-->

terça-feira, 20 de abril de 2010

CONCLAT em 1o. de Junho: marco de unidade dos trabalhadores


Em 1º de junho, no estádio do Pacaembu, em São Paulo, milhares de sindicalistas dirigentes e de base vão se reunir, buscando aprovar um conjunto de propostas de interesse das classes trabalhadoras, unificadoras de sua luta neste momento de decisões para o país, quando ocorre mais uma eleição presidencial.


Um novo projeto nacional de desenvolvimento para o Brasil é o centro do debate puxado pelas centrais sindicais - CTB, CUT, Força Sindical, CGTB e Nova Central - que já estão convocando os trabalhadores e trabalhadoras nas bases, de norte a sul do país, para participar da CONCLAT (Conferência Nacional da Classe Trabalhadora). A CTB do Paraná pretende enviar cerca de sete ônibus à capital paulista com representantes de sindicatos rurais e da cidade, esforço no qual o Núcleo de Base da CTB-UFPR está integrado.


Veja abaixo a Nota das Centrais convocando a CONCLAT.


AO MOVIMENTO SINDICAL E À CLASSE TRABALHADORA BRASILEIRA

Companheiras e companheiros,

As eleições gerais de 2010 serão um momento decisivo para o país e para a democracia que estamos construindo, pois se realizarão num quadro político singular, caracterizado pelo crescimento sustentado da economia, pelo regime de amplas liberdades democráticas e pela afirmação do papel propositivo do movimento sindical e da classe trabalhadora, possibilitado por um largo processo de unidade de ação entre as centrais sindicais.

A campanha eleitoral será marcada pela acirrada disputa entre distintos e divergentes projetos políticos e de desenvolvimento para o País nos próximos anos. As diferentes candidaturas apresentarão à sociedade e ao debate político suas propostas e programas de governo. É do interesse dos trabalhadores e trabalhadoras, assim como da maioria do povo e daqueles que aspiram uma sociedade justa, fraterna e democrática, que este processo de formulação envolva e mobilize milhões de brasileiros.

Partindo desta premissa, as centrais sindicais CUT, Força Sindical,
CTB, Nova Central e CGTB realizarão no dia 1º de junho de 2010, no Estádio do Pacaembu, em São Paulo - SP, a Conferência Nacional da Classe Trabalhadora para, numa grande Assembléia, reunir dezenas de milhares de dirigentes e ativistas sindicais para discutir e deliberar sobre um projeto nacional de desenvolvimento para o país, iniciativa inédita e histórica que marcará a trajetória do movimento sindical através da afirmação do protagonismo e da unidade dos trabalhadores.

Convocamos, portanto, o conjunto do movimento sindical brasileiro para se fazer presente em São Paulo no dia 1º de junho. É fundamental que, desde já, sejam organizadas representativas caravanas sindicais de todos os estados e regiões do Brasil, com trabalhadores e do campo e da cidade, da ativa e aposentados, jovens, mulheres e homens, para que nossa Conferência seja uma massiva demonstração da diversidade brasileira e da determinação da classe trabalhadora.

Contando com a presença de todos e todas, enviamos nossas saudações sindicais.

- Viva a unidade dos trabalhadores!

- Todos à Conferência Nacional da Classe Trabalhadora - Assembléia 1º de junho!

Artur Henrique da Silva
Presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT)

Paulo Pereira da Silva (Paulinho)
Presidente da Força Sindical

Wagner Gomes
Presidente da
Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB)

José Calixto Ramos
Presidente da Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST)

Antônio Neto
Presidente da Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB)

Nenhum comentário: