Em 8 de junho, o índice classificador de qualidade de instituições de ensino superior CWUR (CWUR World University Rankings 2020/2021) mostra a UFPR com uma ligeira melhora de nota avaliativa (subindo de 71.9 a 72). A Universidade se mantém como a sexta melhor IFES do Brasil e a principal dentre as instituições do Paraná. Entretanto, ainda permanece muito atrás no quadro geral das Universidades do planeta.
O ranking usa critérios que vão do ensino à produção científica. Segundo matéria de divulgação da SuCom-UFPR: "a UFPR tem a 13ª melhor 'empregabilidade de egressos' do Brasil. O critério diz respeito à proporção de egressos que ocupam altos postos executivos em grandes companhias. A UFPR fica em 11º lugar no Brasil no quesito 'performance da pesquisa', que analisa produtividade, publicações em jornais de impacto e citações."
Em que pese ser necessário melhorar muito para se destacar mais no cenário mundial, merece nota e deve motivar ânimo esse ranqueamento da UFPR, pelo esforço de sua comunidade de docentes, pesquisadores, técnicos e alunos. As Universidades sofrem desde a entrada do governo Temer, e muito mais sob o desgoverno Bolsonaro/Weintraub, com ataques pesados sobre sua atividade e finalidades, enfrentando valente resistência de quem nela trabalha e estuda.
Assim, essa boa classificação da UFPR no plano nacional merece reconhecimento, é uma resultante de vetores que vem do trabalho da sua comunidade e da administração (independentemente de quaisquer críticas que se possa fazer sobre a reitoria). Uma verdadeira perspectiva esperançosa de melhorias virá mesmo com o fim do desgoverno Bolsonaro.
A íntegra da matéria da SuCom está aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário