O cartaz acima foi copiado do ex-site de campanha do reitor nomeado Zaki Akel e divulga uma promoção "da gestão 2008-2012", um debate sobre um tema importante em pauta no Congresso Nacional e no movimento sindical, a proposta da chamada Fundação estatal de Direito Privado (FeDP do Projeto de Lei 92/07).
A FASUBRA já se declarou contra as FeDP nas áreas de Educação e Saúde e terá uma diretora sua na mesa para esclarecer o porquê. Defendendo o PL 92/07 estará um representante do Min. do Planejamento.
Contudo, tão importante quanto entender melhor o que é essa proposta de viés privatista dos tempos de FHC, ressuscitada pelo ministro Paulo Bernardo, é também cobrar e saber qual a posição do novo reitor eleito acerca da FeDP, especialmente a entrada desse modelo de gestão no HC. Durante a campanha, Zaki Akel desviou do tema e não declarou-se nem a favor nem contra. Aquele que dirigirá o Conselho Universitário não pode ficar em cima do muro e o Sinditest tem obrigação de extrair do reitor uma posição definida o quanto antes. Se o PL 92 for aprovado no Congresso e vier a transformação para o HC, o reitor irá dar de ombros e apenas dizer: "é lei, tenho de cumprir..." ??
3 comentários:
Oposição ou situação pra valer??
Qual é a do Sinditest?
Quem acha que os diretores vão pressionar o novo reitor para se posicionar em relação a FDP que perca a esperança. Duvideodóoooo. Bater de frente com o reitor eles não vão mesmo. Vão continuar fazendo de conta que são contra e se manifestar entre quatro paredes, mas levar sua posição pra rua, cobrar dos parlamentares, denunciar esse absurdo na imprensa eles não vão fazer mesmo. Isso é pedir demais. Vão continuar caladinhos caladinhos.
E olha que se diziam oposição para valer. Imagina se fossem situação.!
Será um debate técnico, ou tecnicista, pasteurizado, ou o pessoal irá a fundo na questão política? Tem gente da UFPR querendo se desobrigar dos abacaxis do HC e essa fundaçao estatal vem a calhar. Queria ver quem e quantos mostram a cara defendendo ou criticando.
Concordo com o Luis Otávio. A questão de Fundação Estatal é Nacional e enquanto se discute entre quatro paredes o projeto vai avançando no congresso. É preciso levar a discussão pra rua, é preciso alertar a população, é preciso ter coragem pr denunciar na imprensa. Ficar dentro do hospital dizendo que é contra não resolve nada.
Postar um comentário