Apenas no começo da madrugada de 29/09 iniciou-se a apuração dos votos da nona eleição direta para reitor da UFPR, estendendo-se para além do meio-dia de ontem. À tarde se conheceu o resultado de vitória da Chapa 2 do professor Ricardo Marcelo, pela estreitíssima margem de 1,7% dos votos válidos.
A Chapa 1 lavrou mais de 800 votos de vantagem sobre a Chapa 2 entre os servidores técnicos, mas perdeu entre alunos e docentes, como se pode ver na tabela acima (clique na figura para ampliar).
A pequena diferença no percentual ponderado dos votos evidencia o forte acirramento da disputa, o que poderá significar uma comunidade universitária mais atenta aos atos da futura gestão da reitoria, a ser empossada em dezembro.
Porém, antes disso, a sessão do Conselho Universitário marcada para 6 de outubro deve formalmente eleger a lista tríplice, com o professor Ricardo como primeiro, enviar ao MEC e esperar que o ministro golpista Mendonça Filho (do DEM-PE) confirme sua indicação. Portanto, em se tratando do governo federal usurpador de Temer, toda a atenção necessária para que se impeçam manobras com a lista resultante do processo democrático.
Este Blog registra especial saudação aos e às integrantes da Comissão Paritária de Consulta (CPC), particularmente àqueles que incansavelmente trabalharam desde o início de tudo em maio, culminando na apuração dos sufrágios de ontem. O Editor deste blog (que participou dos 2/3 iniciais dos trabalhos da CPC) sublinha com destaque os esforços dos servidores TAE Olivir de Freitas e Patrícia Pott, do professor Hermann Muller, e das estudantes Ana Bonamigo e Francieli Prata.
Nenhum comentário:
Postar um comentário