-->

sábado, 19 de maio de 2012

Funpar oferece pouco no ACT porque se espera a vinda da EBSERH?

Pelo que se vê dos relatos sobre o andamento do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) dos trabalhadores da FUNPAR-HC, a oferta do patrão está em patamar bem baixo.  Diz o site do Sinditest que o oferecido pela FUNPAR aos trabalhadores está na casa de 5,4% de reajuste, ume aumento de R$1,00 no vale-alimentação e apenas mais R$ 20,00 no vale-creche.


A FUNPAR é um contratador considerado ilegal pelo TCU, razão pela qual o Governo, ao invés de abrir mais vagas públicas por concurso no HC, preferiu criar a EBSERH para absorver o pessoal celetista.  A pergunta que se pode colocar é: não está a direção da FUNPAR, diretamente influenciada pela Reitoria da UFPR, oferecendo muito pouco apenas porque espera a chegada da EBSERH ainda este ano para assumir todo o pessoal?  

A EBSERH somente poderá assumir a direção plena do HC se o Conselho Universitário da UFPR admitir.  Com certeza muitos dirigentes da UFPR preferem que a nova empresa criada passe a cuidar do pessoal celetista e de RJU, livrando a FUNPAR da situação constantemente precária.  Isso já foi aprovado em algumas IFES, em outras há fortes resistências.  Com a EBSERH passando a gerir o HC, há riscos de privatização de serviços e dificuldades para o ensino prático dos alunos de cursos da área da Saúde.

Em 22 de maio os trabalhadores da FUNPAR se reunem em nova assembleia. Valia a pena aprofundar o debate sobre a vontade real da comissão patronal negociar ou somente deixar a corda esticar para dar espaço à vinda da EBSERH.  


14 comentários:

VALÉRIO disse...

SE ISSO NÃO FOR UM ACHARQUE AO TRABALHADOR FUNPAR,NÃO SEI O QUE DIZER.O PATRÃO USANDO DE UMA SITUAÇÃO CRIADA POR ELE MESMO EM NÃO REGULARIZAR DESDE 2003 A SITUAÇÃO DE SEUS FUNCIONÁRIOS PELA SUA INCOMPETÊNCIA JUNTO A TRT EM NÃO APRESENTAR PROJETOS QUE SALVAGUARDASSE OS FUNPAR HOJE TRATA SEUS EMPREGADOS COMO SE FOSSEM CULPADOS DE SUA INCOMPETÊNCIA E INOPERÂNCIA PERANTE OS ÓRGÃOS LEGAIS.QUEM ACOMPANHA A SITUAÇÃO DOS FUNPAR DESDE 2003 SABE DO QUE EU ESTOU FALANDO .

meri disse...

É memso Valério tenho que concordar com você, hoje fui voto vencido em nossa assembléia. Não foi aceita a contra proposta da Reitoria para o reajuste dos salários. Com dizem sou uma liderança que reconhece a derrota. 50 funcionários funpar votaram pela greve, 20 votaram por não, então amigo aos funcionarios Funpar que acreditam que esse sinditest que ficou 90 dias em greve da reitoria e não coneguiu nada, e eles que são reitoria. Acho que os funcionarios funpar que votaram hoje pela greve terão mais sucesso. Desejo de coração que eles estejam certos. Mas depois de 21 anos neste HC, discutindo o ACT, desisto de lutar e que venha EBESERH, que venha demissão. Abraços.

meri disse...

só informando os indices, para o Valério saber o que foi discutido hoje na assembléia da Funpar
Sinditest 26% reajuste e clausula da estabilidade.
Contra proposta HC 6,0 reajuste 15 vale alimentação 210 auxilio creche
Contra proposta reitoria 7,25 reajuste, 16,30 vale alimentação 240,00 auxílio creche.

VALÉRIO disse...

É ISSO AI MÉRI.Só não concordo em você parar de lutar,agora que chegou a verdadeira luta a aqueles que não se alienaram a esse sindicato e as promessas patronal no meu ver aumento no vale e salario uma mixaria pelos anos dedicados a instituição pelos funpar.É momento de assegurar os direitos trabalhista no caso de demissão.Digo isto para que os funpar não caiam no laço que armaram a ROSANGELA [ RÔ DO HC] Como muitos conhecem sua irmã que faz quase 1 ano que briga na justiça pelos direitos e não é só ela tem mais colega na mesma situação é só tirar a saber e o sindicato sabe mais não fala porque?. FIQUEM ESPERTO COM OS SEUS DIREITOS!!!!!

Valério disse...

Olá Meri...reconsiderando a minha última avaliação,eu sinceramente não entendi o que o povo quer desta vez....pois a proposta ofertada nem de longe expressa a realidade nacional ,haja visto o que aconteceu com a GREVE dos motoristas e cobradores dos coletivos, que ficaram exatamente dentro do previsto pelo INPC ( 6%) a proposta esta além do indice. Creio que o povo esta querendo pagar para ver se a coisa desata com relação à tudo que cerca a Empresa e o Sindicato não esta avisando do risco porque na real a diretoria que aí esta não aceita o quadro celetista e estão jogando os funcionários no precipício. Ademais a minha reconsideração cabe aí quanto a sua postura é deixar como esta para ver como é que fica.
SE É IESTA A ESTRATÉGIA DO COLETIVO FUNPAR SÓ ME CABE ALERTAR COMO SEMPRE PARA QUE FIQUEM ESPERTOS PARA ASSEGURAR OS SEUS DIREITOS TRABALHISTAS??????????????????????

meri disse...

Brigado Valerio, por lembrar da Ro, mas os companheiros da Funpar estão iludidos com esse Sinditest, não vou desistir de lutar, isso nunca, mas a categoria escolheu o Sinditest. nesse momento o que eles querem é levar para dicídio, e ai companheiro estaremos na mãos do Juiz. Quanto a minha luta bem essa sempre será pela manutenção do emprego de todos nós ou na Funpar ou quem sabe na Ebeserh rsrsrsr, mas como temos que aguardar o quem vem primeiro, vou recarregar a bateria para a batalha final.

VALÉRIO disse...

CONCORDO MERI,Ir para discídio é um caminho perigoso aos funpar .Porem aqueles que se preocupam com os seus direitos,procurem se informar na DRT porque esse sindicato não esta avaliando direito a situação dos colegas celetistas.Partindo do pressuposto que o contrato de trabalho assinado com a funpar na admissão é ilegal pelo TCU pois é o HC o patrão um contrata outro manda!.Cabe pegar uma boa assessoria jurídica que não seja essa perdida do sinditest que domine a OIT e aqueles que querem ser demitidos pleiteiem o ARTIGO 483 DA CLT E PEÇAM A DEMISSÃO INDIRETA POR QUEBRA DO CONTRATO DE TRABALHO . POR NÃO SABER QUAL O VERDADEIRO PATRAÕ O HC! OU FUNPAR! E AQUELES QUE QUEREM ESPERAR NO QUE VAI DAR QUE ESPEREM. A EBESERH É FATO E LEI.

meri disse...

Obrigado Valério pelo apoio, vou continuar indo nas assembléias, mesmo vencida no voto, mas nunca deixarei de expressar a minha opinião,
Ate

PARANÁ disse...

O sindicato dos metroviários de São Paulo decidiu na tarde desta quarta-feira, durante assembleia, acabar com a greve. Paralisada desde a 0h de hoje, a categoria resolveu aceitar a proposta de 6,17% de reajuste oferecida em audiência de conciliação. O Metrô informou que a circulação de trens deve ser normalizada ainda hoje, sem previsão de horário.



pessoal, vejam bem o que aconteceu em SP. comparem a disparidade das forças da FUNPAR e dos METROVIÁRIOS em uma greve, se aquela categoria que todos sabemos, tem uma força incalculavel aceitou o acordo. para onde foi que a direção do SINDITEST levou a categoria da FUNPAR?

será que o dissidio será melhor que a proposta oferecida?, será que vai valer a pena o desgaste?

na minha opinião, erraram e erraram feio.

mas em todo caso, boa sorte para os companheiros (as) da FUNPAR.

Rosangela disse...

Olá Pessoal ! Primeiramente,obrigada pela lembrança valeu hein... pensei ter sido esquecida hehehehe! Mas vamos lá, resolvi dar o ar da graça em virtude das colocações feitas pelos comentaristas Meri e Valério. Sinceramente fiquei atônita eu esperava da categoria mais UNIÃO até porque em função da ARMAÇÃO, (aliás bem definida pelo Valério) dirigida à minha pessoa, EU achava que de alguma maneira serviria de exemplo para a categoria ficar mais esperta,atenta e unida,afinal andorinha sozinha não faz verão e isto ficou bem caracterizado na situação nefasta vivida por mim. Não creio que só o Sindicato deva ser cobrado, cadê a Comissão de Negociação? Não existe? Porque se cala? As coisas parecem estar sendo dirigidas de forma unilateral,onde num barco esta os que veladamente já se articularam para em nome do se dar bem e o resto ...beijinho,beijinho e tchau tchau.
E nessa baladinha não é a vaca que vai pro brejo são quase mil funcionários, volto a dizer o que já disse em comentário passado a menos que seja esta a estratégia da categoria para forçar uma atitude de desenlace. Sendo assim o conselho do Valério é o mais correto a ser seguido o de partir para ação de " Cabe pegar uma boa assessoria jurídica que não seja essa perdida do sinditest que domine a OIT e aqueles que querem ser demitidos pleiteiem o ARTIGO 483 DA CLT E PEÇAM A DEMISSÃO INDIRETA POR QUEBRA DO CONTRATO DE TRABALHO . POR NÃO SABER QUAL O VERDADEIRO PATRAÕ O HC! OU FUNPAR! E AQUELES QUE QUEREM ESPERAR NO QUE VAI DAR QUE ESPEREM. A EBESERH É FATO E LEI."

VALÉRIO disse...

OLHA É MOMENTO DO PESSOAL FUNPAR,COBRAR DESSA DIRETORIA COMBATIVA DO SINDITEST UM POSICIONAMENTO REAL JUNTO AO REITOR E AO CONSELHO DA UFPR ,SE A EMPRESA ENTRA OU NÃO E QUAL O RUMO CERTO DOS FUNCIONÁRIOS CELETISTAS,POIS O QUE VEJO É UM DISK E ME DISK .UM EMPURRA COM A BARRIGA DA DIREÇÃO E REITOR E NADA SE DEFINE .DE OUTRO PESSOAS TRABALHADORAS SENDO ASSEDIADAS POR CHEFIAS E ATÉ COLEGAS COM POSIÇÃO MAIS ELEVADA .COLEGAS HUMILHADOS VERBALMENTE COMO SE FOSSEM INTRUSOS NO SERVIÇO PUBLICO POR UM PROBLEMA QUE NÃO FORA CAUSADO POR ELES. POIS NÃO SEI AONDE CABE TANTA INCOMPETÊNCIA .DESDE 2003 SE ARRASTA ESSA SITUAÇÃO ILEGAL E NEM UM PROJETO !.POIS MUITOS DESSES FUNCIONÁRIOS HOJE JÁ NÃO TEM MAIS FORÇA DE LUTAR ESTÃO DESGASTADOS MORALMENTE E FISICAMENTE. PARABÉNS AOS REITORES , DIRETORES,PROCURADORES, CONSELHEIROS DA UFPR E HC ,POR TANTO EMPENHO.!!!!!AH.AH

ROSANA disse...

ACT/Funpar 2012/2013 SEGUNDA PARTE
Os funcionários da Funpar como somos tratados reuniram se na última assembleia e com muita inteligência e sabedoria optaram em não fazer greve e aceitaram a proposta defendida e vaiada anteriormente pela companheira Meri que infelizmente não estava presente justamente para não ser mal quista novamente. O bom é que valeu muito a pena a sua ausência, pois a categoria pode expressar seu voto sem influência, seja da Meri, seja desse Sindicato, pois mesmo vaiada ela defendeu a proposta. Saber do episódio ocorrido com a companheira não me deixou triste, pois veio a resposta a este SINDITEST QUE NÃO ESTÁ NEM AÍ PARA NÓS, POIS É ESCRACHADAMENTE CONTRA A EMPRESA. Valeu a pena, pois estava sendo dito nas duas assembleias promovidas não pelo SINDICATO pois ele não está nem aí para nós e sim por iniciativa da companheira Meri para discussão sobre a EMPRESA que o importante no momento NÃO ERA O REAJUSTE, VALE ALIMENTAÇÃO E CRECHE E SIM A MANUTENÇÃO DAS CLAUSULAS DOS ACTS ANTERIORES E A GRANTIA DO NOSSO EMPREGO ATÉ A DEFINIÇÃO DA EMPRESA. Ainda bem que a corda se manteve esticada para dar espaço sim à vinda da EBSERH e não nos enforcarmos. QUE VENHA A REELEIÇÃO DO NOSSO REITOR E NA SEQUENCIA A EMPRESA.

ACT/Funpar 2012/2012 AGRADECIMENTO - TERCEIRA PARTE.

PARABÉNS AS COMPANHEIRAS GUERREIRAS DESSE HC.
ROSEMARI NUNES FERREIRA (MERI) PELA SUA DEDICAÇÃO AO COLETIVO E A SUA LIDERANÇA, PARABÉNS ROSELI ISIDORO QUE TEM HISTÓRIA DENTRO DO HC, SINDICATO E UFPR E PARABÉNS A ROSANGELA NUNES (DEMETIDA INJUSTAMENTE POR UMA DIREÇÃO ARBITRÁRIA. HÁ DEIXO AQUI A MINHA NOTA DE REPÚDIO A ESTE SINDICATO ALIÁS ELE GOSTA DISSO: TRATE DE DEFENDER TODA A CATEGORIA SEM DESCRIMINAÇÃO, TRATE DE DEFENDER COLEGAS DOENTES, AFASTADOS, HUMILHADOS COMO NO MEU CASO COM PROCESSO POR DANO E ASSÉDIO MORAL OCORRIDO NO HC DEVIDAMENTE COMPROVADO E AGUARDANDO SETENÇA DO JUÍZ . SE PAUTE AS DEFESAS TRABALHISTAS E NÃO SITUAÇÕES NÃO ENTENDIDAS E DE FORMA POSTA POR ESSE SINDICATO COMO NOTA DE REPÚDIO, DESCRIMINATÓRIA, POIS AS VEZES DURANTE UM TUMULTO, VAIAS, OFENÇAS. OUTRAS MAIS PESSOAS COM MENOS INFORMAÇÃO, PESSOAS SIMPLES E QUE NUNCA TIVERAM OPORTUNIDADE DE PARTICIPAR DE UM EVENTO DESSE PORTE COMO O ACORDO COLETIVO SEJAM INDUZIDOS A PASSAR POR SITUAÇÕES QUE AO VER PODE SER DESCRIMINATÓRIA E NÃO É JUSTAMENTE PARA UM CRESCIMENTO SEJA ELE, PROFISSIONAL, ACADÊMICO E POLÍTICO. NÃO PORQUE SEJAM ESTUDADAS. APROVEITO AQUI PARA DIZER A COLEGA QUE SE SENTIU OFENDIDA QUE O QUE ELA QUIS DIZER NO MOMENTO É QUE ESTUDAR NESTE CASO É AS PROPOSTAS DADAS, AS DISCUSSÕES, OS ENTENDIMENTOS DO QUE A GREVE TRARIA DE BENEFÍCIO E DE PERIGO NESTE MOMENTO PARA NÓS. NÃO É VOLTAR AO BANCO DA ESCOLA CERTOE COMO ESSE SINDICATO É CONTRA A CRIAÇÃO DA EMPRESA É LÓGICO QUE É UM PRATO CHEIO PARA DESESTABILIZAR NÓS COLEGAS DA FUNPAR. ENTÃO COLEGA EU ACOMPANHEI AS DUAS NOITES QUE A MINHA IRMÃ MERI CHOROU DESCOMPENSADAMENTE EM CASA, ANGUSTIADA QUE OS COLEGAS NÃO ENTENDESSEM NADA DO QUE ELA QUIS TRANSMITIR. EU NO MOMENTO PEDI A ELA QUE MANDASSE TUDO A mmmmmmmm....( NÃO VOU AQUI ESCREVER) E QUE A SAÚDE DELA É MAIS IMPORTANTE DO QUE TUDO E MESMO ASSIM ELA QUIS O MELHOR PARA O COLETIVO E NÃO UMA DIVISÃO DE CLASSES, OS MENOS ESTUDADOS OU OS MAIS ESTUDADOS, O NÍVEL DE APOIO, OS AUXILIARES, OU NÍVEL SUPERIOR, POIS ISSO INFELIZMENTE É UMA VERGONHA É FALTA DE UM PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS ONDE JÁ OUVISSE FALAR MUITO E NUNCA SAIU DO PAPEL. COLEGAS ESTAMOS NO MESMO BARCO SE A EMPRESA NÃO PASSAR, EU COM NÍVEL SUPERIOR MAS AUXILIAR DE ESCRITÓRIO A 20 ANOS, A MERI TECNÓLOGA RECENTEMENTE GRAÇAS AO INCENTIVO DESSA GESTÃO OU VOCÊ ZELADORA, SANITARISTA, AUXILIAR, COMO QUEIRA SER CHAMADA VAMOS TODOS PARA A RUA. ENTÃO COMPANHEIRA CARMEM NÃO É HORA DE DESUNIÃO E SIM UNIÃO. PENSE NISSO.

ROSANA NUNES FERREIRA
FUNC DEPARTAMENTO DE CIRURGIA LOTADA NA DISCIPLINA DE TÉCNICA CIRÚRGICA E CIRURGIA EXPERIMENTAL.

ROSANA disse...

Nota de repúdio a práticas antidemocráticas do SINDITEST-PR

Na última sexta-feira, 01/06/2012, em uma assembléia, a pretexto de manifestar-se a favor de uma greve dos funcionários da FUNPAR e de sim querer desmobilizar uma categoria, ocupou neste dia um papel lamentável, sem ao menos pedir licença para a Sra Rosemari Nunes Ferreira, colocou no site do SINDITEST uma nota de repúdio na tentativa sim de humilhar a referida Rosemari e sem discutir o suposto acontecido ouvindo as duas partes o qual seria seu papel. Desmobilização é o Sindicato que o faz sempre. Esse Sindicato em nenhum momento tentou mediar o conflito e sim em apliá-lo. Além do mais, se a referida colega se sentiu insultada no mínimo ele deveria ter procurada a sra Rosemari e juntas iriam procurarem seus direitos, para isso existe Justiça. Numa triste demonstração de falta de respeito, sem cunho político, infantil, despreparada por parte dessa Presidente Sra Carla na data de hoje, num gesto sem explicações, notadamente pode ser chamado de ato antidemocrático e não em defesa da referida funcionária. Fica caracterizado que essa Entidade não tem a mínima competência para defender ninguém ou coisa alguma. Posteriormente, foi postado na internet Face uma Nota de Repúdio distorcendo completamente os fatos, dando a entender que a Rosemari usou de ato descriminatório, e tentou desmobilizar uma assembléia. É uma grande mentira o desrespeito agora, passou-se à calúnia e difamação no meu ver.
Diante desses fatos, acho que todos os funcionários da FUNPAR que alí estavam devem também manifestar seu repúdio a tais práticas irresponsáveis e autoritárias, que ferem os direitos elementares de uma pessoa.
Outrossim, também, desde o primeiro momento que acompanhei assembléias movidas por esse SINDICATO SINDITEST, pude perceber o despreparo desse sindicato. Sou solidária sim a reinvindicação da pessoa que se julgou ofendida por ela e não esse Sindicato, mas também sou solidária a Sra Rosemari pois numa tentativa grandiosa de se evitar o caos e ficassemos numa situação pior a que foi colocada, ou seja uma demissão ou até um decídio,foi vaiada e lógico no momento quente as palavras as vezes podem não ter a compreenssão certa, mas não somos crianças existe o bom senso e a conversa. O desagrado dessa cidadã chamada Carla presidente desse Sindicato em ver que seu plano de greve no HC não foi do seu agrado e enquanto diretora de uma entidade sindical onde deveria buscar o diálago, condições dignas de trabalho, remuneração, valorização e respeito aos funcionários, pelo respeito aos direitos individuais e coletivos, e pela democratização dos processos decisórios tanto no HC como na universidade, não o faz. É LAMENTÁVEL. Portanto percebesse que sua Gestão tende a ser um caos. Quero deixar registrado que na segunda feira dia 03/06/2012 serei a primeira a desfiliar-me de tal Sindicato. Eu não preciso dele para minha defesa, para isso existe a Justiça. Agradeço ainda a toda a Categoria Funpariana que mesmo com a ausência da referida Rosemari soube com inteligência optar pela NÃO GREVE E ACEITAR O REAJUSTE PROPOSTO E A MANUTENÇÃO DO NOSSO EMPREGO NEM QUE SEJA ATÉ OUTUBRO DE 2012. A manifestação de desagravo é que, também todos que não concordarem com a forma baixa que se conduziu a situação, conto com os colegas que conhecem a Meri há anos, manifestem-se contrário a atitude baixa desse SINDICATO.
ROSANA NUNES FERREIRA

ROSANA disse...

Nossa esse Sindicato está mesmo dando tiro para tudo que é lado. Como se não bastasse estar tentando denegrir a imagem e a reputação da companheira Meri no site Sinditest e lamentavelmente terem partido para ignorância e terem postado também no Face book , pelo jeito só tem uma explicação para tudo isso. É ira declarada de não terem gostado de ver categoria Funpariana, mesmo sem a presença da companheira MERI terei votado contra a Greve e terem aceitado o reajuste. Agora em outra tentativa frustrada entram no Face book contra a EBSERH. Nossa ! Diretores do SINDITEST tudo isso para mi só tem um nome “desespero ”. A EBSERH já é uma realidade, é Lei. E se Deus quiser e Há de querer Com certeza vai passar no Conselho Universitário pela maioria.
Rosana