-->

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Reitoráveis da UFPR fazem hoje último debate na Reitoria, com promessa de chumbo quente

Hoje, dentro de poucas horas, começa o último embate oficial entre as chapas concorrentes à reitoria da UFPR. Deve ser transmitido em tempo real pela TV-UFPR. O Blog NaLuta claramente perfila-se ao lado da Chapa 1 – “UFPR que queremos”, de oposição, e alinha aqui algumas diferenças dela com a Chapa 2 de situação.


De novo salta aos olhos, na campanha real, as disparidades de recursos materiais entre a chapa 1, modesta e apoiada em militância voluntária de docentes, alunos e TAE, em contraponto com a chapa 2, de situação, que fartamente recorre a caras agências de publicidade para produzir seu material coloridinho.

Todos falam e escrevem sobre transparência, mas quem, sem temer, colocou de modo público na internet suas fichas funcionais e declarações de IR? Marcos Sunye e Andrea Caldas, da chapa “A UFPR que queremos”. Em contraste, da parte da chapa Zakista, nada disso apareceu, exceto muitos discursos enrolatórios que nada explicam. Terá a chapa 2 algo a temer?

Outro aspecto a sublinhar: quando se instaurarem situações conflitivas dentro da comunidade universitária – como numa possível greve – quem terá atitude de legalista/formalista e quem dará tratamento político e de diálogo? 

Nunca é demais lembrar o episódio que envolveu o então diretor do Setor de C. Jurídicas, candidato Ricardo Marcelo, e a bibliotecária-chefe do mesmo Setor na greve de 2015 (agosto), cujo desfecho foi obrigar a chefe e os TAE (que estavam todos em greve) a reabrir para atender desejos de alunos e professores que sequer se importavam com o movimento. Veja na figura abaixo (clique nela para ampliar) o trecho final do Processo 23075.086988/2015-11, em que o diretor legalista baixa suas providências duras contra trabalhadores e alunos bolsistas. Clique aqui para saber mais deste processo de 2015.


E se uma nova greve da FASUBRA (ou de todos os SPF) vier por aí, e MEC/MPOG do golpista governo de Temer cobrar da reitoria que envie as listas de grevistas para cortar o ponto? Melhor ter uma reitoria que saiba tratar politicamente e com respeito os movimentos de trabalhadores por seus direitos ou uma que ficará pretextando o discurso da letra dura da lei?

Como cerejinha podre do bolo da campanha da chapa 2 tem-se a presença de perfis falsos de Facebook, os tais “Joãozinhos Sabe Tudo”, que covardemente se acoitam no anonimato para caluniar os professores Sunye e Andrea.

Teatro da Reitoria tomado por cartazes da chapa 2 antes de abrirem as portas

Mais uma prova da desfaçatez da chapa “UFPR Minha Vida pouco transparente” é que, muito antes de o teatro da Reitoria ser aberto, já se percebia, a partir de fora, ostensiva distribuição de cartazes e faixas de Ricardo Marcelo, como mostram as fotos abaixo tiradas no começo da tarde de hoje. Apoiadores da chapa zakista, com acesso às dependências internas do teatro, entupiram os espaços do local do debate de hoje, não deixando espaço equânime para o material da chapa 1. Essa “vida” não queremos no comando da reitoria da UFPR.

Nenhum comentário: