O procurador-geral da República, Paulo Gonet, afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi o “principal articulador, maior beneficiário e autor dos mais graves atos executórios voltados à ruptura do Estado Democrático de Direito”. A declaração está no documento de alegações finais apresentado pela PGR no processo que apura a tentativa de golpe de Estado.
Segundo a PGR, depois das provas coletadas pela PF e toda informação reunida até aqui nos primeiros trabalhos realizados pelo STF, o ex-presidente Jair Messias aparece claramente como líder principal da organização criminosa golpista, com papel central na articulação e execução dos atos antidemocráticos após as eleições de 2022.
“Em última análise, o exame dos fatos e das evidências revela que Jair Bolsonaro desempenhou um papel central na orquestração e promoção de atos antidemocráticos”, afirma o texto enviado ao Supremo Tribunal Federal.
Com esses procedimentos, Gonet afirma a necessidade de condenação de Bolsonaro e dos demais sete réus do "Núcleo 1" do golpe de Estado. Agora, o STF realiza os últimos encaminhamentos do julgamento, que culmina com a aplicação das penas de prisão.
----------------------------
Com informações do site DCM
Com informações do site DCM
Nenhum comentário:
Postar um comentário