-->

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Debate de reitoráveis no HC

[Atualizado às 16h30 de 4/9/2008]
No próximo dia 5/9, sexta-feira, estava marcado no HC um debate entre os candidatos a reitor Cid e Zaki. O site do Sinditest informa hoje que foi cancelado "por falta de local" no hospital. Difícil de acreditar, não é mesmo? Considerando que, além das diversas salas do hospital, ainda tem o auditório do Setor de Saúde... Quem foi que aliviou a barra do candidato a vice Mulinari para ele não ficar na saia justa de tergiversar sobre a pergunta acerca da Fundação de Direito Privado no HC?


Considerando o local do debate, ameaçado de virar uma Fundação autonomizada em relação à UFPR, valia a pena perguntar diretamente para cada candidato: a favor ou contra o PL 92/07 que tramita na Câmara Federal? Não há meio termo. Não pode haver resposta que desconverse o tema.


A proposta contida no PL 92/07 é um contrabando resgatado dos tempos de FHC, lamentavelmente patrocinada por dois ministérios do governo Lula (Planejamento e Saúde). Para resolver as crises de financiamento dos hospitais públicos de ensino, Paulo Bernardo prefere mudar a natureza jurídica dos hospitais, transformando-os em fundações, com isso abrindo as portas para interesses não-públicos gerirem o HC.


O que se lê de proposta para o HC no site do candidato Zaki é uma futilidade prometendo "Promover amplo debate com a comunidade universitária sobre propostas que venham a alterar o regime jurídico e a natureza dos hospitais universitários da UFPR". Ora, o debate já vem ocorrendo, puxado pela FASUBRA com seus sindicatos de base, há mais de um ano, e também nas comissões do Congresso Nacional, onde o PL 92/07 corre sem obstáculos. Trata-se, sim, de articular ampla frente de entidades, lideranças e parlamentares para barrar a aprovação do PL 92/07. Mas, sabemos que uma candidatura de DNA tucano como a de Zaki não fará isso; ao contrário, provavelmente torce pela aprovação do PL 92/07 para se livrar do abacaxi que deve considerar um hospital público de ensino e assim poder investir mais energias nos cursos de especialização pagos, nos quais seu Setor é campeão.

2 comentários:

Anônimo disse...

Vamos ver quem vai aliviar a barra do carequinha no debate? Ou será que ele vai passar todas as perguntas sobre saúde e HC pro Mumianari responder, se livrando do incomodo de respostas dificeis?

Anônimo disse...

Se depender de quem organizou o debate já tá mais do que aliviado. Tá dominado.
Tá tudo dominado....