-->

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

O chicote democrático


A supostamente comunitária Assembléia do dia 26/8 reuniu apenas 40 pessoas e não contou com a presença de sequer um diretor da Associação dos Professores (APUFPR). Também não havia nenhum professor no Anf. 600, só técnicos e alunos. Foi muito mais uma reunião de informes sobre aquilo que faz e pensa a Comissão de Consulta da eleição de reitor formada por diretores do DCE, Sinditest e APUFPR.

Contudo, na ocasião pôde-se ouvir algumas preciosidades elaboradas pelo pólo mais avançado do pensamento democrático da UFPR. Por exemplo, quando o servidor técnico Luiz Fernando, sestroso apoiador da candidatura Zaki, afirmou que aquela fraquíssima assembléia demonstrava o estado de despolitização e desmobilização da UFPR neste processo eleitoral da Reitoria, que a luta parece se dar somente pelo poder, recebeu a seguinte resposta do vice-presidente do Sinditest e capitão da Comissão de Consulta:


“ - A Universidade passa um momento... é... concordo que tem despolitização. Não sei se o problema é a despolitização ou a destruição do momento que a sociedade vive. A gente constrói a democracia e às vezes apanha com o chicote que a gente mesmo construiu. Temos que ver aonde queremos chegar com a democracia na Universidade. Quando interessa, as pessoas usam a democracia, e quando não, elas usam o chicote. Quem destruiu e despolitizou tudo foi a esquerda que está no poder no país, foi o PT, e também na universidade.”

O autor da frase acima pertence à Diretoria que justifica em jornal do Sinditest (no. 4/Julho-2008) que reunião de diretoria é mais democrática que uma assembléia geral. Então, tá... sabemos aonde ele quer chegar com a democracia na Universidade e o que pode fazer com o tal chicote.

7 comentários:

Anônimo disse...

Assembléia vazia.. Pq será?
O diálogo entre o baluarte da democracia torta e seu apoiador desmobiliza até o mais ferrenho dos ativistas.

Anônimo disse...

É... o cara que aludiu ao chicote tem um jeitão e estilo que lembra o daqueles "capitães-do-mato", que era um ex-escravo bem pago pelo senhor para caçar escravos fugidos. Chicote, pelourinho, traição da própria classe, tudo a ver...

Anônimo disse...

Credo cruzes, parece que voces tão pintando uma coisa orrivel como se fosse no tempo da escravidão. Nao entendi muito porque tão fazendo e dizendo essas coisas, so sei que democracia é coisa dos demo e se é do demo, ér claro que o neris nao vai quere sabe, afinal ele é pastor e pastor que se preza manda pra bem longe os demonios de todos os lados.è porisso que ele não que sabe de democracia e manda nela pros quinto dos inferno.

Anônimo disse...

Dificil acreditar que um cara com a histótia de luta sindical e pessoal do Antonio Neris possa ter chegado a tal ponto: acusar o PT e o governo de derrubar a democracia. So gostaria de saber se ele, Antonio, está satisfeito com isso? Se ele acha bom não ter democracia? Penso que sim, porque somente assim posso entender, em parte, algumas de suas atitudes anti-democráticas. Se o PT destrui a democracia como ele diz ( o que nao concordo) e ele foi um petista anteriormente, deve ter aprendido muito bem a lição, porque é exatamente isso que esta fazendo agora: atropelando a democracia e pensando que sendo eleito com trinta e poucos votos pra dirigir um sindicato, é o dono da verdade e da universidade, passando por cima da categoria que pensa representar. So uma cabeça que nao consegue nem formular uma frase corretamente, pode pensar que decisões tomadas por meia duzia de diretores de sindicato são mais importantes que uma ASSEMBREIA geral da categoria! Eta turminha sem CATIGORIA essa.

Fui...

Anônimo disse...

Seu Neris tá mesmo é com saudade dos tempos de FHC.

Anônimo disse...

Hahaha, para quem já ouviu as falas da secretária do sindicato, irmã do digníssimo senhor presidente, essa ilustração da matéria do "Penso, logo existo" tem tudo a ver... No caso, não pensam nada que preste, logo não existiriam. Mas infelizmente pra nós, existem.

Anônimo disse...

Verdade seja dita Rosana!!! Existem mesmo e por muito tempo, já que a comunidade anda sonolenta e admite tais pessoas arrogantes exercerem o PODER de PERSUASÃO e MANIPULAÇÃO de OPINIÕES.
Além do grupo do SindiTODOS temos outros manipuladores....