Pode parecer - a quem passe os olhos rapidamente por este blog - que, sendo de oposição à Diretoria "Para Todos" do Sinditest, somente lance críticas. Desfiamos as críticas e cobranças necessárias, mas também fazemos propostas, infelizmente em geral ignoradas ou repelidas pela direção sindical.
Neste momento, a FASUBRA e seus sindicatos defrontam-se com a derrubada do mecanismo do "step" constante na tabela salarial (um tremendo risco seja para o cumprimento completo do Acordo da Greve de 2007 e para futuros acordos) e com a ameaça do privatizante Projeto de Lei 92/2007 das Fundações de Direito Privado (FDP). Para enfrentar isso, a recente Plenária da FASUBRA, em 17-18/10, aprovou uma série de propostas de mobilização, inclusive anexando uma que foi apresentada na última assembléia do Sinditest (de 14/10).
Referimo-nos à marcação cerrada sobre cada deputado federal(*) que irá votar o PL 92/2007 no plenário do Congresso (pode ser votado ainda este ano). É importante que os deputados saibam que seu voto será acompanhado por cada técnico (futuro eleitor em 2010...) em cada Universidade Pública deste país.
Para baratear custos e facilitar o deslocamento do placar "gigante" com os nomes dos parlamentares (clique aqui para a lista completa da Câmara), sugerimos que ele seja feito na forma de banner de plástico com uma moldura de madeira, que possa ser pendurado ou então erguido sobre cavaletes desmontáveis. A proposta inicial era colocar o placar fixo diante do HC e ir interrogando, semana após semana, cada deputado sobre o que acha do PL 92 – contra, a favor, ou ainda indeciso. Mas um material de agitação desse tipo, fixo na frente do HC, pode ser depredado ou subtraído pela direção do hospital (como aconteceu aliás na Greve de 2007). Mais fácil é fazer uma concentração uma vez por semana com um placar móvel, que pode ir do HC para a Reitoria, depois para a praça Santos Andrade etc. Certamente, o material não deve ser pesado para transportar e seu custo não é alto.
Existe também – para esclarecer amplamente porque é nociva a proposta de adoção de FDPs no setor público – uma cartilha preparada pela FASUBRA, que pode ser baixada do seu site na internet (clique aqui) e reimpressa por cada sindicato de base. Propomos que se inclua no final da cartilha a lista de todos os deputados federais do Paraná, com respectivos telefones e e-mails, ao lado de uma tabela onde cada servidor possa assinalar como cada deputado se posiciona quanto ao Projeto 92 da FDP. Quando houver de fato a votação no Congresso, confere-se o voto de cada um, e guarda-se bem para – em 2010, ano de eleição de presidente e deputados – lembrar quem foi a favor do fortalecimento do Estado para prover as políticas públicas e quem foi a favor do chamado "Estado mínimo" proposto pela doutrina neoliberal.
Por fim, confiaremos e esperaremos que, desta vez, a Diretoria do Sinditest se empenhe em organizar e enviar mesmo uma grande caravana de manifestantes da UFPR para a Marcha a Brasília contra o PL 92/2007, a ocorrer no próximo dia 3 de dezembro. Os prédios dos ministérios (principalmente os do Planejamento e da Saúde) na Esplanada e o Congresso Nacional tem que ouvir bem alto o grito dos trabalhadores e trabalhadoras que não aceitam que as políticas de Educação e Saúde fiquem à mercê de interesses não-públicos.
------------------
(*)Na lista ilustrada acima, ainda consta o nome do dep. Max Rosenmann, falecido no último sábado; seu substituto será André Zacharow.
Um comentário:
Eu não vi nada disso que tá aí colocado ser feito pelo sindicato. Não estão aí pra esse tipo de luta. O negocio deles é só assedio moral, estão obsecados por assedio. Assembleia sobre assedio, grupo sobre assedio, curso sobre assedio, um verdadeiro assedio sobre assedio!
Postar um comentário