-->

domingo, 5 de fevereiro de 2012

30 horas, chefias e valores de FG

O ano começa com muitas interrogações sobre como será o funcionamento da jornada de 30 horas, aprovada no final de 2012 pelo Conselho Universitário.  Uma das dúvidas já levantadas diz respeito a servidores ocupando cargos de chefia e com certas responsabilidades, que por isso recebem um adicional ao vencimento como função gratificada (FG).

A resolução aprovada pelo CoUn permite a jornada diária de 6 horas aos servidores da UFPR, exceto para os que receberem FG.  Entretanto, a maior parte dos valores de FG é baixa o suficiente para não compensar a responsabilidade que buscam gratificar, na medida em que um simples cálculo de número de reais (R$/h) por hora trabalhada mostrará que alguns trabalhadores de 6 horas proporcionalmente receberão mais R$/h que os de jornada de 8 horas.  

Percebe-se na universidade chefias cogitando em renunciar à função dirigente por causa disso.  Uma alternativa, prevista na resolução do CoUn sobre as 30 horas é que o servidor em função de chefia possa fazer as 6 horas, continuando como chefe mas abrindo mão do recebimento da FG.

5 comentários:

Ronaldo Raizer disse...

Outro ponto que deve ser discutido é a questão dos docentes ocupantes de Cargo de Direção CD-4. Ele vai trabalhar 8 horas e bater ponto? Entendo que ao ser nomeado para um Cargo de Direção (CDs) o servidor afasta-se do cargo original assumindo integralmente as atribuições e responsabilidades do novo cargo.

Imagine a situação grotesca e desproporcional de um servidor ocupante de uma FG-3 ter que trabalhar 8 horas com ponto eletrônico, e o Seu chefe, docente CD-4, só aparecer na unidade de vez em quando.

Unknown disse...

Bem observada a sua colocação Ronaldo Raizer...Aos olhos da Instituição,todos devem ser expostos ao crivo de maneira isonomica,de maneira a preservar a seriedade da medida adotada. Caso contrário de nada teria adiantado tanta celeuma ,isto é a continuidade do bordão..." DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS, continuaria sem sombra de dúvidas!

Sebastião disse...

Dois pesos e duas medidas ou várias medidas são as caracteristicas do Serviço Público Federal. Vejam as várias tabelas de remuneração, a desproporcionalidade das gratificações e o incrivel controle de folha ponto, regido de modos diferentes nas diversas instituiçõs. Há também o problema da diárias e adicionais de plantão, além das horas extras. As coisas estão evoluindo, mas chegar ao ideal, isso é outra história!!!

Anônimo disse...

Quais são os critérios para se tornar um FG ou CD? Quem define isso?

Anônimo disse...

BOA, TARDE SOU FUNCIONÁRIO PÚBLICO FEDERAL TENHO UM FG 8, TRABALHO ATUALMENTE COMO TÉCNICO EM RADIOLOGIA MÉDICA, PORQUE SOU FORMADO EM TÉCNICO EM RADIOLOGIA, PORÉM O MEU CARGO É OUTRO TOTALMENTE DIFERENTE. TENHO O MESMO DIREITO QUE MEUS COLEGA DE SERVIÇO EM TÉCNICO EM RADIOLOGIA QUE TRABALHA SÓ 24 HORAS SEMANAIS OU TENHO QUE CUMPRIR AS 40 HORAS SEMANAIS COMO É O MEU CARGO DE ORIGEM. COMPANHEIROS NESTA SITUAÇÃO COMO FICA EU QUE JÁ TRABALHO DESTE 2006 E ESTOU ATÉ HOJE , PORÉM A MINHA CHEFE ANTERIOR DEIXAVA QUE EU TINHA OS MESMO DIREITOS DOS COLEGAS E ESTA NOVA CHEFE TIROU ESSE DIREITO QUERENDO QUE CUMPRO AS 40 HORAS SEMANAIS, PORÉM CUMPRINDO 24 HORAS SEMANAIS COMO TÉCNICO EM RADIOLOGIA E AS 16 HORAS COMO FUNÇÃO ADMINISTRATIVAS.COMO FICA A MINHA SITUAÇÃO PERANTE ESSA NOVA CHEFIA