-->

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Plenária da FASUBRA decreta "estado de greve"

O veto do governo federal ao "step" constante na tabela salarial dos técnicos em Educação provocou debates efervescentes na recente Plenária Nacional da FASUBRA ocorrida em 17-18 de outubro. Houve forte discussão entre as lideranças sindicais, em que se acusaram alguns membros mais ligados ao Governo federal (das correntes "Tribo" e CSD) de saberem previamente que ocorreria veto ao dispositivo do step constante e não terem avisado toda a FASUBRA. A CSC/CTB, à qual se liga este Núcleo "Avançar na Luta", também protestou duramente contra a atitude do governo de quebrar um dispositivo essencial da carreira nova dos técnicos e passa a exigir a demissão do ministro sem-palavra do Planejamento.


Uma minoria, parte do bloco radicalóide denominado "Vamos à Luta" (militantes do PSol, PSTU e outras tendências miúdas), que faz oposição a absolutamente tudo que parte do Governo Lula, queria começar imediatamente uma greve geral nacional em novembro, sem levar em conta a proximidade de fim de ano e as férias dos servidores. A Plenária, por maioria, mais responsavelmente preferiu aprovar o chamado "estado de greve", situação pela qual a FASUBRA pode orientar entrada em greve sem maiores delongas se necessário. Aprovou-se também fazer uma campanha (com outdoors inclusive) de denúncia da falta de palavra do Ministério do Planejamento, na qual se cobra de Lula a exoneração de seus auxiliares petistas do Planejamento, Paulo Bernardo e o secretário Duvanier Paiva.


Também foi aprovado que o próximo Congresso Nacional da FASUBRA ocorrerá em maio de 2009. Antes disso, uma nova Plenária nacional dos sindicatos de base acontecerá, para avaliar a postura do governo federal quanto ao step constante e suas atitudes sobre o serviço público em decorrência da crise financeira mundial, uma vez que Paulo Bernardo já acenou com a possibilidade de retardo dos reajustes acertados e cancelamento de novos concursos públicos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Estamos em estado de greve aqui na UFPR?
Eu só ví o pessoal do sindicato fazendo campanha pr se eleger ou reeleger na CIS, distribuindo convite pro almoço e falando da campanha mamãe eu quero q ninguem sabe pr q serve. Pelo menos o nome da campanha é bem fofinho né.
Mas o q mesmo q eles deveriam estar fazendo?
Estado de greve?
Mobilização?
Esclarecimento?
O placar na entrada do HC com o nome dos parlamentares?
Step variável?
PL92?
O q será q isso tudo quer dizer?