-->

sábado, 30 de janeiro de 2010

Mais transparência no Governo Estadual



Conforme matéria da "Gazeta do Povo" de hoje, a partir de 1. de fevereiro, qualquer cidadão poderá acessar pela internet a lista completa dos servidores públicos estaduais, respectivos cargos e a remuneração bruta de cada um deles. A relação estará no Portal www.pr.gov.br, com atualizações mensais. Ao entrar no Portal do Governo Estadual, o internauta deve clicar no item "Transparência".

Também é possível acompanhar o andamento de obras públicas executadas pelo Estado, por meio do portal “Foco na Obra”, e os gastos do dinheiro público, pela “Gestão do Dinheiro Público”.

De acordo com a assessoria de imprensa do Governo, o objetivo é assegurar transparência aos atos do Executivo, fornecendo para todos as informações sobre as ações do governo.

Está aí mais um exemplo que o "Executivo" do Sinditest (a Diretoria) poderia seguir, se quisesse demonstrar que tudo vai bem e nada há que ocultar do conhecimento de seus cidadãos filiados. A categoria poderia, por exemplo, saber tintim por tintim (e dindim por dindim...), como se operou a venda da "chácara" de Piraquara, assim como o que está custando a obra de demolição da sede da rua Marechal Deodoro. Até agora, entretanto, o único balancete contábil já publicado em jornal impresso foi em Março/2008 e o site de internet do Sinditest é quase um deserto de informações, que dirá de real transparência.

9 comentários:

Milton-UFPR disse...

Santa ingenuidade. Isso não alterará em nada os níveis de corrupção, pois maracutais principalmente em obras públicas são bem feitas na maioria das vezes e não se encerram com publicações na internet.

Roberto disse...

Quer dizer, então, que para o senhor é melhor ninguém ficar sabendo absolutamente nada mesmo, não é? Seu pensamento parece que esclerosou, passou a achar que nunca nada muda, que o mundo é assim e assim ficará até o fim dos tempos. Típico de céticos acomodados.
Antes alguma transparência do que absolutamente nenhuma, pois a partir da "alguma" pode-se lutar para que ela seja mais ampla e completa.

Milton-UFPR disse...

Infelizmente o mundo é assim porque o ser humano é assim. Principalmente quem tem poder. Mas nem tudo está perdido os bons permanecerão bons, pois caráter é algo intrínseco aos bons.

FERNANDÃO disse...

Puxa Milton, estes comentarios nem parecem os costumeiros que voce faz aqui...
agora voce conseguiu se expressar com objetividade, clareza e coerencia. Parabéns!

Em relação a transparencia da Diretoria do sinditest, melhor seria primeiro ensinar a eles o que issso significa, porque tenho ceretza de mque eles sequer conseguemm entender o sigtnificado mdessa palavra, imaginem so se vão executar, cumprir, colocar em pratica a transparëncia... Balancetes prometidos pelo tesoureiro geral no inicio do primeiro mandato, onde estão? Sim, porque na primeira assembleia realizada por messa turma, o tesoureiro Jonas disse que faria a prestação de contas e mensalmente seria publicado o balancete! Mais uma PROMESSA FEITA E NÃO CUMPRIDA!

Regina disse...

Diante dos comentários eu fico imaginando que o Sr. Milton deve ter feito horrores enquanto estava no poder.

Milton-UFPR disse...

Horrores não. Apenas cumpria meu trabalho e recebia honestamente. Vagabundo não se criava comigo. Como muitos(as) que estão no serviço público hoje em dia...

Choque de Gestão disse...

A UFPR também poderia seguir o exemplo, mas infelizmente existe muita resistência a tranparência no ambito da UFPR. Apesar disso, graças a inicitaiva do govoerno federal vc pode consultar quem são os Servidores da UFPR (inlcusive filtrando apenas os ocupantes de CD e FG). Basta acessar o Portal da Tranparência (www.portaltransparencia.gov.br). Em uma página de pouca visibilidade vc também encontra alguns dados no site da Progepe (www.progepe.ufpr.br/ninf/servicos/dadostab.php). Mas é pouco, existem ouros mecanismos criados para proporcionar tranparência (de implantação obrigatória) que são ignorados pela UFPR.

Francisco disse...

Quem é essa maluca oposição do Sinditest que fica exigindo transparência de S.M. INRI Messiah? Ela não sabe nada de Óptica!

Regina disse...

Uma coisa é o cidadão ser rigoroso no trabalho, outra bem diferente, mas muito diferente mesmo é fazer de conta que é só pra tirar o foco da propria malandragem.