-->

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Só hoje começou de fato a Gestão Akel

A manhã de hoje foi tomada pelos rapapés e discursos típicos das cerimônias de posse, nas quais assumiram seus cargos os pró-reitores da gestão Akel e alguns coordenadores e assessores de segundo escalão (cujos nomes podem ser conhecidos aqui). Passada a festança e as champanhes, agora é que começa de fato o governo zakiano.

No sítio da UFPR pode-se ler mais detalhes da cerimônia e algumas declarações dos empossados, mas não se encontra a razão de alguns cargos ainda não terem sido preenchidos, em especial a Direção Geral do HC. Qual a razão? Há muitos disputantes ao posto? Ou ninguém quer ocupar o lugar de Dr. Loddo, o paladino defensor das Fundações Estatais para gerir hospitais universitários?


De um lado, ecoando reivindicação antiga do movimento sindical de eleição direta do Diretor do HC, está o Sinditest, cuja diretoria alimenta grandes esperanças sobre "generosidades" políticas do reitor Akel (ou, noutros termos, alguma retribuição pelo caminho fácil que Antonio Neris propiciou à vitória de Zaki).


No entanto, o reitor não abriu muito o jogo até agora sobre temas mais polêmicos. Continua caladinho quanto à sua posição acerca da adoção do modelo de Fundação de Direito Privado (FeDP) para o HC. É um mistério. Estranha-se que o tom de certa cobrança do último jornal do Sinditest (de Dezembro/2008) não apareça relativamente à proposta da FeDP e dirigido para o senhor reitor neste tema. Quem sabe receio de melindrar o administrador-mor logo em início de gestão... Entretanto, toda a categoria da UFPR, em especial quem labora no HC, quer saber o quanto antes se na nova Reitoria se terá uma aliada na luta contra o Projeto instituidor da FeDP ou uma defensora enrustida dessa proposta privatizante.

Nenhum comentário: