-->

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Alguma confusão nos eixos da Greve de 24 horas do dia 3 na UFPR

A assembleia sindical do dia 19 rejeitou a Medida Provisória 520/10, que criou a empresa pública EBSERH para gerir hospitais universitários.  E também aprovou uma paralisação de um dia em 3 de fevereiro, próxima quinta-feira.  Qual o eixo mais forte de uma greve de um dia convocada em assembleia no HC depois de um debate que foi centrado na MP 520 e no problema do emprego do pessoal da FUNPAR-HC ?  

O eixo é a MP 520, não é o da Campanha Salarial 2011 proposta pela FASUBRA.  A greve gira em torno da EBSERH e do agudo problema da FUNPAR, por mais que um panfleto do Sinditest inclua também a questão da luta pelo reajuste salarial deste ano, o qual de modo algum está garantido pelo recém-iniciado Governo Dilma.

Sabemos que a MP 520, caso a EBSERH seja criada e absorva o controle do HC, também merece ser objeto de preocupação para o pessoal RJU do HC e para toda a UFPR (porque perde o hospital-escola).  O fato, contudo, é que a greve do dia 3 está convocada em cima do drama agudo dos funparianos e depende fundamentalmente deles para ter algum sucesso.  Como está a base dos trabalhadores FUNPAR em termos de real ânimo de luta ao ponto de parar mesmo?

Por outro lado, os trabalhadores do quadro do RJU no HC talvez não estejam no mesmo pique.  E muito menos o pessoal do restante da UFPR, que sequer foi chamado para uma assembleia fora do HC para debater a pauta salarial da FASUBRA.  Mais assembleias no HC e outros lugares da UFPR ajudariam a desfazer possíveis confusões quanto ao eixo principal desta greve de um dia e - mais importante ainda - de uma possível greve longa do pessoal RJU a partir de março ou abril.  A palavrinha "eixo", comum no jargão do sindicalismo, quer designar simplesmente o motivo maior (ou até único) pelo qual uma massa de trabalhadores pode entrar em greve e dela só sair se algo for conquistado quanto ao "eixo".  Por isso, insistimos no clareamento do que é o principal e do que não é.

O dia 3, portanto, no caso da UFPR, será essencialmente um teste de mobilização do HC, em torno de questões do HC.  Reforçamos o aviso do Sinditest de que o dia 3 começa com uma concentração dos trabalhadores no anfiteatro do 7o. andar do Anexo B do HC a partir das oito da manhã.  Compareçam!

Nenhum comentário: