-->

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Greve de 3/2 é do HC e contra a EBSERH - essa é a ênfase na imprensa curitibana

Na Gazeta do Povo, cuja manchete é "Servidores do HC param por 24 h nesta quinta-feira", embora haja uma mera menção ao início da campanha salarial, toda a matéria é dedicada a falar da MP 520, da EBSERH e das medidas da diretoria do Sinditest para encaminhar o movimento no HC.  "Segundo o Sindicato... a mobilização terá adesão de pelo menos 90% dos funcionários. No entanto, de acordo com o presidente do Sinditest, Wilson Messias, o atendimento básico aos pacientes será mantido", diz um trecho da matéria da Gazeta de hoje. 


O site Paraná Online, que veicula matérias dos jornais Estado e Tribuna do Paraná, também concentra a ênfase da pretendida paralisação na rejeição da MP 520, baseada no HC: "Protesto pode paralisar atividade do HC", assinala a manchete.  E na única alusão à campanha salarial 2011 do pessoal RJU, o jornal comete equívoco, provavelmente por desatenção do jornalista, quando informa que "além de protestar contra a MP, a paralisação de 24 horas serve para dar início à campanha salarial dos servidores dos hospitais".  Como se a luta pelo reajuste salarial 2011 do quadro do RJU fosse restrita ao HC...


Por fim, no site Bem Paraná, que engloba o Jornal do Estado, o título de chamada é "Funcionários do HC fazem paralisação de alerta", seguido da explicação de que o "protesto é contra medida que desvincula a administração dos hospitais das universidades".  Novamente, todo o corpo da reportagem é dedicado à MP 520 e como o Sinditest pretende fazer o movimento dentro do HC.  Na solitária referência à luta salarial do RJU de toda a UFPR, ela ainda vem atrelada à questão da FUNPAR, quando acrescenta: "Eles [funcionários do HC] também protestam pela manutenção dos empregos do pessoal da FUNPAR, além da campanha salarial 2011".


Em alguns casos, pode-se reclamar de manipulação e/ou deturpação de depoimentos e dados por parte da imprensa, mas com boa dose de certeza neste não.  Esse tratamento dado nas matérias de hoje pela imprensa local reflete como estão pensando e agindo os diretores do Sinditest, que tipo de ênfase guia suas ações.  Se assim vai ser, como esperam que os demais servidores da UFPR, do regime RJU, se animem a aderir à luta e participar da Campanha Salarial Nacional de 2011 da FASUBRA?

3 comentários:

Luis Otávio disse...

Papai Noel e o Coelhinho da Páscoa estão acreditando que vai ter greve de verdade no HC.
Esse pessoal do Sinditest é muito bom na hora de fazer alarde em jornal, de falar bonito nas assembléias, mas não vão enfrentar o amigo reitor e a amiguinha diretora. Ahhh mas não vão mesmo. Vão todos chorar abraçadinhos e dizer que não tem mais o que fazer. Quem viver verá.
INFELIZMENTE pra nossos colegas Funpar que ainda acreditam nessa turma e nos teatrinho que eles fazem.

Regina disse...

Vamos aguardar pra ver se essa greve dá algum resultado. No meu ponto de vista isso tudo teria que ser feito antes da MP.

Anônimo disse...

Genteee!!!! Adorei esse texto!!! Achei que era só eu que estava indignada com o descaso com os outros servidores da UFPR que não o pessoal do HC!!!
E confessor que o pessoal da Sd aqui do Botânico não se animou com a paralisação por causa disso... e olha que somos bem unidos... e tem mais, paralisação em período de férias, é bem complicado...