-->

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Dar consequência prática ao debate do 9o. Forum Social Mundial

Alguns diretores privilegiados do Sinditest viajaram a Belém do Pará no final de janeiro. Imagina-se que foram participar do 9o. Forum Social Mundial, mas nada foi divulgado nem antes nem depois pela imprensa do sindicato. Também não se sabe se viajaram às custas dos próprios bolsos ou se generosamente bancados pelos recursos de todos os servidores filiados.

Neste último caso, é obrigação das pessoas que foram ao Forum representar o Sinditest prestar contas do que lá fizeram e dar consequência prática a encaminhamentos que saíram dos debates nas assembléias temáticas e na "Assembléia das Assembléias". Clique aqui para ler a Declaração "Não vamos pagar pela crise, que a paguem os ricos", aprovada nessa Assembléia final dos Movimentos Sociais, onde consta uma mínima agenda comum de lutas, conforme abaixo:

* SEMANA DE AÇÃO GLOBAL CONTRA O CAPITALISMO E A GUERRA, de 28 de março a 4 de abril de 2009:
- Mobilização contra o G-20 no dia 28 de março;
- Mobilização contra a guerra e a crise, no dia 30 de março;
- Dia de solidariedade com o povo palestino, impulsionando o boicote, os desinvestimentos e sanções contra Israel, no dia 30 de março;
- Mobilização contra a OTAN em seu 60. aniversário no dia 4 de abril.

** FORTALECER MOBILIZAÇÕES tais como:
- 8 de março: Dia Internacional da Mulher;
- 17 de abril: Dia Internacional pela Soberania Alimentar;
- 1. de maio: Dia Internacional das trabalhadoras e dos trabalhadores.


Com a palavra (e a ação), a mui ativa e viajativa gestão 2008-2009 "Para Todos" (todos?) do Sinditest.

13 comentários:

Anônimo disse...

Quando soube que vários diretores foram ao FSM, realizado em Blém do pará, no final de janeiro, algumas perguntas vieream a minha mente:

1) Por que um Sindicato precisaria estar presente, se a federação a qual é filiado, neste caso, a FASUBRA, já estaria lá? Acaso apresentariam ou defenderiam algo diferente da federação?

2) Decidido que participariam, seria mesmo necessário a presença de tantos diretores? Qual o critério de escolha dos participantes?

3) Quem custeou as despesas? Uma viagem nessa distância e estadia de uma semana, para toda uma tropa, saia caro...

4) Uma vez que foram, por que até o momento não foi apresentada nenhuma prestação de contas, nenhum relatório da viagem? Ou essa diretoria está tão acima do bem e do mal, que julga não ser preciso relatar e encaminhar atividades, decisões tomadas em atos dos quais participam e que são custeados pelo dinheiro de seus filiados?

Outrora o atual vice presidente andava com o Estatuto do Sindicato embaixo do braço, cobrando de todos o cumprimento do mesmo. E agora?? Cadê o Estatuto, sir Antônio Néris? E o presidente, também esqueceu-se do Estatuto???

Ora, ora...

Anônimo disse...

Vamos tentar adivinhar o que toda diretoria do Sinditest foi fazer em Belem.
Foram tentar resolver o problema da Fundação Estatal no HC?
Não
Então foram resolver o problema das horas extras?
Não
Foram cobrar eleição direta pra diretor do HC?
Não
Foram cobrar o cumprimento do acordo da greve de 2007?
Não
Foram exigir mais vagas para os tércnicos nos conselhos da UFPR?
Também não.
Então o que será que tanta gente foi fazer por lá as nossas custas?
Tá difícil adivinhar.

Anônimo disse...

Ora, vejam só, parece que os diretores do sindicato que fizeram o sacrifício imenso de viajar até Belém para nos representar, agora resolveram começar a falar algo sobre o Forum Social Mundial. Já é um avanço... ops, avanço é uma palavrinha proibida, porque lembra "Avançar" etc.
Vamos ver então se o Sinditest "Para Todos" se dispõe a chamar a base para alguma das mobilizações indicadas pelo Forum.
Ou a notícia de hoje no site do Sinditest é só pra inglês ver?

Anônimo disse...

Acredito qu a notícia não é para inglês ver, mas apenas uma notinha de engana "bobo". Incrível o adivinha apresentado pela Sra Rita, pena que nã oencontrou a resposta. Eu tenho a resposta: a turma foi articular a presença na posse da nova Diretora do HC, acertei??? Responda aí Rita!!!

Anônimo disse...

O Sinditraste publicou seu jornaleco de janeiro-fevereiro e reproduziu parte da Declaração final dos movimentos sociais de que trata a matéria neste blog... legal... legal... legal...
Mas não contaram QUEM FORAM OS DIRETORES PRIVILEGIADOS que viajaram de avião pra Belém com a grana dos filiados? Por que? Por que esses que viajaram não tem coragem de assumir perante a base que viajaram pro Forum ?

Anônimo disse...

Os amigos da tesouraria e da presidencia tem todas as mordomias. A base fica aplaudindo feito besta.

Anônimo disse...

Diretores Privilegiados:
-Marcia Messias:
-Jonas Pinto (?);
-José Carlos Assis;
-Carla Cobalchini:
-etc

Eles não tem coragem de dizer que suas passagens de avião foram bancadas COM NOSSO DINHEIRO.

Anônimo disse...

O sindicatinho sem-vergonha banca o turismo dos seus diretores e daí publica um documento que saiu desse Forum de Belem como se fosse a 'prestação de contas' deles por terem ido passear às nossas custas. O tal documento final pode ser encontrado facilmente na internet, o que queremos ver é o que esses diretores felizardos realmente fizeram no Forum de Belem. Com certeza, aproveitaram muito pra passear. E nós aqui passeando do parque Sao Lourenço pro parque Barigui, bancando a festa dessa turma de come-dorme.

Anônimo disse...

Come-dorme, boa essa. Dizem que eles estão juntando uma grana pra comprar algum novo imóvel. Daí vão apresentar pra categoria como a grande realização da gestão do Messias. O cara que deu pra categoria a sede tal... Como a jogada do Neris e Moacir no final da triste (traste) gestão deles em 2004, que compraram aquela chacaraa de merda pra mostrar que fizeram alguma coisa.
Isso que vamos ver, o Messias comprando alguma coisa e fazendo o maior agito por essa sua realização. Se tiver que ter alguma greve, essa diretoria vai correr dela como o diabo da cruz.

Anônimo disse...

Será que teremos a mesma facilidade de viajar de avião quando os filiados tiverem que ir pro Confasubra em maio.
Até agora o que tenho visto é os filiados viajando de onibus e a diretoria viajando de avião.
Ex:
Viagem pra plenária regional sul em Pelotas: filiados viajaram em um onibus velho da UFPR
Viajem pro Forum Social em Belem: diretoria viaja em avião com todo conforto.
Essa é a realidade

Anônimo disse...

Maria Lucia contesta a forma de viagem destinada aos filiados para participação em eventos ligados a situação de carreira da categoria, mas não devemos esquecer que esta Diretoria foi colocada LÁ através do voto na urna e acredita que pode fazer o que bem entender. Portanto, o momento de mostrar a indignação está se aproximando, novamente com a ELEIÇÃO no final do ano e teremos que estar bem atentos aos CANTOS DE SEREIA e outras formas de abordagem. Afinal, na campanha são muitas as promessas, enquanto na gestão, somente atendimento aos anseios de PODER da Diretoria SINDITODOS para poucos. Temos que trabalhar para uma reestruturação desse MODELO PRESIDENCIALISTA e ultrapassado, pois são diversos os CAMPI que fazem a composição da BASE e que não são atendidos em suas necessidades preementes. O QUE ESTÁ ERRADO NO SINDITODOS (SINDITEST) É O MODELO DE GESTÃO, só não vê, quem quer se manter no pseudo PODER para galgar degraus no trampolim político. Urgentemente, precisamos analisar o presente estatuto e propor um REFORMA ESTATUTÁRIA para atender as novas demandas que estão surgindo com a ampliação do número de campi advindos da reestruturação universitaria - REUNI - e ampliação da Rede de Educação Tecnológica.
Parece incrível, mas essa Diretoria sequer tem levantado essa discussão. Até parece que não sabem o que está acontecendo, ou melhor, saber, até sabem, mas é melhor viajar para BELÉM, mesmo sem o aval de uma Assembléia promovida na BASE. Não esqueçamos da compra da chacara que está sendo muito utilizada por todos os filiados do SINDITODOS, é uma chacara maravilhosa, acho que todos já tiveram a oportunidade de ir até LÁ, rsrss, rssrsss......!!!!

Anônimo disse...

Eu acho que eles foram lá representar. Não tem que representar. Po, entao foram representar. QUe tão reclamando?

Anônimo disse...

Reclamando porque não elegeram os representantes em Assembléia da categoria, não informaram quantos foram nem quem são os iluminados e, tão pouco fizeram o relatório de prestação de contas em que o próprio Estatuto prevê tal obrigação quando se utiliza o dinheiro da categoria em viagens.
E você me me pergunta o que estamos reclamando e fica indignado, então responda Sr A.C. e por favor se identifique para dar mais credibilidade na sua fala. Não se esconda, este é um Blog democrático onde as pessoas podem expor suas idéias e questionar a vontade.
É nas contradições que a democracia avança!!!