Nela se faz uma descrição de alguns movimentos que deram um agito na semana que foi de 12 a 16/4 (greve no MTE, greve de médicos residentes do HC, passeata do MST, manifestações do movimento "caça-fantasmas" da Assembléia Legislativa). Dela destacamos o trecho que diz:



"No HC/UFPR e nos demais hospitais universitários, tivemos uma paralisação dos médicos-residentes, lutando por melhores condições de trabalho e pelo fim das jornadas de até 80h semanais. Também na quarta-feira aconteceu o ato "Caça-Fantasmas" na Assembléia Legislativa do Paraná, organizado pelo movimento estudantil, com apoio de CUT, CTB e MST."



Por ter a ver com a batalha política mais importante do ano - as eleições de outubro -, em que se decide quem governará, quem fará leis e atos que afetam a vida dos trabalhadores e trabalhadoras, entendemos como muito importante o movimento que se denominou "caça-fantasmas". Ele vai na jugular, no pescoço, de uma verdadeira máfia de políticos espertalhões da Assembléia Legislativa, onde, à custa de dinheiro público, mantém esquemas de "laranjas" e "fantasmas" para perpetuarem-se no poder e encherem os bolsos.



O movimento "caça-fantasmas", capitaneado pelas entidades estudantis UNE, UBES, UPE e UPES, com participação crescente de outros setores, está se ampliando e incomodando. Na quarta-feira (14/4), uma passeata de mais de mil pessoas derrubou a grade da Assembléia Legislativa no Centro Cívico, ocupando o Plenário para exigir investigações isentas e completas, punição de culpados, devolução do dinheiro roubado aos cofres públicos. Enquanto isso ocorria, deputados saíam do plenário, se escondendo do povo irado. O incômodo sobre essa máfia já provocou uma retaliação: na madrugada de sábado passado, a sede da UPE (União Paranaense dos Estudantes), na r. Carlos Cavalcanti, foi depredada por capangas dos políticos denunciados.


Por fim, interpretamos como positivo que o site do Sinditest tenha registrado isso. Mas será melhor ainda que a Diretoria passe das palavras à ação concreta, participando ativamente do movimento de moralização da Assembléia Legislativa, re-editando o que o Sinditest já fez em 2001, quando seus ativistas ajudaram a invadir o plenário daquele parlamento na justa luta para impedir a privatização da COPEL. O momento pede mais luta, o Sinditest deve e pode ajudar. "Vamos à luta", companheiros!

5 comentários:

Milton-UFPR disse...

É. Com essas cutucadas e de tanto cutucar é capaz que consigam cutucar a consciência dos eleitores e eles cutucam por sua vez o néris e o messias que cutucarão suas próprias consciências e pediram exoneração dos seus cargos no sinditest.
Cutucar é previso.

Milton-UFPR disse...

Aprovado luta por 10% de reajuste salarial para trabalhadores da FUNPAR.Em assembléia bastante concorrida e cheia, os trabalhadores da FUNPAR reafirmaram sua disposição de luta e aprovaram pauta para o Acordo Coletivo de Trabalho 2010/2011.

NÃO TÃO NEM AÍ PARA O PARANÁ E SUAS DENÚNCIAS PELO JIETO...

Sérgio-MD disse...

É verdade. O Paraná tá na segunda divisão e falido...

PARANÁ disse...

eles estão no papel deles, REPRESENTANDO, como se nada tivesse acontecendo, e por sinal representam muito bem, pois boa parte da categoria continua aceitando este teatrinho, vamos ver até quando!!!!

GUARACIRA disse...

Já dizia um ditado que cai muito bem aqui:
" PIOR CEGO É AQUELE QUE NÃO QUER VER."