-->

sábado, 24 de janeiro de 2009

Contra a crise mundial, o Brasil precisa é de mais Ciência!

Petista de penugem tucana quer cortar 18% do orçamento da União para Ciência e Tecnologia

Certamente com o beneplácito do "cristão novo" do neoliberalismo Paulo Bernardo, o ex-tucano e hoje petista senador Delcídio Amaral (PT-Mato Grosso do Sul; foto ao lado) meteu a tesoura em R$1,1 bilhão da verba destinada ao desenvolvimento de Ciência & Tecnologia (C & T), no Orçamento 2009 levado ao Congresso Nacional.


Euclides Fontoura, professor aposentado do Setor de Ciencias Biológicas da UFPR e membro do Conselho da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), indignado com tamanha irresponsabilidade do deputado relator do Orçamento da União, denuncia esse descaso com o desenvolvimento da Ciência brasileira e conclama a somar forças com a SBPC para tentar reverter a situação.


O próprio Ministro de C & T, Sérgio Rezende, protestou contra o corte, alertando que bolsistas podem perder o auxílio para suas pesquisas. Para Jacob Palis Jr, da Academia Brasileira de Ciências, esse corte seria como "dar um tiro no pé". Comparou com os EUA: "No meio da maior crise que o país já teve, Barack Obama convocou grandes líderes científicos para participarem do governo e se comprometeu com o aumento dos investimentos no setor. (...) Fazer cortes em ciência é uma política de suicídio. A maneira de sair da crise é ser competitivo", disse Palis para o jornal Folha de S. Paulo.


Concordamos: uma necessidade para enfrentar a colossal crise mundial é o país investir em mais Ciência e inovação tecnológica, não menos. O senador petista Amaral na verdade revela seu DNA familiar aos tempos tucanos de FHC, quando também se reduziu o investimento em C & T, aumentando a dependência do país. Querem meter a tesoura, metam no pagamento de juros indecentes da dívida pública aos banqueiros. E, de quebra, também no uísque e caviar do ministro do Planejamento e do Presidente do Banco Central.

Um comentário:

Anônimo disse...

O senador tá certo, nós somos mais burros que o resto do planeta e não podemos ficar torrando dinheiro com cientista. Vamos importar tudo dos States!!!