-->

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Quando a direita ganha poder no movimento estudantil

Este "singelo" desejo de feliz natal foi postado semana passada no Facebook do DCE Livre UFRGS com um recadinho: "O DCE Livre - Movimento Estudantil Liberdade, grupo que apoiou a chapa vitoriosa nas eleições para o DCE/UFRGS, deseja à [sic] todos os estudantes da Universidade um Feliz Natal!!!".

Por Lola Aronovich, em seu Blog

A foto não agradou. Dezenas de estudantes deixaram mensagens dizendo que a imagem era machista e não @s representava (principalmente as alunas da UFRGS, que um DCE deveria representar). Vi uma discussão um tanto bizarra sobre "por que essas modelos, coitadinhas, não podem ganhar dinheiro posando pra foto?", como se essa fosse a questão.

Foi uma discussão parecida à que li quando eu disse que o comercial dos "homens invisíveis" da Nova Schin, que entravam em vestiários femininos, tiravam o biquíni e bolinavam mulheres na praia, era machista e fazia parte da cultura do estupro. Teve gente que falou: mas as modelos foram pagas pra estar no comercial! Não sei se pessoas com esse tipo de argumentação estão zoando ou se elas não conseguem pensar mesmo.

Também não sei o que se pode esperar da chapa do DCE Livre. No seu site, no final de maio, eles publicaram um post do "Márcio Cannibal" (torcendo aqui pra que não seja seu nome verdadeiro), um rapaz que esteve na Marcha das Vadias de Porto Alegre com um cartaz "Sou machista". No artigo, Cannibal explica por que o machismo é excelente pra sociedade. Não vou dar o link porque não dou link pra mascus. Mas não deixa de ser chocante que um movimento estudantil abra espaço pra preconceitos.

Quer dizer, deveria ser chocante, só que talvez não seja. É o preço que os estudantes da UFRGS estão pagando por elegerem uma chapa de direita. 

É óbvio que eu, sendo uma pessoa de esquerda, não tenho nenhum apreço pelos ideais conservadores da direita. Mas fico ainda mais indignada quando vejo jovens de direita. Porque, se a pessoa não vai querer mudar o mundo nem quando é jovem, vai querer mudar quando? Eu concordo muito com esta citação de Henry Ward Beecher: "Quando os jovens de uma nação são conservadores, o sino para o funeral já tocou".

---------------------------

Um comentário:

Rita de Cassia disse...

Herança do pai, do avô, .....Está bom pra nós, então pra que mudar.
E mais triste ainda é saber que muitas meninas se vendem a este modelito machista em troca de algum conforto.