-->

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Em clima de unidade, assembléia do Sinditest discute a luta atual do servidor

As cerca de 50 pessoas que reuniram-se em Assembléia do Sinditest na tarde de hoje, 14/10, tiveram desta vez a chance de assistir a um debate mais democrático e respeitoso. A condução dada pela servidora Carla na mesa foi mais tranquila e as pessoas puderam expressar seus pontos de vista sobre os temas da pauta sem o risco de sofrerem constrangimentos.


A pauta da reunião incluiu o debate das formas possíveis de resistir à ameaça da implantação da Fundação de Direito Privado (PL 92/2007) no HC e em defesa da manutenção do 'step' constante na malha salarial do Plano de Carreira, bem como a eleição de representantes da base para a Plenária da FASUBRA dos próximos dias 17 e 18 em Brasília.


Após mais de dez falas, chegou-se a acordo em torno das seguintes orientações:



* Questionar junto aos demais sindicatos na Plenária da FASUBRA sobre a oportunidade e chance de sucesso de uma greve nacional do tipo longa que começasse ainda este ano;


* Chamar desde já PARALISAÇÃO de 1 DIA em 22/10 (quarta), com realização de Assembléia no período da manhã (local a confirmar);


* Propor nova Paralisação em Novembro, em dia a combinar com as demais entidades;


* Os eixos principais dessas mobilizações são a defesa do step constante e a luta contra o PL 92/2007;


* Consultar e cobrar dos deputados federais paranaenses que votarão o PL 92/2007 qual será sua posição quando o Projeto de Lei for ao Plenário do Congresso;


* Cobrar do reitor eleito Zaki Akel, assim que empossado, uma posição clara sobre o PL 92/2007;


* Cobrar de cada membro do Cons. Universitário (COUN) da UFPR sua posição sobre o PL 92/2007;


* Os posicionamentos dos deputados federais e dos membros do COUN serão acompanhados e tornados públicos através de um placar gigante a ser instalado diante do HC;


* Em 21/10 (terça-feira), pela manhã no Aeroporto Afonso Pena, ir em comitiva grande cobrar posição sobre o PL 92 de cada deputado que embarcar para Brasília;


* Intensificar junto à população usuária do HC a denúncia do caráter insidioso e de privatização disfarçada embutida no PL 92/2007.



Ao final da Assembléia, definiu-se enviar 2 delegados de base e 1 delegado da diretoria para a Plenária da FASUBRA. Lançaram-se 9 candidatos, tendo sido eleitos por maioria simples os colegas Rita Kavulak (Centro Politécnico), Carlos (Humanas) e Moacir Freitas ou Wilson Messias (titular e suplente, pela Diretoria).

5 comentários:

Anônimo disse...

É lamentável a apatia das pessoas em relação a sua própria vida profissional.
- A universidade em vias de perder seu hospital universitário.
- O governo desrespeitando um acordo de greve obtido as custas de muita luta e muita negociação.
Num universo de 5.000 pessoas pouco mais de 40 estiveram na assembléia.
Onde estão os outros?

Anônimo disse...

A situação é realmente grave. A UFPR prestes a perder seu hospital universitário e o governo desrespeitando acordo assinado com os servidores. Grave tbm é perceber q em uma situação como essa a instituição não pode contar com o apoio de todas as lideranças da UFPR. Infelizmente boa parte dessas lideranças só dá o ar da graça em período de eleição.

Anônimo disse...

Concordo com as colegas que se manifestaram anteriormente no sentido de que há necessidade de maior mobilização e politização de todos os servidores da UFPR. Onde está o pessoal de nível superior, que naõ aparece, nao se manifesta, não toma ciencia dos fatos?

A luta é de todos nós, colegas! Enquanto não entendermos e assimilarmos isso, nossa luta fica cada vez difícil e a divisão da categoria so interessa ao governo. Este, por sua vez, vem tentando fazer essa divisão há muito tempo, principalmente quando sentamos na mesa de negociação, no período de greve, e o governo aponta com varias diferenciações. Veja-se o veto ao step constante. Precisamos estar alertas e unidos!!!

Anônimo disse...

Tapioca, Rita e Formiga Atômica estão de fato com muita razão no posicionamento apresentado. Espero que outras pessoas acordem e passem a questionar a criação da Fundação Estatal e o consequente sumiço do Hospital Universitário - HC. Até quando seremos apáticos, esta é a questão!!!!

Anônimo disse...

Tapioca, vc certamente não esteve na assembléia. Eu Rita, que costumo me identificar sempre nos comentários, não só estava lá como saí delegada para representar a categoria na plenáriA DA FASUBRA.
Onde vc estava?
O q vc tem feito pr reverter essa situação?
Tapioca com a palavra..