-->

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Rolo em sindicato provoca intervenção do Ministério Público

Tem gente que acha que, em nome da liberdade e autonomia sindical, pode-se aprontar de tudo num sindicato, sem ter que prestar contas. O caso do SINDIMOC (Sindicato dos Motoristas de Curitiba) demonstra que não é bem assim.  Tanto que, em agosto do ano passado, o Ministério Público e o GAECO (Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado), intervieram nesse sindicato para desvendar um esquema de fraudes e desvio de dinheiro dentro da entidade sindical, prendendo inclusive o seu presidente licenciado Denlson Pires, também vereador em Curitiba.

Depois do desbaratamento das maracutaias dentro do SINDIMOC, houve eleições e a oposição conquistou a diretoria.  Os derrotados, inconformados, resolveram aprontar outra este ano e montar um sindicato novo, paralelo, chamado SINMOTOR. Para isso, com ajuda de um advogado, estavam tentando coagir testemunhas a mudar depoimentos dados ao Ministério Público do Trabalho.  Foram flagrados e presos ontem por ordem do MP.  Para saber detalhes do caso, clique aqui para ler matéria publicada na Gazeta do Povo.

Vale lembrar o nome que o GAECO deu à operação contra a falta de transparência e corrupção no Sindicato dos Motoristas: "Waterfront".  É o nome original de um filme de 1954, com Marlon Brando, ganhador de vários prêmios Oscar, que no Brasil recebeu a tradução de "Sindicato de Ladrões".  Tudo a ver.

3 comentários:

FORMIGA ATÔMICA disse...

Ao ver essa notícia no jornal ontem, a primeira imagem que me veio à mente adivinhem de quem foi??? Sim, exatamente, do nosso querido SINDITEST. Foi instantânea a associação, uma vez que a atual diretoria responde por acusações no MP e não consegue reunir provas que os inocentem; não conseguem explicar com clareza, transparência e objetividade a questão da venda da chácara e compra da sede-Agostinho Leão Jr. Como se isso não bastasse, desafiam os peritos do MP, colocando em dúvida sua competência.

Dá até uma vergonha ser representada por um sindicato desses, mas a esperança é maior e depois de ver a notícia, pensei que os "paratodistas" devem ter ficado "de orelha em pé". E é bom que fiquem mesmo, pois ao contrário do que eles pensam e alardeiam por aí, o MP pode interferir sim nos sindicatos - exatamente como mostrou a matéria, provando também que nosso colega Paraná não está fazendo uma briginha política, não está fazendo disso um "palanque político", como eles costumam alegar.

Abre o olho, SINDITEST!!!
VÃO TER DE PRESTAR CONTAS SIM, E DE MANEIRA CORRETA, LÍMPIDA, TRANSPARENTE. VÃO TER DE SE JUSTIFICAR NÃO SO PARA A CATEGORIA, MAS PARA O MINISTÉRIO PÚBLICO!!

PARANÁ disse...

o que mais me espanta, é esta diretoria dizer que o Ministério Público, não tem autonomia para interferir nos Sindicatos, sempre mencionando que estão resguardados pelo Artigo 5º da Constituição Federal em seu inciso XVIII.

Seria bom a esta diretoria, pegar esta mesma Constituição e fazer uma leitura de seu Artigo 129º incisos, III, VI e VIII.

Vou mais alem, façam uma leitura da Lei 7347/85 em seu Artigo 10º.

"Art. 10. Constitui crime, punido com pena de reclusão de 1 (um) a 3 (três) anos, mais multa de 10 (dez) a 1.000 (mil) Obrigações Reajustáveis do Tesouro Nacional - ORTN, a recusa, o retardamento ou a omissão de dados técnicos indispensáveis à propositura da ação civil, quando requisitados pelo Ministério Público"

E mais uma coisa, parem de afrontar o Ministério Público e seus Servidores quando não consseguem exclarecer as pendencias e os desqualificam.

e se não é o Conselho Fiscal que presta conta, então porque escreveram tanta besteiras a meu respeito, inclusive no material de campanha de voces?

Voces estão substimando a inteligencia das pessoas, isso é muito ruim.

quando estamos dentro das Leis, podemos quase tudo,
porem quando estamos fora da lei, não podemos nada. (pensem bem)

Abelha Rainha disse...

Ninguém precisa se preocupar, porque o Sinditest tá muito bem resguardado e muito bem representado juridicamente. Afinal de contas, um de seus diretores fez Direito. Mas fez direito o quê?? Ah não fez nada direito: so lembrar da construção irregular do barracão da Marechal; da compra irregular da chácra, que depois ele teve de engolir e vender sem nunca aquele imóvel ter servido pra nada; tutmultuava as assembleias da greve de 2007, causando polêmica, mas ajudar que é bom, nada( ainda bem que isso nao teve influência na adesão ao movimento); blasfemou numa assembléia, dizendo que "milagres não existem". Ora, ele não é mais Pastor??? E por ai afora...nada que venha dessa "persona" sai direito.

E pro falar em direito, vai ter prova da OAB neste domingo. será que o nobre bacharéu vai fazer DIREITO DESTA VEZ??? Ou vai se acovardar e nem tentar???

Sei não, diante de tantas evidências....