A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) está intensificando a coleta de assinaturas do abaixo-assinado em apoio à campanha pela redução da jornada de 44 para 40 horas semanais. Ao mesmo tempo, acelera os preparativos para o dia 28 de maio.
Em Curitiba, a CTB-Paraná, após acertar detalhes com outras centrais sindicais, buscará o apoio dos motoristas do transporte coletivo desde a madrugada desta quarta-feira, 28, para que se engajem nas manifestações e panfletagens. E conclama ativistas e população para se concentrar na Praça da ARENA da Baixada (Praça Afonso Botelho) a partir das 09h30, de onde sairá uma passeata até a Praça Rui Barbosa (clique aqui para ver matéria respectiva na Gazeta do Povo).
O momento é importante, pois a história de quase dois séculos do movimento sindical mundial se confunde com as lutas para reduzir a jornada de trabalho, desde a época em que trabalhadores adultos, mulheres e mesmo crianças eram forçados à exploração excruciante de 14-16 horas diárias, sem direito a nada. Mesmo para os servidores públicos que cumprem jornadas menores que 44 horas semanais esta luta tem tudo a ver, e mais ainda por incorporar bandeiras como a aprovação das Convenções 151 (direito à negociação coletiva/data-base) e 158 (proibição de demissão imotivada) da OIT.
Nenhum comentário:
Postar um comentário