-->

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Duas pré-candidaturas na sucessão da UFPR, por enquanto

Neste ano se dará nova eleição para a Reitoria da UFPR. A consulta direta, organizada tradicionalmente desde 1985 pelas entidades da comunidade universitária, conta por enquanto com duas pré-candidaturas.  Uma de situação, o próprio reitor Zaki Akel desejando manter-se no trono por mais 4 anos, até 2016.  E uma de oposição, anunciada em redes sociais há algumas semanas, da professora Maria Tarcisa Silva Bega, diretora do Setor de Ciências Humanas.

Parte do "programa" do candidato de situação a comunidade já conhece: é o que ele fez e continua fazendo, está aí para ser avaliado, inclusive em confronto com as promessas por ele lançadas em 2008.  As ideias e proposições da professora Maria Tarcisa ainda estão por ser conhecidas, estão em elaboração, e ela já está convocando reunião da sua candidatura para a semana que vem.

Para as entidades Sinditest, Apufpr e DCE, há que fazer desde já um bom debate, entre suas diretorias e no seio das categorias, sobre necessários aperfeiçoamentos no processo de consulta direta, de modo a evitar sua contaminação por vícios típicos das campanhas eleitorais comuns extra-UFPR e fomentar maior participação da comunidade na discussão das propostas dos futuros candidatos.

11 comentários:

Unknown disse...

Quem tinha dúvida a cerca de um comentário feito pelo TROVÃO AZUL,se não me falhe a memória,de que tanto o Vice como agora se mostra também o Ex-Presidente do Sinditest gestão anterior de que em troca de apoio estariam negociando seus translados do HC para os anais da UFPR.....Fica agora a expectativa de que se o Reitor ganhar a Reeleição quem irá primeiro para o gabinete como ASPONI dos Exs.Vice ou Presidente.Ééééééééé uma loucura a ciranda sucessória e os acertos que ela promove não é mesmo????

Unknown disse...

Bem! Se Eu estive-se ainda no corpo funcional do HC, sem sombra de dúvida estaria apoiando a candidatura desta Professora pois todas as vezes que ela concorreu como vice- Reitora e pela obrigação que o cargo confere e ela teve que substituir o então Reitor ela sempre mostrou-se competente e de pulso eram suas decisões, uma mulher aparentemente Dura,porque não é de muito sorriso mais de palavra quando envolve decisão. Mas como diz o ditado o "Bicho é caçado e o jogo é jogado vamos aguardar se a timidez será vencida e outros candidatos virão a lançar-se, afinal o a torcida apenas começou a tomar a arquibancada.....

ROSANA disse...

Rosanagela
Q pena q vc´não faz parte do corpo funcional, por enquanto né. Pois vc pode se dar bem na sua audiência em Abril , eu também estou no aguardo de uma decisão justa pela justiça. Agora com relação aos candidatos vc deveria saber que essa professora não gosta da FUNPAR e conta a Empresa e faz troca de todo seu escalão colocando pessoas só que ela conhece. Portanto vc já está fora do quadro funcional e nós da FUNPAR com certeza na sequência.
Acho que uma eleição deve se vencer o melhor.
Rosana

Unknown disse...

Rosana....Como você mesma afirmou em outros comentários que Não entende de POLÍTICA, vou tentar de forma bem didática te explicar alguns pontos,que norteiam a conduta de quem vê,analisa e gosta de falar sobre o assunto, sem abrir mão de PRINCÍPIOS,ou seja ( Regras de comportamento,ou de trabalho,diretriz,norma,preceitos)
Por exemplo, só para ilustrar... O AMOR e o PERDÃO são dois PRINCÍPIOS da doutrina CRISTÃ, cuja a qual EU professo. Como na POLÍTICA as coisas são dinâmicas e podem ser os (PRINCÍPIOS) criados ,inventados, corrompidos muito facilmente sob a Famosa Frase " OS FINS JUSTIFICAM OS MEIOS" ou outra celebre LEI DE GERSON de se levar vantagem em tudo. Ao longo da minha militância eu resolvi caminhar em cima do que sempre acreditei, quando encampei Lutas era pensando no coletivo tipo se era BOM para mim que fosse para toda a categoria,Eu brigava defendendo IGUAL,ISONÔMICO,LINEAR EU não ia para a luta tentando dar rasteira em alguem porque não gostava de A ou de B, Eu tinha TESÃO isto me estimulava, Não quer dizer que foram só rosas...muitos espinhos,me cutucaram, muitas vezes fui mal interpretada,saí de Assembléias da minha categoria FUNPAR de baixo de sonoras vaias, fui processada pela causa e nunca tive amparo solidário explícito em nome deste senso coletivo,que eu defendia ou melhor até tive mais escondido velado pois EU era taxada de Louca,mas as pessoas reconheciam que eu tinha razão e esta, sem demora se mostrava, cansei de ouvir besteiras ao ouvido antes de me manifestar em público na vil intenção de me desestabilizar e perder o foco na ora de propor algo e nem isto me fez mudar de postura
Sabe porque ? EU NUNCA FIZ POLÍTICA QUERENDO ME DAR BEM. Eu apostei num trabalho, desenvolvi um projeto com um grande amigo que conheci durante esta jornada,mas tudo caiu por terra,quando me mostraram o OLHO da RUA da forma mais Ilegal, Mentirosa ,torpe e novamente tive que correr sozinha para tentar resgatar meus direitos através do que ainda creio a justiça do trabalho. Quanto a voltar ao HC,confesso que não entendo quando você afirma que por enquanto...Esta situação independe de quem esteja no comando da UFPR. Eu não sou concursada, ele o HC não é obrigado a me receber novamente demitiu e pronto o que se questiona é a forma de como a coisa foi feita e aí....é o JUIZ do trabalho quem definirá. JUSTIÇA é o que espero pois trabalhar durante 21 anos completos e sair com CR$1.583,00 no bolso que me foram pagos em outubro de 2011, alegando ABANDONO DE EMPREGO, convenhamos é o "O" isto deverá vir á luz da VERDADE e aí fiquei leiga...Não vou emitir palpite por isto contratei Advogados. Eu sei que me estendi além da conta, e no próximo comentário que farei a seguir, serei breve quanto a minha opinião quanto a sucessão da UFPR.

Unknown disse...

Rosana...Vamos começar pelo fim do seu comentário OK? " Acho que uma eleição deve se vencer o melhor."...
O então Reitor foi um Pró Reitor da gestão do Moreira,logo ele sabia de toda a problemática do HC e depois devo reconhecer que o Prof.Moreira a quem aprendi a respeitar,recebia através da Comissão dos trabalhadores FUNPAR direto em seu gabinete, era uma verdadeira ROMARIA durante discussão do ACT, e este pelo que Eu saiba tem que agendar,número de participantes é exigido, a triagem é rigorosa para se achegar ao Magnífico... E por ai vai. A tia dele é Pró Reitora na gestão dele e foi Diretora do Setor de Ciências da Saúde, convivia ao lado do HC,sabe há muito tempo do problema dos funcionários da Fundação, quantas e quantas Reuniões eram feitas no auditório do Setor da Saúde com Fasubra, Representantes do MEC vindo tratar da nossa situação....etc. Não quero me alongar mais é só para você ver que todos sabem há muito tempo da situação que atravessamos, pois estamos dentro do 2º maior HU da Nação que é da UFPR. Com isto te esclareço que mesmo que a Professora Tarcisa, hipoteticamente ganhe as eleições a coisa tende a continuar não será ela quem fará algo,no máximo ela terá, assim que assumir encaminhar o que determinado foi pelo Governo Federal ,através da implementação da EMPRESA é só. E quanto a ela trocar de postos seus comandados,apenas por conhecer me perdoe a franqueza seria muito melhor, pois o VÍCIO CANCROSO de uma UAP e outros lugares desta UFPR que sacaneiam e machucam tanto Servidores como Funcionários FUNPAR é terrivel,a onde que este Reitor tem sido BOM??? Eu te convido a ler mais sobre as coisas de interesse dos servidores sem retalhação, sem paixão, sem ódio no coração é terrível. Eu não estou aqui fazendo cafuné na cabeça dos servidores, mas se eu falo sobre POLÍTICA séria, faço questão e devo ser IMPARCIAL ou BAIRRISTA, até porque convenhamos a servidorada como eu carinhosamente sempre chamei,foram brilhantes em mobilização na sua greve do ano passado, entraram sem medo,brigaram, pagaram o preço e NADA GANHARAM, e vão ficar assim até 2013,concordo que é um Universo diferente do nosso,mas e daí? O que nos separa é CONCURSO isto seria papel do BOM REITOR brigar por vagas decentes para o nosso ESTADO do PARANÁ e não esperarmos migalhas da Nação e sabe porque, nunca tiveram a PACHORRA de fundamentar um Estudo profundo e encaminhar ao MEC, mendigando se fosse o caso, mas mostrando números,comprovando o valor e a necessidade de mais vagas para acolher os funcionários celetistas do Estado do Paraná (FUNPAR). E aí tenho novamente que reconhecer que o único que podia mas não foi compreendido,porque não gostavam dele ,foi o Diretor do HC que antecedeu à ATUAL,ele SIM deixou um Relatório estilo Porta Retrato, só faltava mostrar a foto de cada um de NÓS na janelinha do setor ou seção onde atuavam. Rela -tório este que mensalmente deveria ser enviado ao MPT do nosso Estado do Paraná e ao MEC. Talvez se isto miseravelmente tive-se sido encaminhado ,hoje por certo não estaríamos aqui de pires na mão, esperando o PEZÃO. Quer dizer vocês porque EU ...já sou carta fora do baralho. É isto Rosana espero ter te contemplado.

Romanus! disse...

E quem é o melhor, se somente se, tem candidatos que discutem e não apresentam propostas. Espero que desta vez surjam propostas concretas e plausiveis de realização, sem enrolação.

Valério disse...

É ISSO AI ROMANUS; Durante esses longos 12 anos,esse pessoal ou grupo vem governando a ufpr , moreira por duas gestões seu vice outra,pessoas que governam,visando seus próprios ente reses, seus conchavos políticos só serviu para sucatear a nossa ufpr.Só não entendo como ainda tem colegas que defendem esse continuísmo retrogrado,AAA.. SEI É AS PROMESSAS DE CARGOS ,CBS,FGS ?

maria do hc disse...

Pois é concordo com o Valério, a Professora Tarcisa era vice reitora do Moreira, depois foi a Prof, Marcia.
Agora Tarcisa quer voltar como reitora, quem será mesmo melhor candidato ou candidata, tera uma terceira via? senão ficaremos mesmo entre a cruz e espada ????????????

Valério disse...

É MARIA DO HC.Mas esse retrocesso que sofre a UFPR e principalmente os colegas servidores,que só colecionaram perdas durante esses longos 12 anos,também tem culpa e muita .Os servidores eleitos para representar a categoria no COPLAD E COUN que após eleitos não tendo projetos,bandeira de luta,nem sabem para o que foram eleitos e nem o que le compete o pleito,fazem igual os coronéis do sinditest que gestaram também esses 12 anos só depredando a categoria em conchavos políticos. Então maria entre a CRUZ E A ESPADA,eu prefiro a espada do que esse martírio e crucificação que se submete os servidores nesses 12 anos!!

maria do hc disse...

Valerio
concordo com você, mas ja dizem que quem ira apoiar essa candidata, é Kachel, Néris, Messias,Valter, Luiz Fernando, porque será que eles estão pulando do barco, foi evidente o apoio deles ao Zaki. Então eu prefiro ainda ficar com a cruz rsrsrsrsr, pois a espada do jeito que vem, vem para arrancar cabeças.

Valério disse...

MARIA DO HC.. Gostei da tirada rsrsrsr..,brincadeiras a parte a UFPR,ta desestimulando a formação de novas lideranças,enquanto esses grupos coronelistas, partidários da sacanagem, retro gados, usarem de terrorismo ao trabalhador funpar ou concursado,a UFPR cada vez mais vai ficar desacreditada e seus servidores e celetistas andando na contramão de seus direitos.digo isto porque o ZAKI E A TARCISA É O CONTINUÍSMO E O QUE ACONTECEU COM O CHICÃO SUMIU..!?POR ISSO FALO DO DESESTIMULO QUE ESSE CORONELISMO DURANTE ESSES ANOS VEM USANDO DE FALSAS PROMESSAS PARA CONTINUAR NO PODER.. ACORDA UFPR!!