Nos dois meses que se seguiram ao abandono da Reitoria da UFPR por parte de Carlos Moreira Jr., rolou uma novela de roteiro enrolado e chato. De um lado, a vice-reitora Márcia Mendonça, na condição de reitora em exercício, alegava ter direito pleno a cumprir até o fim o mandato de 4 anos, para o qual foi eleita em 2005, até 2010. De outro lado postavam-se DCE, SINDITEST e APUFPR fincando pé para que a consulta direta fosse para reitor e também vice. Vários bate-bocas em torno dissso ocuparam horas a fio de sessões do CoUn.
Transcorre a consulta em setembro, numa pressa que deu o que falar, em seguida o candidato mais votado é confirmado na lista do COUN e finalmente empossado esta semana como reitor. E o que faz a vice-reitora? Renuncia, abrindo espaço à assunção de Rogério Mulinari, eleito vice na chapa encabeçada por Zaki Akel. Muitos encenaram bem seus papéis nessa novela tediosa, e uma coisa é certa: deve ter muita gente no Setor de Ciências Biológicas que, chupando o dedo nessa história toda, deve ter achado o desfecho um saco.
5 comentários:
No mundo político todas as resoluções tendem a ser amplamente discutidas, conturbadas e confusas na conclusão devido a pluralidade de idéias e não aceitação de alguns grupos. Nessa eleíção houveram inscrições de chapa completa e a discussão foi gerada em torno da candidatura a Reitor (não foi discutida a eleição a Vice), mas como de costume, em todo pacote político compram-se alhos e também bugalhos. Portanto, parabéns a Profª Márcia Mendonça que deum fim nessa "peleja" antes do Natal. os servidores agradecem e esperam que a casa(UFPR) volte a trabalhar de acordo com a tradição histórica que lhe é peculiar. Bom trabalho aos eleitos e empossados e que o discurso seja colocado em prática desde JÁ!!!
Quem vai mandar na UFPR? Os Setores de Sociais Aplicadas e das Ciencias da Saude. Biologicas dançou de novo.
Ora, Sebastião, se a prof. Marcia já tinha em mente renunciar à vice-reitoria desde o começo do processo em julho, por que não disse logo e impediu tanta confusão nos debates do COUN e reuniões da comunidade? Lembremos que assembléias foram feitas só pra deliberar que a eleição devia ser pra chapa completa de reitor e vice, que o COUN deliberou uma coisa e depois outra só por causa dessa história de preservar o mandato da vice-reitora que ela agora jogou fora na metade.
Caro Marcelo,
Não quero meter mais lenha nessa celeuma, pois acho que há que se olhar em frente para alcançar resultados positivos. Ficar remoendo algumas discórdias e não pensar, estrategicamente, nos dias futuros pode fazer com que todo esse processo turbulento e recheado de conflitos e interesses pessoais volte a acontecer em ESCALA muito mais ampla nas próximas eleições. Será que conflitos mal resolvidos são bons para o histórico de uma instituição quase CENTENÁRIA e repleta de GLÓRIAS???
Abraço fraterno e FELIZ NATAL!!!
Concordo com o Sebastião quando diz que a prof. Márcia fez bem ao deixar o cargo. Certamente ela não pertence ao grupo político que se encontra no poder. Mas também concordo com o Marcelo. Muita discussão, confusão, falta de esclarecimento e perda de tempo poderia ter sido evitada se ela tivesse deixado claro desde o início do processo eleitoral sua disposição de deixar o cargo.
Postar um comentário