-->

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

A UFPR merece respeito, planejamento e... ?


A consulta direta para reitor ocorreu em 10 de setembro, a elaboração da lista tríplice no COUN encabeçada pelo vencedor da consulta deu-se em 30 do mesmo mês. Até agora não se tem notícia da data de empossamento do novo reitor Zaki Akel pelo MEC. Alguns falam na data histórica da fundação da Universidade, em 19/12.


Nesse meio-tempo, um tanto morno, sem maiores novidades internas, de um lado o reitor eleito faz numerosas reuniões de planejamento estratégico sobre diversas áreas de gestão da UFPR, convidando membros da comunidade acadêmica para se engajarem nos grupos temáticos de diagnóstico e propostas, como se pode ver em seu antigo site de campanha.


De outro, o ex-candidato Cid Aimbire - que, após o resultado da eleição relançou seu blog de campanha como um site de reflexões sobre a Universidade sob o nome de
"A UFPR merece respeito" - publicou apenas duas matérias (a última em 22/09) e mantém silêncio até agora, possivelmente à espera dos primeiros passos da gestão zakiana para emitir mais opiniões.


De nossa parte, concordamos que a UFPR é digna de respeito, de ser objeto de um planejamento responsável, mas, fundamentalmente, tem que estar claro que papel ela joga, como universidade pública, para ser um dos pilares de um outro projeto de desenvolvimento nacional. O projeto atual, ainda marcado por muitos traços neoliberais, no qual o Governo Lula receia mexer em profundidade, não avança e até retrocederá nestes tempos de severíssima crise econômica do sistema capitalista mundial. Ou seja, a UFPR merece respeito, planejamento, mas, sobretudo, inserção bem definida num novo projeto nacional político-econômico-social. O qual se gesta fora e dentro da Universidade Pública, via debates democráticos e lutas político-sociais.

Nenhum comentário: