-->

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Algumas lutas de 2011

A direção do movimento sindical tem pela frente em 2011 dar conta de algumas demandas da agenda de lutas. A base dos técnicos da UFPR e UTFPR esperam para ver como a Diretoria "Sindicato Para Todos" tratará dos assuntos enumerados a seguir.

- Campanha Salarial 2011 da FASUBRA: primeiras ações começam no princípio de fevereiro, com atos propostos na base das universidades no dia 3 e uma caravana a Brasília no dia 9/2. Quando começa a organização disso?

- Implantação do Ponto Eletrônico só para técnicos: a ação feita em dezembro pressionou o reitor Zaki Akel e ele deu certa recuada, mas qual será a reação do COPLAD e a posição do reitor neste ano de 2011?

- Migração do pessoal da FUNPAR-HC para a EBSERH: ainda não se sabe bem como vai funcionar essa nova empresa pública de direito privado nem se o Sinditest continuará tendo o direito de representar essa parte da base na medida em que poderá ser caracterizada uma "nova" categoria.

- Campanha das 30 Horas: o Sinditest está pegando isso para valer ou é só firula?

- Pauta do "Forum dos Dirigidos": a pauta feita pelas reuniões das entidades APUFPR, Sinditest, Asufepar e DCE contempla boa parte dos anseios da comunidade universitária, mas elas realmente vão encaminhar a cobrança deles em relação à Reitoria? Quem tomará a iniciativa de um movimento pela Estatuinte da UFPR independentemente dos Conselhos Superiores concordarem? Quem proporá desde logo a formação de comissão que comece a discutir novas formas para a eleição direta do reitor hoje contaminadas pelas práticas  das eleições políticas tradicionais?

- Mudança do Estatuto do Sinditest: isto é velha proposição de diversas chapas que disputam o Sinditest, incluindo a atual diretoria, mas nunca encaminhada de fato; a criação da EBSERH pode precipitar isso?

- Agenda da CONCLAT/Centrais Sindicais: uma pauta unitária de lutas dos trabalhadores brasileiros - mesmo sem estar filiado a nenhuma Central, irá o Sinditest sair de seu isolamento e apoiar as lutas gerais, como, destacadamente, a luta pela redução da jornada (da iniciativa privada) de 44 para 40 horas semanais?

Um comentário:

Antonio Z. disse...

doce ilusão. como é o último ano de mandato dessa turma no sinditest eles só vão se preocupar em torrar o dinheiro em transações "bem" transparentes...