-->

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Assembleia do DCE debateu ontem a greve na UFPR

Na noite de ontem (19), o auditório da Reitoria ficou lotado de estudantes, reunidos em assembleia geral do DCE-UFPR para analisar a conjuntura das greves de técnicos e professores na Universidade.  Antes disso, vários cursos fizeram suas próprias assembleias, analisando se era o caso de também decretar greve do curso e uma paralisação geral dos alunos da UFPR.  Por exemplo, os alunos do curso de Medicina por ampla maioria deliberaram não fazer greve, enquanto os de Psicologia a aprovaram.

Não estamos com informes precisos para registrar qual a decisão final formal da assembleia de ontem, mas relatos dão conta de que foi aprovada uma greve geral dos estudantes. Não está claro se, nos cursos que votaram não à greve, eles seriam compelidos a uma paralisação. 

Um dos problemas de uma greve geral estudantil assim decretada, na esteira das greves de docentes e TAEs (iniciadas há mais de 2 meses), é que ela pode carecer de suficiente força e autonomia para prosseguir com as próprias pernas se, dentro de alguns dias, forem encerradas as outras duas greves, principalmente a dos professores.  

Mas, é claro que reivindicações perante o MEC e a Reitoria é o que não falta listar, diante do quadro de contingenciamento (corte) de recursos imposto pela política econômica atual do ministério da Fazenda, que tem ocasionado problemas em diversas áreas da UFPR. 

Nenhum comentário: