-->

domingo, 10 de janeiro de 2010

Jurídico do Sinditest: incompetência ou descaso?

Se você é filiado(a) do Sinditest que já tentou obter alguma informação exata do escritório jurídico do sindicato, sabe do que estamos falando abaixo. Você entra no site de internet do sindicato e não acha nada. Você telefona para a secretaria sindical e a informação é imprecisa. Você liga direto ao escritório de Wagner & Associados e é atendido por estagiários que também pouco ou nada informam. Tenta agendar uma conversa nesse escritório e só tem para dali a meses...

E, no entanto, os advogados do Sinditest embolsam - sem atraso e sem problemas - as remunerações e comissões das ações feitas em nome dos filiados.

Recebemos uma denúncia: uma pessoa filiada descobriu somente agora, janeiro/2010, que o dinheiro de sua ação dos 28% estava depositado na Caixa desde janeiro/2008! Ninguém avisou sobre o pagamento, nem o Sinditest nem o Escritório Jurídico. Tal pessoa, em 2008, estava passando por dificuldades financeiras, precisava de um dinheiro como esse dos 28%, e não sabia que poderia te-lo porque alguém sonegou a informação, deixou de cumprir seu dever de avisar.

Assim como ocorreu com essa pessoa (que até sabe fazer consultas na internet), pode acontecer com outros filiados cujos depósitos podem estar lá dormindo nos cofres da Caixa e eles nem desconfiarem. Por isso, é preciso ficar alerta e correr atrás da informação de todo jeito.

De quem a responsabilidade por isso? O filiado paga o sindicato, que contrata e paga o advogado. Se a ação é ganha, assim que os valores estão sendo pagos, imediatamente o advogado embolsa sua comissão. E por que não se avisa imediatamente o filiado, como se fazia antes com a publicação de listas de nomes, ou mesmo a notificação direta por telefone, correio normal e eletrônico? Isso é incompetência ou descaso puro e simples com filiados(as) ?

Fica-se, com razão, a pensar nas duas coisas, quando recentemente, em novembro, viu-se a Diretoria do Sinditest e seus advogados assistirem passivos à retirada dos 3,17% incorporados ao salário de 2.500 servidores do RJU da UFPR. Numa assembléia no HC, o presidente do Sinditest, mudo e de cabeça baixa, ouvindo as explicações conformistas do Dr. Mauro Cavalcante sobre a perda dos 3,17% e ainda a sugestão de que se devia soltar foguetes por a UFPR ter pago aquele percentual até outubro/2009...

Por fim, reiteramos a todos: não durma no ponto e corra atrás da informação, cobre do Sinditest e do Escritório Jurídico o trabalho pelo qual cada filiado paga mensalidade sindical. E não compre a conversa de nenhum sindicalista espertinho dando uma de "seu grande amigo" só por estar prestando a informação que tem obrigação de dar.

17 comentários:

Milton-UFPR disse...

Pelo amor dos meus filinhos que tipo de servidor é esse que não corre atrás das próprias ações? Que a assessoria jurídica tem falhas sim, mas cabe ao servidor também procurar se informar pois essa ação estava sendo paga desde 2007 e ante esse buzunzum era só ficar atento. O site da justiça federal é bem explicativo.
Santa paciência.

Maria Lucia disse...

Como diria o jornalista da TV
"ISSO É MA VERGONHA"
O advogado recebe a informação da justiça de que o dinheiro foi depositado em determinado banco e agência. Ele pega sua parte rapidinho e não dá a menor satisfação pro seu cliente dono da grana. Certamente esse não é o único caso.
Imagino que muito servidor da UFPR tem passado por dificuldades financeiras sem saber que já tem depositados os valores das longas e intermináveis ações na justiça.

Arnaldoo disse...

Ese tal de Milton nao sabe o qeu fala, nem sabe quantas pessoas mal sabe ligar computador, imagin faze consulta nos advogado. O qe escreveram aí é serio porque tem gente q fica po fora mesmo e nenhum cristo avisa, po.

Guaracira disse...

Estranho ter acontecido isso com pessoa filiada ao Sinditest, pois toda a vez que sai o resultado positivo de uma ação, o escritório dos advogados manda para o sindicato a listagem dos "premiados" na tal ação e a secretaria se encarrrega de ligar para cada um dos filiados contemplados, avisando-os da boa nova. Também é de costume colocar a notícia no site do Sinditest.
Ao menos esse era o procedimento na gestão "Novos Tempos". Só que agora os tempos são outros - são tempos de retrocesso!!!

Milton-UFPR disse...

Pior é ex-assesoria que a novos tempos "contratou" e nunca mais deram explicações sobre as ações.
Esqueceram??

Luis Otávio disse...

Ohh Milton.!! Segura a onda cara.
Para um pouco pra pensar no que escreveu. Não é uma questão de defender essa ou aquela acessoria juridica. É questão de respeito ao cliente. Até entendo que você se ache na obrigação de discordar de tudo que se diz nesse blog, mas essa passou dos limites.
Achar que não é obrigação do advogado comunicar regularmente como está o andamento de um processo e que o cliente é que deve se virar pra saber como andam as coisa é mostrar que você não tem a menor consciência de seus direitos. O advogado ganha, e muito bem pra isso. Não está nos fazendo um favor.
Miltom essa sua declaração foi o Ohh do BOROGODO..!!
A falta de consciência de seus direitos serve pra mostrar porque as pessoas imaginam que estão sendo bem representadas quando na verdade estão sendo enrroladas.

Rita de Cassia disse...

Que esse grupo de advogados não está nos respeitando todos nós sabemos
Que eles não nos consideram clientes, não nos atendem em seu escritório e não esclarecem nossas dúvidas como deveriam também todos nós sabemos.
O problema é que a maioria acha que isso é assim mesmo, que devemos nos conformar e pagar religiosamente em dia os honorários das ações e o contrato mensal com o sindicato sem dar um pio.
Vejo uma meia duzia de pessoas que são chamadas de chatas ficar tentando em vão exigir que o grupo de advogados faça a sua obrigação.

Luiz disse...

Arre, seu Milton, teu negócio é mesmo puxar o saco do Messias e da turma, hein? Nao fosse isso nao ia fica fazendo comparacao da diretoria antiga do beloto com a do mesias. Acho que a materia do blog tá falando da INCOMPTENCIA ATUAL dos advogados, nao do passado. E que tem problema tem, porque é só ligar pra aquele escritorio e ver como é dificil conseguri informacao. Para de ser puxa-saco do messias e discuta o assunto, meu!!!!

Milton-UFPR disse...

Não puxo o saco de ninguém. Qualquer grupo que esteve no poder no sinditest tem e teve seus acertos e erros. Agora não fico atirando pedras feito um imbecil. Me responda como estão as ações que estão em poder da então assessoria contratada na gestão belotto??
Nada de informação.

Dodo disse...

Senhor Milton,
Vale um esclarecimento acerca da relação deste núcleo e deste blog com a antiga gestão "Novos Tempos" presidida pelo colega Belotto. Neste núcleo participam algumas pessoas que fizeram parte da gestão do Belotto, uma gestão heterogênea e que nunca teve uma linha política clara, mas que teve alguns méritos, para mim, entre eles, principalmente o de ter conduzido com muita dedicação e trabalho uma greve nacional.

Aquela gestão 2006-2007 teve alguns acertos e muitos problemas, mas ninguém pode acusar o presidente, que jamais teve viés de liderança sindical, de ser uma pessoa sacana e antidemocrática, ao contrário era uma pessoa afeita ao diálogo e à conciliação, muito diversamente do que se dá hoje com o mandonismo praticado por W. Messias e A. Neris, em especial por este último.

O Núcleo atual que banca este blog não padece da confusão política que marcou a gestão Belotto e, de fato, nem conta mais com o próprio Belotto, haja vista que ele mergulhou de braços abertos no projeto político de seu amigo Kachel, ambos hoje filiados ao PSB, que, no Paraná, é um partido de aluguel abraçado ao tucanato neoliberal do Beto Richa. Portanto, o colega Belotto, embora continue amigo pessoal, não mais faz parte politicamente das posições deste grupo e deste blog, mas o respeitamos e consideramos. Isso também significa que NÂO TEMOS LAÇOS com a gestão Belotto, não temos qualquer obrigação de defende-la em tudo que fez, porque se trata de um novo grupo e de uma nova situação.

O que estamos cobrando é DESSA ASSESSORIA JURÍDICA contratada pela gestão "Sindicato Para Todos", e causa-nos espécie ver como o senhor parece ficar incomodado com a cobrança em cima do trabalho dos advogados atuais. É disto que estamos falando, não do passado. Quer cobrar do passado? Então apresente uma questão e podemos tratar dela, não fique só lançando comparações ao vento.

Milton-UFPR disse...

Quando é pra falar das conquistas da "gestão belotto" mostra-se. quando alguém aponta algum erro da gestão belotto, ela teve "problemas" é coisa do "passado". Essa é a discussão do esconde-mostra.

PARANÁ disse...

por falar em advogado, e com todo respeito aos companheiros da FUNPAR, mas quanto está custando o Advogado contratado pelo Sindicato, para atender somente a turma da FUNPAR?

Cristina disse...

O texto mostra que os advogados não estão respeitando os filiados do Sinditest. Precisamos cobrar melhorias no atendimento ao invés de ficar dizendo que os advogados da gestão anterior também eram ruins.
Eu proponho que se faça um abaixo assinado exigindo um atendimento mais dino. Os colegas do interior podem fazer e enviar pelo correio. Juntamos ao nosso e enviamos pro sindicato.
Quem concorda?

Milton-UFPR disse...

Essa foi a proposta mais sensata, coerente e de atitude positiva em relação a soluções por sugestões que vi até agora nesse blog. Parabéns.

Cristina disse...

Obrigada Milton
Espero ter seu apoio efetivo pra colocar essa idéia em prática. Por isso peço que você inicie o abaixo assinado ai em Medianeira e nos envie por malote pra UTFPR de CTBA indicando uma pessoa de sua confiança pra que possamos pegar o documento. O texto base do abaixo assinado é solicitar que os advogados que atendem ao Sinditest promovam um atendimento mais digno e qualificado aos seus filiados.
Agradeço antecipadamente sua colaboração.

PARANÁ disse...

Cristina, ainda bem que alguém conhece o Miltom, escrever que é da UFPR e ser lotado em Medianeira, que grande contradição em Sr. Miltom, acabei de confirmar que voce será um dos que irão engolir tudo o que escreve, e seja homem´para vir aqui e adminitir seu erro, é o minimo que voce pode fazer.

Milton-UFPR disse...

Em momento algum disse que era de medianeira. Sou de Curitiba, aposentado.