-->

terça-feira, 22 de maio de 2012

Pimenta nos olhos dos outros...

A Diretoria superhiperultracombativa do Sinditest publicou uma proposta de "Carta-Compromisso" com itens a cobrar de candidatos/as à Reitoria da UFPR.  Espera que uma assembleia geral aprove essa "Carta", talvez a  própria assembleia de amanhã de manhã, embora nem haja ainda candidaturas inscritas para a eleição direta. O conteúdo proposto nessa "Carta" é essencialmente corporativo, quase nada fala dos diversos aspectos de uma Universidade Pública.

Um desses itens propostos na "Carta" da superhiperultracombativa Diretoria do Sinditest é a realização de Auditoria nos Programas REUNI e REHUF. O REUNI é o Programa do Governo Federal que nos últimos 4 anos promoveu uma expansão jamais vista de vagas e cursos nas Universidades públicas brasileiras (embora com alguns problemas, incluindo a falta de docentes e técnicos suficientes).  O REHUF é um programa que se propõe fazer uma reestruturação de vários aspectos dos Hospitais Universitários, em particular na área de recursos humanos (tipo dar uma "geral" nos HUs para a chegada da EBSERH).

Ora, tudo bem se pedir uma Auditoria em ações de governo.  E existem já portais de transparência do Governo Federal e recentemente a Presidenta Dilma publicou  uma lei de acesso amplo a informações sobre o governo e o serviço público.

O estranho é que a superhiperultracombativa Diretoria "Mudando o Rumo..." quer auditoria no terreiro dos outros mas não encaminha a contratação da Auditoria aprovada em assembleia geral sobre as próprias contas do sindicato do período 2008-2011... O velho ditado da piperácea nos oculares dos outros é refrigério!  

Essa Auditoria nas contas do Sinditest foi aprovada por unanimidade na assembleia realizada no Anf. 100 em 31 de janeiro deste ano, como este Blog relatou na matéria "Ex-presidente afirma ter feito 'cagadas'. Ex-tesoureiro confessa ter deixado 'herança maldita'. Assembleia do Sinditest aprova auditoria nas contas" (matéria com vídeo; clique no título para acessá-la).

Uma das razões para fazer essa Auditoria independente está exposta em matérias como esta: "Sinditest e mágicas imobiliárias" (clique no título para ler). Por que a superhiperultracombativa Diretoria do Sinditest não encaminha uma decisão soberana da base tomada há quase 4 meses atrás???

Nenhum comentário: