Giovani Loddo abriu a cerimônia fazendo um balanço dos oito anos à frente do HC e, apontando novas tarefas para o futuro, passou o bastão à nova diretora, Dra. Heda. Ela discursou citando de passagem dois temas polêmicos, como a situação do pessoal da FUNPAR para 2010 e o Projeto da Fundação de Direito Privado, mas sem expor qualquer idéia definida dela sobre tais questões, tal como este blog já adiantava; fechou a fala poeticamente com um trecho de Carlos Drummond. Por fim, deu posse aos demais diretores do HC.
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo...". Recitando esse verso do poeta português Fernando Pessoa, o vice-reitor Mulinari tentou imitar o final poético da Dra. Heda, mas acabou ficando cômico; afinal, a imprensa nos últimos dias tem denunciado o escândalo do suntuoso castelo não declarado à Receita do rico deputado DEMo de Minas, Edmar Moreira... Durante seu discurso, os acanhados diretores do Sinditest esticaram uma faixa, acerca do pessoal da FUNPAR, e depois outra, perguntando onde foi parar a suposta promessa de campanha do reitor sobre eleição direta no HC. Contudo, como que envergonhados com seu próprio "protesto", em menos de 30 segundos tornaram a enrolar a faixa e mete-la sob o sovaco.
Protesto combinado
Falou por último o reitor, repetindo seu conhecido discurso sobre mudanças lentas e seguras, sua disposição para o diálogo e de estar confiante em ter "as entidades como aliados", manifestando tranquilidade diante de uma terceira faixa desenrolada pelos diretores do Sinditest onde se afirmava: "A 'MÁFIA' DA HORA EXTRA CONTINUA MANDANDO" [no HC]. Enfim, depois de comer mosca, ficar olhando a banda passar, suplicando que o novo reitor graciosamente concedesse à comunidade do HC a chance de uma eleição direta, a direção "Para Todos" do Sinditest resolveu mostrar um protestinho silencioso e recuado, com suas 3 faixas que esticavam e logo fechavam. Até parecia jogo combinado para não desagradar os novos dirigentes do HC e da UFPR. Por sinal, os combativos sindicalistas aplaudiam todos esses dirigentes...Pra avançar na democracia, tem que ir à luta!
Os dirigentes atuais do Sinditest são veteraníssimos do movimento sindical, mas parece que anda fraca sua memória. Ou perderam o referencial da luta mesmo. Afinal de contas, a conquista da oportunidade de eleger por via direta o reitor da UFPR foi obtida pela luta das entidades, não pela concessão de qualquer governante. Essa luta começou em 1980, com as entidades organizando uma eleição direta apesar do reitor já nomeado pela ditadura militar. Cinco anos depois a comunidade da UFPR repetiu a dose e elegeu o prof. Salamuni, aí sim efetivamente nomeado pelo MEC, como tem acontecido até os dias atuais.
Então, perguntamos à Direção do Sinditest: se a exigência da eleição direta no HC era pra valer, por que não foram articular as demais entidades (Associação de Residentes do HC, centros acadêmicos do HC, APUFPR) para montar um Comitê independente de Reitoria que organizasse uma consulta direta? E, uma vez eleito um nome para a Direção do HC, pressionar o reitor para nomeá-lo? Quer a conquista, vá à luta! Mas, não: preferiram ganhar a eleição de presente do novo reitor... A atual diretoria do Sinditest elegeu-se usando a expressão "oposição pra valer". Agora, a impressão que dão é que é "pra fingir".
10 comentários:
Não custa nada repetir a frase de campanha da atual direção do Sinditest
" SOMOS OPOSIÇÃO PRA VALER"
AHHH TA
São mesmo?
Dá pra ver direitinho a oposição que eles fazem..!!!
Caberia melhor a frase:
"SOMOS PELEGOS PRA VALER"
Oposição Pra Valer, enquanto a disputa era pelo retorno ao PODER.
Ganha a eleição através de uma parceria "esquisita" Messias e Néris, que viviam sempre discutindo e não se entendendo nos corredores do HC, agora não se entendem quanto aos rumos de sua GESTÂO, pois até demissão sumária de trabalhador no SINDITODOS está ocorrendo através do Vice e não do Presidente.
Lamentável turma do SINDITODOS!!!!
Ridículo, desprezante, enojante a merreca da participação e manifestação que o "SINDITODOS" fez na posse da Diretora Geral do HC. So quem tava la pra ver e crer que sindicalistas como Messias, Antônio Néris, Moacir, antes tão combativos, tãolutadores, tão empenhados na defesa dos direitos da categoria, agora baixam a cabeça, enfiam o "rabinho" entre as pernas e aceitam a nomeação de uma direção que eles tanto prometeram que teria eleição direta.
MInha gente, esse tipo de coisa se conquista, não se ganha!!!
Que reitror, gestor, diretor ou qualquer coisa que o valha, VAI DAR DE PRESENTE UMA ELEIÇÃO DIRETA???
Será que esses diretores do Sinditest não estavam ainda na universidade quando se CONQUISTOU o direito à eleição direta apra reitor? E as eleições diretas para Presidente da REpública, como foi conseguido? Será que o pessoal da ditadura DEU pra gente? Será q eles prometeram elições diretas e Deram??
Ora, todos sabemos o quanto foi preciso lutar pra conseguir ter esses direitos.
Lamentável a atuação dessa Diretoria...podeeria e deveriam fazer tudo bem diferente, mas não. Preferem colocar uma coleirinha e serem guiados pelas forças de direita...e ainda balançam o rabinho...felizes.
Bem verdade, Maria Lucia, os pelegos estão se mostrando, pra vergonha de toda nossa categoria!
Quem esteve presente na posse no HC pode perfeitamente perceber isso. Apesar dos diretores levarem umas faixas, pareceu a mim e vasrias pessoaso que lá estiveram, que eles ate sentiram vergonha de levantar e mostrar aquelas faixas. O modo como faziam , dava ate vontade de rir: abriam e fechavam numa rapidez estrondosa, como para ninguem ler...Acredito que so ofizeram a manifestação pra nao ficarem tão mal com a categoria, principalmente com o pessoal do HC, que vota neles.
Mas nao adiantou muito não...
Quem ficou um pouco mais na tal posse, pode presenciar uma cena ilária: após o término da cerimônia oficial, os formigas do sindicato instalaram uma caixa de som no hall dos elevadores do HC, largando um som a todo o volume!! Sim, minha gente, isso aconteceu DENTRO DO HC, onde temos pacientes internados e com doenças variadas, em geral, de grande complexidade!
Desrespeito total... e eles são funcionários do HC, tem sua base no HC, mas não respeitam o HC!
Para quem viu, ouviu e prestou atenção na música que foi colocada: ADMIRAVEL GADO NOVO - Zé Ramalho, algumas perguntinhas:
- " vida de gado, povo marcado, povo feliz". Estariam os diretores do Sinditest comparando os nobres funcionários do HC com gado marcado? gados cujo dono marca com ferro em brasa, usando seu símbolo, em geral iniciais de seu nome, para que, caso sejam roubados, se possa identificar a quem pertencem?
- em geral o gado fica preso nas pastagens e, mesmo tendo um grande espaço, há limites impostos por seu dono, logo, não há total liberdade. Seria este o caso do pessoal do HC, que tanto labuta em prol da comunidade? Estão sendo chamados de OTARIOS!
- quem seria o "dono " desse gado do HC? Toninho? Messias? Giovanni Loddo?
- quando a letra diz: ..." o povo foge da ignorância, apesar de viver tão perto dela..." Estariam os Diretors do Sinditest afirmando que para os funcionários do HC não há saída: são todos uns ignorantes mesmo, nao adianta fazer curso, estudar, porque não conseguem sair da sua ignorância...QUE IGNORÂNCIA É ESTA? Ignorante é quem ignora... Será que todos os trabalhadores e trabalhadoras do HC ignoram sua situação? Ignoram as manobras políticas da atual Diretoria do Sindicato? Ignoram o quanto não são repassadas informações truncadas e ate mentirosas, a fim de que manter esse pessoal na ignorância e assim exercer seu poder eleitoreiro sobre eles?
Teria mais algumas colocações a fazer, mas ficarei por aqui, por enquanto, na esperança de que, se alguém do HC passar os olhos por aqui, possa parar e pensar um pouco.
De minha parte, achei de mal gosto e completamente inoportuna a atitude em si, por ser DENTRO de um hospital, falatando desde ai o respeito aos pacientes; por outro lado a escolha da música, quando há tantas que poderiam ser usadas, denota uma falta total de conhecimento do significado das palvras da música, falta interpretação...uma TOTAL IGNORÂNCIA, além da falta de respeito aos companheiros do HC, quando pensam que esse póvo está marcado e FELIZ, quando dizem que tentam sair da ignorância, mas nao conseguem...
Esclarecimento sobre o "protesto silencioso":
Os editores deste blog somente acompanharam o evento da transmissão de cargos no HC no recinto do Hall do hospital, e na ocasião não tomaram conhecimento de que diretores do Sinditest haviam instalado caixa de som no hall interno dos elevadores. Recebemos apenas no dia seguinte essa informação sobre a caixa de som, que, segundo a fonte, foi ligada em alto volume DENTRO do hospital, e tocava um conhecido sucesso do cantor Zé Ramalho, a música "Admirável Gado Novo". A caixa de som, segundo a fonte, foi usada apenas para veicular música antes da cerimônia e novamente depois do encerramento da transmissão de cargos.
Não vamos entrar aqui agora, considerando a letra da referida música, na discussão em torno do que teriam pretendido insinuar os diretores do Sinditest sobre o comportamento dos trabalahdores do HC, mas cabe registrar que usar equipamento sonoro em alto volume dentro de um hospital é, no mínimo, um imenso desrespeito com pacientes internados e com o pessoal que ali trabalha. Protestos usualmente são ruidosos, mas não esse tipo de barulho importunador em ambiente hospitalar. Ironicamente, na hora que as autoridades começaram a discursar, o silêncio foi total, só quebrado pelos aplausos dos donos da caixa acústica sindical... Vá entender!
Gostaria de informar a pouca vergonha desse sindicato. Tão defensores da categoria e fizeram reunião ontem com a Direção do HC e saíram de lá satisfeitos e quietinhos. Podemos esperar então nada desse sindicato pelego.
Admiráveis vaqueiros sindicais novos... com eles a vaca vai pro brejo sem volta.
PELEGADA DO CACETE
Finalmente, a categoria começa a perceber que a "vaca está indo pro brejo com chifre e tudo", quando não vê uma atuação mais consistente dessa Diretoria em questionar a nova Diretora do Hospital nas suas pretensões durante a próxima Gestão. Difícil situação dos contratados FUNPAR que optaram em filiar-se ao Sinditest e hoje estão desamparados pelo SINDITODOS. Como o assunto é música, vamos lá: "Eta espinheira danada..."
Postar um comentário