-->

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Marcha a Brasília cumpre seu papel mesmo debaixo de chuva

Partindo do Estádio Mané Garrincha na manhã de ontem, em Brasília, debaixo de uma chuva fina, cerca de 35 mil pessoas estenderam um cordão humano de ativistas marchando até a Esplanada dos Ministérios e tornando realidade a 5a. Marcha das Centrais Sindicais em luta pela Valorização do Trabalho.


Uma manifestação ruidosa e colorida - dada a variedade de faixas, balões, camisetas, apitos e buzinas -, que cumpriu um papel que talvez muitos outros trabalhadores não tenham percebido a importância. Para os organizadores dessa Marcha, as melhores respostas para enfrentar os efeitos da crise mundial vinda dos EUA são a preservação dos empregos e salários, garantidora da capacidade de consumo, e o desenvolvimento pleno do país. A Marcha fez a cobrança clara de que, se altas somas de dinheiro público estão salvando bancos, indústrias exportadoras e a agricultura, isso deve ter como contrapartida a manutenção do nível de emprego nas empresas beneficiadas.

O noticiário, a cada dia, fala de mais e mais demissões massivas, como recentemente na Vale do Rio Doce e nas montadoras de carros. No caso do serviço público, na surdina do Min. do Planejamento se movem intenções de atrasar o pagamento de reajustes salariais acertados em 2007-2008 e de cancelar concursos públicos.

Quem pode mais, chora menos, diz o ditado. Os ricos de lá e de cá, responsáveis pela crise iniciada nos países desenvolvidos, não admitem perder nada. Se os trabalhadores não ficarem alertas, não se mexerem, nos anos seguintes amargarão o pagamento não de um pato, mas de uma esquadrilha de patos decorrente da supercrise mundial. Por isso, manifestações dos trabalhadores como a Marcha de ontem na capital federal, tem importância evidente para repelir essa "conta" indesejada e injusta.

Um comentário:

Anônimo disse...

Não tenho bem certeza, mas gostaria de saber: O SINDITEST participou dessa marcha? Eu pergunto porque não vi aqui na base nenhuma movimentação organizando õnibus, ou mesmo qualque informação a respeito. Eu imagino que devam ter feito algum,a coisa e eu é que to por fora ou não vi nada ou quem sabe foi nos meus dias de folga!
Se alguém desse blog puder me responder eu fico muito agradecida, mas acho que um sindicato tão guerreiro, forte e que tem na diretoria o presidente e o vice funcionarios do HC, jamais deixariam de participar dessa luta contra a fundação de estatal de direito privado. /só quero mesmo confirmar que o SINDITREST esteve presente nessa luta tão importante pra nós do HC. Então se alguém souber e poder me informar eu agradeço.