-->

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Um jornal de papel que joga qual papel mesmo?

De posse do último exemplar do Jornal do Sinditest (Jan-Fev/2009), corri os olhos à procura de notícias novas, de interesse de TODA a categoria, assim como proposições de mobilização efetiva da atual Diretoria do Sindicato.

O que encontrei? Descontando diversos erros gramaticais, o que vi foi um jornal quase todo voltado ao público do Hospital de Clínicas. Nada contra abordar os assuntos do hospital, mas a Universidade não é só o HC! Os filiados ao Sinditest estão em todos os setores da Universidade, mas o quanto estão eles todos contemplados pela publicação? O Jornal e todos os demais gastos da Diretoria são financiados pela mensalidade de TODOS os filiados, os de dentro e os de fora do HC!

No artigo que trata do 9º Fórum Social Mundial, em Belém, não se revela quais Diretores estiveram presentes na capital do Pará em janeiro. Que propostas levaram? Quais contribuições trazem para a categoria? Foi aberta para a base a possibilidade de também participar? Quais critérios de escolha dos Diretores participantes do evento? E o relatório? A avaliação do encontro, como fica, onde está? Limitaram-se apenas a reproduzir a Declaração da Assembléia final, a qual pode ser encontrada em vários sites, jornais, inclusive num link deste mesmo blog, divulgada bem antes de o Sinditest o fazer em seu órgão impresso.

No entanto, na p. 06 está uma matéria que chama a atenção, referente à posse da nova Direção do HC. O título da matéria transcreve o seguinte verso da música "Admirável Gado Novo", de Zé Ramalho (que foi tocada em som alto dentro do hospital): "É duro tanto ter que caminhar e dar muito mais do que receber". Será que os Diretores ainda não "receberam" do reitor eleito benesses, cargos ou alguma promessa por terem sido tão bonzinhos com ele na campanha ? Será que estão apenas se referindo aos funcionários do HC que se doam e "nada" recebem em troca? O que há para receber em troca do trabalho do servidor? Um trecho da matéria diz que enquanto servidores "adoecem, matam seus filhos, se matam (...) a nova direção, o reitor e convidados aplaudiram com entusiasmo este discurso". Esqueceu-se o autor da matéria que os Diretores do Sinditest que lá estiveram também aplaudiram os tais discursos. E depois escrevem esses paradoxos no seu jornal, como se estivessem contra os discursos apresentados, como se estivessem realmente lutando para que acontecessem eleições diretas no HC.

A gestão "Sindicato Para Todos" diz estar pronta "para qualquer luta em favor de nós, trabalhadores...". Só falta eles mostrarem quando e onde de fato está acontecendo a tal luta.
----------------------
Guaracira F. Silva

6 comentários:

Anônimo disse...

É isso mesmo Guaracira, precisamos descobrir, enquanto base, onde este SINDITODOS está atuando, pois ao que parece está inerte, ou inoperante, ou parado mesmo. Afinal como está a situação da chacara linda e maravilhosa que os filiados podiam desfrutam de sua beleza, de acordo com as declarações de quem a adquiriu com os recursos da base??? Acredito que nem mesmo a equipe que fez a compra está conseguindo levar a frente a concretização do sonho, pois ao que parece, trata-se de um canil e para funcionar serão necessários muitos outros "tostões". Com a palavra a Diretoria para esclarecer a sua base o porquê ainda não resolveram esta questão.

Anônimo disse...

Eles do sindicato botaram a música do Ze Ramalho tocando alto perto dos elevadores do prédio central. Isso é estranho mesmo, como permitiram fazer esse tipo de barulho dentro do hospital?

No jornal eles escreveram a parte da música que reclama que se trabalha e se dá muito mais do que se recebe. Mas no final da música também diz que "o povo foge da ignorancia, apesar de viver tão perto dela". Ruim é saber de caras do sindicato que não estão preocupados em salvar o povo da ignorância, porque tambem aprenderem a se beneficiar dessa ignorancia para manter seu dominio. Igual aos chefes que eles dizem que criticam.

Anônimo disse...

Se o jornal não consegue "vender o peixe" do sindicato, então pelo menos serve para embrulhar peixe! Rsrsrs.

Anônimo disse...

Ah, sim, já que falei de peixe, se a gente lembrar que o Romário chamava quem falava com ele de "Peixe", então o jornal também serve para embrulhar (enrolar) os "peixes" que acreditarem na conversa fiada do sindicato...

Anônimo disse...

Agora que eu vi melhor o jornal, tem essa materia que fala do Forum de Belem. E quem fez o jornal botou uma foto de um cara sem camisa, com outros por perto, que parece mais um trote de calouros. O cara tá sem camisa, parece que tem lama na cara, tem umas coisas pintadas no peito e carrega uma garrafinha de água (será que daquela que passarinho bebe?). Uma foto feia, será que não tinha outra melhor pra por? Fiquei com má impressao dessa materia.

Anônimo disse...

Poca vergonha esse pessoal do sindicto!
Tão ai so pra fazer besteira uzando o dinheito da gente. ainda bem que vai ter eleição de novo.