-->

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Lançado Manifesto da comunidade da UFPR em apoio a Dilma presidente

Banquinha Pró-Dilma nas escadas da Reitoria


Na semana passada foi lançado documento de apoio à candidatura de Dilma Rousseff à presidência da República, subscrito por professores, técnicos e alunos da UFPR, UTFPR e IFPR. Uma banquinha foi instalada no pátio da Reitoria na terça (19) para assinalar a vinda à luz do "Manifesto de apoio à candidata Dilma e à continuidade das políticas educacionais do governo Lula".  Este Blog NaLuta apoia o conteúdo do Manifesto e já há um bom tempo vimos denunciando as mentiras, baixarias e o risco de retrocesso em caso de vitória do candidato neoliberal José Serra.


No documento, destaca-se a expressiva geração de empregos e a inclusão social de milhões de brasileiros promovidas nos dois mandatos de Lula, o fortalecimento da soberania nacional e o prestígio conquistado internacionalmente.


Especificamente na área de educação, ciência e cultura, destaca-se a "criação de novas instituições federais de ensino superior. Durante o período FHC não se criou sequer uma! Quatrorze novas universidades federais foram criadas no Governo Lula e construídos mais de 100 campi universitários pelo interior do país. O ensino técnico e tecnológico público, retomado e ampliado com a criação dos Institutos Federais..."


Outro tópico importante, no plano da valorização dos servidores, foi o início da "recomposição salarial dos funcionários da Educação... com a criação de novos níveis de carreiras."  Com efeito, depois de 8 anos penando sob FHC (1995-2002) com salários sob arrocho e até PDVs, foi no segundo mandato de Lula (2006-2010) que os servidores técnicos puderam recompor boa parte de seu poder aquisitivo nos reajustes escalonados de 2008 a 2010.


O texto completo pode ser lido nos impressos que estão circulando nas Federais do Paraná. Em sua primeira versão, ele é assinado por alguns diretores de Setor da UFPR, como os de Ciências Humanas, Biológicas, Jurídicas, da Terra, Sociais Aplicadas, Agrárias, e dos campi de Palotina e do Litoral. O reitor do IFPR assina o Manifesto, mas não o da UFPR.  Dentre as entidades, consta o apoio do presidente do Sinditest e, da Asufepar, apenas do Diretor José Carlos Belotto.  Quem quiser expressar seu apoio, pode enviar seu nome para o email  manifestoufpr@gmail.com.

Nenhum comentário: